Em primeiro lugar: você deve ler a sua Bíblia diariamente. Quando você nasceu foi preciso que a sua mãe o alimentasse (primeiro com leite e depois com alimento sólido) para que você se desenvolvesse fisicamente. Para que você tenha uma vida cristã sadia é preciso alimento espiritual e este tipo de alimento você encontrará na Bíblia Sagrada, na Palavra de Deus. Ali Cristo nos revela que Ele é o Pão da Vida que matará a fome de toda alma faminta. Também se revela como a água da vida para o coração sedento. Quando nascemos de novo temos de nos alimentar todo dia espiritualmente para que não venhamos a passar fome e perder nossa vitalidade espiritual. A Palavra de Deus nos foi deixada para que a leiamos, nela meditemos e a coloquemos em pratica todos os dias de nossa vida. As maiores dificuldades no dia a dia é porque nos falta conhecimento da Palavra de Deus.
Não desanime nunca de ler, mesmo quando você percebe que não está assimilando muito ou não entendendo, pois a medida que você for lendo (e crescendo – és ainda um bebê) o Espírito Santo se incumbirá de derramar luz sobre a tua leitura esclarecendo as passagens que antes haviam ficado obscuras e então sua mente e coração sentirá o efeito purificador que Deus deseja para você.
Em segundo lugar: tenha o hábito da oração. A oração é sinônimo de poder. Quanto mais oração mais poder. Lembre-se que temos uma promessa de Cristo Jesus que disse: “Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei” (João 14:14); “tudo quanto pedirdes em oração, crendo, recebereis” (Mateus 21:22). Então nossas orações sempre receberão uma resposta que pode ser “não”, “espera”, ou “sim”. Qualquer uma delas sempre será uma resposta. As nossas orações devem ser sempre condicionadas a vontade de Deus, pois agrada ao Senhor nosso Deus satisfazer os desejos de nossos corações (Salmo 37:4). Se em nossas petições estivermos procurando agradar a Deus com toda certeza Ele procurará sempre fazer o melhor por nós.
Muitas pessoas alegam não ter tempo ou não saber orar. Eu digo a estes que o tempo é qualquer hora. Você pode orar no trabalho, no lazer, em qualquer lugar que você estiver que sempre Deus estará atento e lhe responderá, porque assim como falamos com um amigo no trabalho, no lazer, ou na hora do descanso, assim também devemos nos dirigir a Deus pois além de Pai, Ele é o melhor amigo que dispomos e então podemos falar com Ele sobre todos os assuntos, pois como amigo e Pai ele nos ouvirá e responderá.
É claro que pelo menos uma vez por dia você deverá ter um momento especial a sós com Deus. Estes momentos serão para você com toda certeza os mais prazerosos de sua vida e serão aguardados com ansiedade todos os dias. Lembre-se que sem oração constante você não conhecerá aquela paz interior
que Deus quer dar a você.
Em terceiro lugar: Confie no Espírito Santo. Você aceitou Cristo Jesus então o Espírito Santo habita em você desde esse dia. Então, somos o templo do Espírito Santo e Ele está em nosso coração para nos auxiliar, mas Ele não é nosso empregado, Ele veio para comandar nossa vida. Então diga a Ele o quanto és fraco impotente, instável, e que não és digno de confiança e que precisas d’Ele. Diga a Ele que venha agir em sua vida, que as escolhas a serem feitas e as decisões a serem tomadas, Ele deve tomar, e que você está disposto a fazer segundo a vontade d’Ele.
Confiar no Espírito Santo inclui entregarmos a direção de nossa vida a Ele. Nós não podemos agüentar uma vida de tribulações, mas Ele pode. Porém Ele somente fará alguma coisa se nós permitirmos que Ele venha fazer, entregar na sua mão e descansar no Senhor. Não devemos nos preocupar com o dia de amanhã, pois Ele é o Deus de amanhã, pois Ele vê o fim desde o princípio. As decisões importantes em nossa vida devemos deixar Ele tomar em nosso lugar, pois ele sabe o que é melhor para nós.
