Seja Bem Vindo!!!

Paz seja Convosco!!!

Depois de quase quatro anos sem nenhuma postagem (Precisamente 3 anos 9 meses e 18 dias), volto a ativa e Louvo a Deus por isso. Foi um período de tribulações, perdas materiais e muito planger. Porém, foi também um período de bençãos, quando ganhei mais três netos (um menino e duas meninas). É no deserto que podemos ter certeza que Deus jamais nos abandona (se fosse o contrário pereceríamos).

Um grande abraço!!!

Pastor Gilberto Pratas


O único caminho

O único caminho

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Pastor Gilberto Pratas: Trazer a Memória aquilo que nos da Esperança

TEXTO BASE: LAMENTAÇÕES 3:21

O ser humano é capaz de fazer coisas incríveis. As pessoas conseguem dar significado a coisas que aparentemente não se parecem com nada, nem serviriam para nada. A imaginação do ser humano tem uma capacidade poderosa. Essa imaginação nos torna semelhante a Deus. Mas... na maioria das vezes nossa imaginação não tem sabedoria e se torna um professor cruel.

O homem foi criado por Deus para viver no presente. Embora o homem passe muito de seu tempo no presente, ele passa parte dele no passado e grande parte do tempo tentando adivinhar o futuro.

Eu vos digo que Deus vive conosco no presente, agora. Ele não vive conosco no passado e nem no futuro (pois o futuro somente a Ele pertence). Ele quer que vivamos no presente, este momento, sem ter nenhuma raiz de amargura do passado, embora muita coisa pode ser lembrada e aprendida ao se olhar para trás. Se olharmos atentamente para o futuro veremos que nossa imaginação é quase sempre cercada de medos e insegurança e raramente podemos visualizar Deus, pois quase sempre Ele está ausente.

O futuro normalmente nos causa medo, pois é algo que não está sob nosso controle, e é, impossível ter poder sobre o futuro, porque ele não é real. Sim o futuro não é real.

É notório no homem uma grande oscilação, a maioria de nós tem vivido nesta grande oscilação: num momento perdemos a fé na vida, perdemos a doçura de esperar, nos tornamos “duros”, as desgraças tornam-se como algo normal e perdemos a noção do espiritual, de algo melhor para além daqui. Nossa mente nos empurra para feridas (muitas vezes não cicatrizadas) do passado, deixamos de viver o presente (com Deus) para nos tornar-mos insensíveis e profetas de desgraças de um passado. Em outro momento vivemos a euforia de grandes conquistas e nestas oscilações da vida o homem procura realizar-se pelos seus feitos esquecendo-se de que a realização humana só terá frutos verdadeiros através de relacionamentos de amor e respeito.

A passagem de hoje nos mostra um Jeremias que passou por tais oscilações: a maior parte de sua vida mostra um homem aflito, esmagado, humilhado, oprimido, cansado e sem esperanças. Mas... de repente, ele acordou para a vida, acordou para o presente, ele conseguiu vislumbrar no meio de toda tribulação que sua prisão não o podia conter. Percebeu que esse estado de desgraça, voltava-se contra si mesmo, e então sacode a poeira, olha para frente e promete a si mesmo: Não! Não permitirei que a minha mente seja um deposito de más recordações. Não permitirei que a minha mente seja um poço das amarguras. Não vou permitir ser prisioneiro de demônios. Não a minha memória não será de dores, não permitirei que minha memória torne em realidade o mal, pois sou livre, tenho liberdade no Deus que eu sirvo, então não viverei dominado por medos. Eu quero trazer à memória o que me pode dar esperança.

Irmãos é isso que Deus quer de nós. Temos de exercitar nossa memória para coisas boas, coisas que nos dê esperança. Deixe de lembrar das coisas trágicas ou de um passado humilhante, não sofra duas vezes, deixe de pensar em amarguras e volte sua mente para aquilo que pode te dar esperança.

Deus não quer escravo. Ele quer irmãos e irmãs que compartilhem suas vidas com Ele. Deus é misericordioso e as suas misericórdias não têm fim. Deus perdoa nossos pecados e somos justificados pela fé, e temos paz com Deus por Nosso Senhor Jesus Cristo e então poderemos nos gloriar na esperança da Glória de Deus.

Lembre-se que você é único para Deus; que Sua Bondade é ilimitada; que Ele tem promessas para você e estas promessas são reais. Lembre-se ainda que Deus não é homem para mentir e tudo que Ele prometeu vai se cumprir. Traga a sua memória todas as promessas que Deus falou para o seu povo, cumpra o que está escrito em Isaias 43:26:

Aviva-me a memória, e juntos entremos em juízo:
apresenta a tua causa, para que sejas justificado.

Traga a sua memória o Poder de Deus, mencione os feitos de Deus através das gerações. Lembre-se que o seu poder é infinitamente grande para fazer tudo quanto pedimos.

Traga a sua memória que Deus é bom e tudo o que Ele faz é bom. Lembre-se que é Ele que ensina os nossos caminhos, nos guia, é a nossa fortaleza, nosso refúgio e nossa esperança, e que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus.

Lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. (Mateus 6:25-32)

Por mais difícil que seja as circunstancias, lembre-se que o Senhor esta no controle de todas as coisas. Ele nunca o abandonará. O mesmo Deus que operou poderosamente no passado, haverá de agir agora, tirando você do cativeiro em que se encontra (a sua Babilônia). Você pode até estar passando por uma disciplina ou Juízo divino, mas ao final Deus o tirará do cativeiro. A fidelidade de Deus é incontestável. Deus jamais falhará, suas promessas são seguras, nunca falharam e não será com você que Deus irá falhar. Traga a sua memória a Fidelidade divina, pois tudo o que Ele prometeu será cumprido.

Hoje temos a oportunidade de fazer com que a misericórdia e a fidelidade de Deus nos alcance pelo simples fato de perceber que não somos nada sem Deus. Pois Deus é fiel. Sim, Ele é fiel mesmo! Portanto, traga em sua memória tudo o que vai gerar fé esperança em sua vida.

Pregação feita na
Igreja Evangélica Fonte de Água Viva.

Um comentário:

  1. OBRIGADO PASTOR, POR LEMBRAR DO MEU ANIVERSARIO.
    QUE O SENHOR JESUS TE ABENÇÕE GRANDEMENTE.

    SE PUDER ME ADICIONE.

    www.afamilianarocha.blogspot.com
    www.cristinaalvescantora.blogspot.com
    ABRAÇOOOOOOOOOOO

    ResponderExcluir