Seja Bem Vindo!!!

Paz seja Convosco!!!

Depois de quase quatro anos sem nenhuma postagem (Precisamente 3 anos 9 meses e 18 dias), volto a ativa e Louvo a Deus por isso. Foi um período de tribulações, perdas materiais e muito planger. Porém, foi também um período de bençãos, quando ganhei mais três netos (um menino e duas meninas). É no deserto que podemos ter certeza que Deus jamais nos abandona (se fosse o contrário pereceríamos).

Um grande abraço!!!

Pastor Gilberto Pratas


O único caminho

O único caminho

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Pastor Gilberto Pratas: Tudo o que o Homem semear também colherá.


Queridos Irmãos, hoje quero meditar com vocês sobre esse assunto:

Não erreis: Deus não se deixa escarnecer;
porque TUDO QUE O HOMEM SEMEAR, ISSO TAMBÉM CEIFARÁ.

Vamos falar sobre semeadura. O que é semear?

Semear é introduzir sementes no solo, com a intenção de que brotem. Um agricultor pode escolher a semente para o plantio, porém uma vez semeada a semente, ele não terá a opção da colheita. Bem ou mal, ele irá colher, aquilo que plantou.

Assim também é na nossa vida. Muitos querem fazer o que lhes dá na cabeça, no entanto se esquecem que existem conseqüências em tudo o que fazemos, ou deixamos de fazer. Semeaduras diferentes e em terrenos diferentes produzem frutos diferentes.

Observe que não adianta prepararmos o campo, arar a terra, jogar fertilizante, regá-la, se não lançarmos as sementes. Para que haja colheita é necessária que a semente tenha sido lançada a terra.

Para colher é necessário semear.

A Palavra de Deus é clara e nos alerta: aquilo que o homem semear, isto também colherá. Deus está nos dizendo que você vai colher aquilo que semeou. O que você está semeando? Você realmente está semeando? Tem muita gente que nada semeia e fica esperando a colheita.

Deus estabeleceu a Lei da Semeadura. Se semearmos coisas boas, ceifaremos coisas boas; mas se semearmos coisas más, ceifaremos coisas más. Pode demorar algum tempo, mas a lei da semeadura de Deus é certa.

Deus é fiel a sua Palavra. Muitas vezes achamos que a colheita não irá acontecer, porém vos digo que Deus jamais faltará com a sua Palavra e a colheita de coisas boas virá em sua vida.

Temos que semear aquilo que queremos colher!

...Meus irmão, acaso pode uma figueira produzir azeitonas,
ou uma videira produzir figos? Tiago 3:12

Nós é quem determinamos a espécie de nossa semente. As sementes apontam para aquilo que somos. E o que somos o somos por causa de Cristo Jesus. O que você é? És feliz, és próspero?, és responsável? O que você é? Somente o é por que Deus o tem capacitado para isso, tudo o que temos, tudo o que somos, temos e somos por causa do Senhor Nosso Deus. Deus tem trazido recursos para as nossa mãos. Tudo é fruto de nossa semeadura, pois não existe colheita sem semeadura.

Você colherá da mesma espécie da semente que plantou! Então temos que plantar somente aquilo que queremos colher! Você jamais colherá algo que não plantou. Plantando uma espécie colherá o fruto da mesma espécie. Ninguém pode colher laranjas de um pé de amora. Se você quer colher laranjas tem de plantar uma laranjeira. Se você quer colher bênçãos deve plantar bênçãos (seja um abençoador e as bênçãos serão frutos de tua semeadura), se você quer colher prosperidade então plante seus dízimos e ofertas e como já dissemos Deus é fiel para com aquele que semeia.

Lembre-se a sua vida é um tempo de semeadura: plante hoje aquilo que você quer colher amanhã.

Se você semeia para a sua carne, colherá destruição mas quem semeia para o Espírito, do Espírito colherá a vida eterna (Gálatas 6;8).

Seis coisas o SENHOR aborrece, e a sétima a sua alma abomina: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que trama projetos iníquos, pés que se apressam a correr para o mal, testemunha falsa que profere mentiras e o que semeia contendas entre irmãos” (Pv. 6: 17-19); “O que semeia a injustiça segará males” (Pv. 22:8); “Porque semeiam ventos e colherão tormentas” (Os. 8:7).