Em quarto lugar: freqüentar a igreja regularmente. Seguir a Cristo é também ter relações sociais e elas devem ser encontradas no seio da Igreja. A igreja é a organização de Cristo nesta terra, é no templo o local de adoração e também onde temos comunhão com nossos irmãos. Nada substitui a Igreja para os verdadeiros seguidores de Cristo, pois ali é o lugar de adoração, o lugar de servir a Deus em comunhão com os demais irmãos. Ninguém será vitorioso e feliz sem freqüentar fielmente a Igreja, pois ali encontramos o nosso lugar de serviço, uma vez que somos salvos por Deus para servir.
Em quinto lugar: devemos testemunhar. Se as quatro regras anteriores são praticadas por nós então esta quinta regra é automática. Somos embaixadores de Cristo. Como cooperadores do Reino devemos deixar nossa bandeira tremular bem alto sobre a nossa embaixada que pode ser no nosso lar, no nosso trabalho, na escola, no lazer. Não importa o lugar, devemos marcar a nossa posição e fazer com que todos os que nos cercam saibam que somos cristãos, somos embaixadores de Cristo e, portanto suas testemunhas.
Como dar testemunho? Fácil!!! Podemos dar testemunho de Cristo com a nossa vida e com nossas palavras. Isto não pode ocorrer isoladamente. Devemos cumprir as ordens (Palavra de Deus) integralmente, pois está escrito “todo aquele que me confessar diante dos homens, também eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus” (Mateus 10:32). Lembre-se que nós somos responsáveis a semear a semente que poderá cair algumas em caminhos pisados, outras entre espinhos, mas a nossa missão continua a ser a mesma: semear. Não devemos deixar de semear ante um solo pouco recomendado. Siga a diante, em nós existe luz, então devemos fazê-la brilhar, mesmo que estejamos vivendo num mundo os as trevas se sobressaem. É nossa missão trazer luz onde tiver trevas. Lembre-se como testemunha de Cristo devemos fazer com que nossa voz seja ouvida mesmo quando abafada pelo rumor e barulho da batalha; devemos acender uma fogueira e mantê-la acessa neste mundo frio, cheio de ódio, egoísmo; A nossa espada deve ferir profundamente o inimigo com intenção de libertar os cativos de suas mãos; Por fim temos o pão e a água para saciar a fome e a sede de um mundo faminto, mesmo quando eles estão atarefados em buscar um pão que não é o Pão da Vida. Devemos perseverar, desistir jamais. Pois se persistirmos iremos encontrar solos que receberão a semente e irão produzir frutos. Ganhe almas!
Lembre-se nos somos o sal da terra e como sal iremos produzir sede. O nosso testemunho fará com que outras pessoas tenham sede da água que vivifica.
Em sexto lugar: o amor seja o princípio que domina nossas vidas. Uma das ordens de Cristo é que nos amemos uns aos outros porque o amor procede de Deus. Deus é amor e quem não ama não conhece Deus (João 4:7-10). O amor é o maior dentre o Fruto do Espírito. Se levarmos essa ordem de Cristo à risca estaremos dando um grande passo para uma vida cristã amadurecida e feliz. Está escrito: “Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros” (João 13:35).
Em sétimo lugar: ser obediente. Cristo deve ocupar o primeiro lugar em todas as nossas decisões. Deixe Ele pilotar a sua vida, torne-O Senhor e Mestre.
Em oitavo lugar: aprenda a enfrentar a tentação. Ser tentado não é pecado. Pecado é ceder a tentação. Toda tentação é obra do inimigo e deve ser evitada. Toda vez que formos tentados devemos resistir a ela usando as escrituras, pois o tentador foge ante a Palavra de Deus. Nosso exemplo deve ser Jesus Cristo que foi tentado no deserto e por três vezes Ele disse: “está escrito”. Vamos usar as mesmas palavras de Cristo e o diabo fugirá de nós. Sabemos que o Espírito Santo lutará por nós e toda vez que o diabo bater em sua porta, peça para Cristo ir abrir.
O segredo para enfrentar as tentações não é olhar para ela e sim desviarmos nossos olhos, nossas mãos e nossos ouvidos delas e voltarmos sempre para Cristo. Entre escolher a coragem de enfrentar as tentações e obedecer a Palavra de Deus devemos escolher o obedecer porque Deus prefere a obediência a qualquer outra coisa.
Em nono lugar: seja saudável. Em nossa vida diária o evangelho deve ser refletido sempre, o nosso semblante deve ser radiante, nosso corpo e nossas roupas devem ser sempre limpas, o nosso aspecto deve ser agradável, atraente, devemos ser simpáticos com todos. Devemos, no entanto evitar os extremos, por outro lado devemos mostrar sermos as pessoas ideais, felizes, alegres, sem fingimento, nem palavras suspeitas ou mórbidas.
Lembrar que a Bíblia nos ensina que devemos nos afastar do pecado, mas em nenhum lugar ela nos manda afastar do pecador (senão como iríamos ganhá-lo para Cristo). Devemos nos separar do Pecado, mas não podemos esquecer que vivemos nesta terra e devemos viver antes a vida na terra para depois então vivermos no céu.
E por último: viver acima das circunstâncias. Deus nos criou da forma como somos e nos colocou onde nos encontramos. Se Deus quisesse você diferente, Ele assim o faria, portanto seja você mesmo, adore como você é e onde você está, trabalhe, ore, divirta-se, adore, com o que você dispõe, pois estas são as armas que Deus colocou à sua disposição. Não olhe para o lado julgando que a erva do vizinho é mais verde do que a tua, não deseje as graças por ele recebida, pois para cada graça a um preço a ser pago. Lembre-se que a cada dia Deus têm bênçãos para a sua vida e se você ficar arranjando desculpas para que a sua vida seja diferente poderá não notar todas as oportunidades e vantagens que Deus lhe oferece para você ocupar um lugar muito melhor.
Aprenda a viver tanto em circunstâncias prósperas como em condições humildes. É reprovado quem for apenas 99% cristão. Deus só aceita o cristão 100%. Por isso não permita jamais que as circunstâncias venham abater você. Olhe o que Paulo nos disse: “Em nada tenho a minha vida por preciosa” (Atos 20:24). Portanto aprenda a viver acima das circunstâncias, aprenda a viver em conforto e também em meio das tribulações com resignação sem no entanto ser escravo de um ou de outro.
Estas regras se observadas com fidelidade nos dará paz de alma, felicidade, paz de espírito e prazer e, com certeza você aprenderá a viver um vida com satisfação. Cristo nos disse: "Como quereis que os homens vos façam, assim fazei-o também a eles" (Lucas 6:31).
Que Deus o abençoe.
Em segundo lugar: tenha o hábito da oração. A oração é sinônimo de poder. Quanto mais oração mais poder. Lembre-se que temos uma promessa de Cristo Jesus que disse: “Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei” (João 14:14); “tudo quanto pedirdes em oração, crendo, recebereis” (Mateus 21:22). Então nossas orações sempre receberão uma resposta que pode ser “não”, “espera”, ou “sim”. Qualquer uma delas sempre será uma resposta. As nossas orações devem ser sempre condicionadas a vontade de Deus, pois agrada ao Senhor nosso Deus satisfazer os desejos de nossos corações (Salmo 37:4). Se em nossas petições estivermos procurando agradar a Deus com toda certeza Ele procurará sempre fazer o melhor por nós.
Muitas pessoas alegam não ter tempo ou não saber orar. Eu digo a estes que o tempo é qualquer hora. Você pode orar no trabalho, no lazer, em qualquer lugar que você estiver que sempre Deus estará atento e lhe responderá, porque assim como falamos com um amigo no trabalho, no lazer, ou na hora do descanso, assim também devemos nos dirigir a Deus pois além de Pai, Ele é o melhor amigo que dispomos e então podemos falar com Ele sobre todos os assuntos, pois como amigo e Pai ele nos ouvirá e responderá.
É claro que pelo menos uma vez por dia você deverá ter um momento especial a sós com Deus. Estes momentos serão para você com toda certeza os mais prazerosos de sua vida e serão aguardados com ansiedade todos os dias. Lembre-se que sem oração constante você não conhecerá aquela paz interior
que Deus quer dar a você.