Sempre colhemos mais do que semeamos.

A Palavra de Deus é clara a esse respeito: aquele que semeia pouco, também colherá pouco, e aquele que semeia com fartura, também colherá com fartura”. II Coríntios 9.6.

Colhemos se tivermos paciência para esperar o tempo próprio. As dificuldades, os desapontamentos, o medo, as circunstâncias contrárias não devem destruir nossa fé, esperança, amor e zelo em semear. Precisamos continuar semeando, mesmo em meio a lágrimas.

Semeie amor, alegria, paz, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Semeie as boas novas do evangelho. Semeie seus dízimos e ofertas. Semeie sempre com amor o bem que você colherá com abundância. Semeie sempre com generosidade sementes que irão produzir bons frutos em sua família, em seu trabalho, na sua comunidade e também na sua Igreja.

Tudo o que fazemos é considerado uma semeadura. Qualquer ato consumado que fizermos aqui, será uma verdadeira plantação. Seja para o bem ou para o mal, um dia iremos colher o que plantamos. Esta Lei é infalível. Nunca se colhe apenas o que se plantou. Planta-se um grão de milho, colhe-se uma espiga com centenas de grãos ou mais. Planta-se uma mudinha de abacate, colhe-se fruto por muitos anos. Há um ditado popular que diz: "quem planta vento, colhe tempestade". Portanto, ninguém colhe apenas o que plantou, mas, muitas vezes mais.

Lembro-me de uma historia indiana que diz: um mendigo viu, certa vez, a carruagem do rei aproximar-se; sentiu grande alegria, pois imaginava que chegara o dia de sair da sua miséria. Aconteceu, porém, que o rei desceu da carruagem e lhe pediu um pouco de trigo. Decepcionado, o mendigo catou o menor grão que tinha, e o entregou. No fim do dia, ao fazer o balanço, verificou que havia um grãozinho de ouro na sua sacola. Compreendeu então que fora mesquinho e deveria ter dado com largueza, pois assim é que ele sairia da miséria.

Existe o tempo para colheita.

Tudo tem seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu. Eclesiastes 3:1.

O homem quer semear hoje para colher amanhã, esquece-se que ninguém planta uma semente hoje e colhe seus frutos amanhã. Existe um tempo para a semente tornar-se nascer, crescer, tornar-se uma árvore e produzir frutos. A regra é semear e colher o fruto no tempo certo, no tempo de Deus.

Atente para o que a Palavra de Deus diz:

O Reino de Deus é como um homem que semeou boa semente em seu campo’, mas o inimigo semeou o joio no meio do trigo e se foi (Mt13:24,25).

A Palavra Sagrada diz que a colheita é o fim desta era, e os encarregados da colheita são anjos Mt 13:39. No fim desta era haverá uma colheita e o joio será separado do trigo. Todos nós estaremos presentes e faremos parte dessa colheita. Não há como escapar disso. Na hora da colheita só há dois tipos de plantas. Ou estamos com Deus ou contra Ele (Mt 12:30). Não há uma terceira opção.

Hoje, nós podemos decidir o que vamos colher, ainda nesta vida, e principalmente na vida futura. Ousemos decidir em favor da boa semente. Hoje é uma época propícia para que você comece a plantar com base naquilo que você deseja colher.

Lembre-se que nós fomos chamados para dar frutos. Os frutos surgem com a plantação de uma boa semente e nós precisamos somente de um momento para ser amável, porém o resultado pode durar por toda a sua vida.

Amém.

Pregação feita na
17ª IEQ de Cascavel,
Cascavel, 09.09.2010.

3 comentários:

  1. Meu irmão,
    Muito bom esse seu blog.Revigorante. Parabéns pelo ano de blog e que possam se passar mais e mais anos ajudando através dos seus escritos.
    Já estou seguindo se possível segue o meu
    http://jeovanirmendonca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo blog...também escrevi alguma coisa sobre a lei da semeadura em http://firmesnapalavra.blogspot.com/2010/04/coisas-que-vou-perguntar-quando-chegar.html não chega nem perto de uma pregação, mas é bem legal... espero sua visita e seus comentários!

    Na Paz,
    Angela

    ResponderExcluir
  3. Não consegui te seguir...acho q meu micro tá meio doido hj....mas pode deixar que eu volto!

    ResponderExcluir