Em terceiro lugar: Confie no Espírito Santo. Você aceitou Cristo Jesus então o Espírito Santo habita em você desde esse dia. Então, somos o templo do Espírito Santo e Ele está em nosso coração para nos auxiliar, mas Ele não é nosso empregado, Ele veio para comandar nossa vida. Então diga a Ele o quanto és fraco impotente, instável, e que não és digno de confiança e que precisas d’Ele. Diga a Ele que venha agir em sua vida, que as escolhas a serem feitas e as decisões a serem tomadas, Ele deve tomar, e que você está disposto a fazer segundo a vontade d’Ele.
Confiar no Espírito Santo inclui entregarmos a direção de nossa vida a Ele. Nós não podemos agüentar uma vida de tribulações, mas Ele pode. Porém Ele somente fará alguma coisa se nós permitirmos que Ele venha fazer, entregar na sua mão e descansar no Senhor. Não devemos nos preocupar com o dia de amanhã, pois Ele é o Deus de amanhã, pois Ele vê o fim desde o princípio. As decisões importantes em nossa vida devemos deixar Ele tomar em nosso lugar, pois ele sabe o que é melhor para nós.
Em quarto lugar: freqüentar a igreja regularmente. Seguir a Cristo é também ter relações sociais e elas devem ser encontradas no seio da Igreja. A igreja é a organização de Cristo nesta terra, é no templo o local de adoração e também onde temos comunhão com nossos irmãos. Nada substitui a Igreja para os verdadeiros seguidores de Cristo, pois ali é o lugar de adoração, o lugar de servir a Deus em comunhão com os demais irmãos. Ninguém será vitorioso e feliz sem freqüentar fielmente a Igreja, pois ali encontramos o nosso lugar de serviço, uma vez que somos salvos por Deus para servir.
Em quinto lugar: devemos testemunhar. Se as quatro regras anteriores são praticadas por nós então esta quinta regra é automática. Somos embaixadores de Cristo. Como cooperadores do Reino devemos deixar nossa bandeira tremular bem alto sobre a nossa embaixada que pode ser no nosso lar, no nosso trabalho, na escola, no lazer. Não importa o lugar, devemos marcar a nossa posição e fazer com que todos os que nos cercam saibam que somos cristãos, somos embaixadores de Cristo e, portanto suas testemunhas.
Como dar testemunho? Fácil!!! Podemos dar testemunho de Cristo com a nossa vida e com nossas palavras. Isto não pode ocorrer isoladamente. Devemos cumprir as ordens (Palavra de Deus) integralmente, pois está escrito “todo aquele que me confessar diante dos homens, também eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus” (Mateus 10:32). Lembre-se que nós somos responsáveis a semear a semente que poderá cair algumas em caminhos pisados, outras entre espinhos, mas a nossa missão continua a ser a mesma: semear. Não devemos deixar de semear ante um solo pouco recomendado. Siga a diante, em nós existe luz, então devemos fazê-la brilhar, mesmo que estejamos vivendo num mundo os as trevas se sobressaem. É nossa missão trazer luz onde tiver trevas. Lembre-se como testemunha de Cristo devemos fazer com que nossa voz seja ouvida mesmo quando abafada pelo rumor e barulho da batalha; devemos acender uma fogueira e mantê-la acessa neste mundo frio, cheio de ódio, egoísmo; A nossa espada deve ferir profundamente o inimigo com intenção de libertar os cativos de suas mãos; Por fim temos o pão e a água para saciar a fome e a sede de um mundo faminto, mesmo quando eles estão atarefados em buscar um pão que não é o Pão da Vida. Devemos perseverar, desistir jamais. Pois se persistirmos iremos encontrar solos que receberão a semente e irão produzir frutos. Ganhe almas!
Lembre-se nos somos o sal da terra e como sal iremos produzir sede. O nosso testemunho fará com que outras pessoas tenham sede da água que vivifica.
Em sexto lugar: o amor seja o princípio que domina nossas vidas. Uma das ordens de Cristo é que nos amemos uns aos outros porque o amor procede de Deus. Deus é amor e quem não ama não conhece Deus (João 4:7-10). O amor é o maior dentre o Fruto do Espírito. Se levarmos essa ordem de Cristo à risca estaremos dando um grande passo para uma vida cristã amadurecida e feliz. Está escrito: “Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros” (João 13:35).
Em sétimo lugar: ser obediente. Cristo deve ocupar o primeiro lugar em todas as nossas decisões. Deixe Ele pilotar a sua vida, torne-O Senhor e Mestre.
Em oitavo lugar: aprenda a enfrentar a tentação. Ser tentado não é pecado. Pecado é ceder a tentação. Toda tentação é obra do inimigo e deve ser evitada. Toda vez que formos tentados devemos resistir a ela usando as escrituras, pois o tentador foge ante a Palavra de Deus. Nosso exemplo deve ser Jesus Cristo que foi tentado no deserto e por três vezes Ele disse: “está escrito”. Vamos usar as mesmas palavras de Cristo e o diabo fugirá de nós. Sabemos que o Espírito Santo lutará por nós e toda vez que o diabo bater em sua porta, peça para Cristo ir abrir.
O segredo para enfrentar as tentações não é olhar para ela e sim desviarmos nossos olhos, nossas mãos e nossos ouvidos delas e voltarmos sempre para Cristo. Entre escolher a coragem de enfrentar as tentações e obedecer a Palavra de Deus devemos escolher o obedecer porque Deus prefere a obediência a qualquer outra coisa.
Em nono lugar: seja saudável. Em nossa vida diária o evangelho deve ser refletido sempre, o nosso semblante deve ser radiante, nosso corpo e nossas roupas devem ser sempre limpas, o nosso aspecto deve ser agradável, atraente, devemos ser simpáticos com todos. Devemos, no entanto evitar os extremos, por outro lado devemos mostrar sermos as pessoas ideais, felizes, alegres, sem fingimento, nem palavras suspeitas ou mórbidas.
Lembrar que a Bíblia nos ensina que devemos nos afastar do pecado, mas em nenhum lugar ela nos manda afastar do pecador (senão como iríamos ganhá-lo para Cristo). Devemos nos separar do Pecado, mas não podemos esquecer que vivemos nesta terra e devemos viver antes a vida na terra para depois então vivermos no céu.
E por último: viver acima das circunstâncias. Deus nos criou da forma como somos e nos colocou onde nos encontramos. Se Deus quisesse você diferente, Ele assim o faria, portanto seja você mesmo, adore como você é e onde você está, trabalhe, ore, divirta-se, adore, com o que você dispõe, pois estas são as armas que Deus colocou à sua disposição. Não olhe para o lado julgando que a erva do vizinho é mais verde do que a tua, não deseje as graças por ele recebida, pois para cada graça a um preço a ser pago. Lembre-se que a cada dia Deus têm bênçãos para a sua vida e se você ficar arranjando desculpas para que a sua vida seja diferente poderá não notar todas as oportunidades e vantagens que Deus lhe oferece para você ocupar um lugar muito melhor.
Aprenda a viver tanto em circunstâncias prósperas como em condições humildes. É reprovado quem for apenas 99% cristão. Deus só aceita o cristão 100%. Por isso não permita jamais que as circunstâncias venham abater você. Olhe o que Paulo nos disse: “Em nada tenho a minha vida por preciosa” (Atos 20:24). Portanto aprenda a viver acima das circunstâncias, aprenda a viver em conforto e também em meio das tribulações com resignação sem no entanto ser escravo de um ou de outro.
Estas regras se observadas com fidelidade nos dará paz de alma, felicidade, paz de espírito e prazer e, com certeza você aprenderá a viver um vida com satisfação. Cristo nos disse: "Como quereis que os homens vos façam, assim fazei-o também a eles" (Lucas 6:31).
Que Deus o abençoe.
Muita boa a postagem.
ResponderExcluirParabéns!
Realmente existem muitos aspectos que envolvem o SER CRISTÃO e devemos vigiar nos mínimos detalhes. Que os abençoe.
Paz