Seja Bem Vindo!!!

Paz seja Convosco!!!

Depois de quase quatro anos sem nenhuma postagem (Precisamente 3 anos 9 meses e 18 dias), volto a ativa e Louvo a Deus por isso. Foi um período de tribulações, perdas materiais e muito planger. Porém, foi também um período de bençãos, quando ganhei mais três netos (um menino e duas meninas). É no deserto que podemos ter certeza que Deus jamais nos abandona (se fosse o contrário pereceríamos).

Um grande abraço!!!

Pastor Gilberto Pratas


O único caminho

O único caminho

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Pastor Gilberto Pratas: Os Sinais Seguirão aos que Crêem

Muito se fala sobre esta passagem na Bíblia Sagrada. Somos ensinados de que os sinais seguirão aos que crêem. Porém sobre tal assunto existe muita controvérsia. No entanto, somos prontos a respeitar opiniões alheias mesmo não concordando com posições contrárias as nossas, respeitamos e oramos para que Deus possa prover a verdade para todos e que essa verdade venha prevalecer em todos os corações. Certo do favor de Deus para todos é que tentarei expor a minha modesta opinião a cerca de tal fato.

Em primeiro lugar quero deixar claro que Deus não mudou, Ele é o mesmo ontem, hoje e o será eternamente. Se olharmos por esse lado poderemos constatar que o que era válido no passado continua sendo válido nos dias atuais desde que nossos pensamentos, visão e anseios estejam em acordo com a Palavra de Deus.

Você pode estar dizendo: muita coisa mudou! Sim, muita coisa mudou. Os tempos mudaram, o homem se transformou, a ciência multiplicou, etc. Porém, uma coisa você deve concordar: Deus continua o mesmo. Suas promessas continuam as mesmas.

Em segundo lugar a promessa de que os sinais seguirão aqueles que creem não é direcionado, isto é, esta promessa é para todos e não especifica para alguns. Cristo Jesus promete que os sinais seguirão “todos” os que crerem. Ele não diz que os sinais seguiriam apenas os apóstolos, ou seguiriam apenas os pastores, ou ainda obreiros e qualquer classe especifica de pessoas. Ele é claro os sinais seguiriam “todos” com uma única condição: crer.


Esta condição é irrestrita, isto é, para que os sinais nos siga é necessário crermos.

No entanto, muitos alegam que tal promessa foi feita apenas para os apóstolos. Como já falei, respeito a opinião dos que acreditam ser isto a verdade, embora não possa concordar pois a promessa é feita claramente para “todos” os que crerem.

Para justificar tal afirmação dizem que em nossos dias não se vê mais milagres acontecerem, ou pouco se houve falar de acontecimento de milagres e maravilhas. Também concordo com tais afirmações, porém os milagres e maravilhas continuam a acontecer mesmo em pequena escala, mas acontecem.

Em terceiro lugar para que os sinais sigam os que crêem é necessário crer e essa palavra é mais profunda do que possa parecer. Crer envolve vários aspectos. Crer, todos crêem, porém a crença varia de pessoa para pessoa, e, até mesmo Satanás crê. Crer é um sinônimo de acreditar e nós acreditamos em muitas coisas. Também crer é sinônimo de conhecer e nós conhecemos muitas coisas. Por exemplo, nós acreditamos que com uma nota de cem reais podemos ir ao mercado e comprar uma série de coisas. Todos nós conhecemos uma nota de cem reais, ou já tivemos uma delas em nosso bolso, ou vimos sua gravura em propagandas, em revistas ou ainda a vimos nas mãos de outras pessoas. Crer também é sinônimo de confiar e nós confiamos em muitas coisas, crer é sinônimo de desejar e nós desejamos muitas coisas. Porém, o crer não pode andar só, ele deve estar revestido de acreditar, de conhecer, de possuir, de confiar, de desejar, etc.

Vejamos então por partes: para que os sinais venham nos seguir é preciso que nós acreditemos. Acreditar que as promessas de Deus foram feitas para nós. Acreditar na veracidade de tais promessas. A Palavra de Deus nos afirma que quem crer e for batizado será salvo e quem não crer já está condenado. Então eu preciso crer que Cristo Jesus é verdadeiramente o Senhor e Salvador de minha vida. Este fundamento é o primeiro passo para que os sinais nos sigam. Crer nesta verdade, que Cristo morreu e ressuscitou para que nós tenhamos vida e vida com abundância. Depois devemos ter conhecimento. Nos inteirarmos das verdades bíblicas. Pois está escrito: “conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”. Através de constantes meditações na Palavra de Deus podemos nos firmar em tais verdades e assim discernir entre o certo e o errado. Em seguida devemos confiar. Tal confiança só será plena quando temos a certeza de que possuímos. Este fato é bastante complicado porque na maioria das vezes não depende de nós mesmos o possuir, e quando isto é espiritual sempre estaremos na dependencia da ação do Espírito Santo. Se voltarmos ao exemplo da nota de cem reais, sabemos que ela tem poder de compra (compra várias coisas), nós conhecemos uma nota de cem reais, porém se nós não tivermos ela no nosso bolso, de nada adiantará para nós saber de sua existência e de seu poder de compra, pois isso não nos traz nenhum beneficio. Estes benefícios só estarão ao nosso alcance quando temos ela em nosso, e assim podermos usufruir de seu valor.

Em quarto lugar, se isso é válido para uma nota de cem reais o mesmo principio é também válido para a área espiritual. Observe que a Palavra diz que os sinais seguiram aqueles que crêem. A promessa é formulada. A sua realização se fará mediante o crer. Isto implica em acreditar na existência daquele que formulou a promessa: Cristo Jesus. Em seguida implica em conhecer o seu poder de fogo. Tal conhecimento pode ser confirmado na Palavra Sagrada quando Ele nos diz que faríamos as mesmas coisas que Ele fez e maiores ainda, pois Ele iria para o Pai, porém não nos deixaria órfãos, mandaria outro Consolador que nos lembraria de todas as coisas que Ele falou. Esse Consolador permaneceria conosco até a sua volta. Observe que se esta promessa fosse somente para os apóstolos não seria dito que o Consolador permanecia conosco até a sua volta. O próximo passo é o mais importante de todos e consiste em ter ou possuir. Assim como para ter poder compra é necessário possuir uma nota de cem reais para que os sinais venham nos seguir é necessário possuir o Espírito de Deus em nossos corações e com sinceridade de nosso coração desejarmos que os sinais nos sigam e confiar plenamente na veracidade destas palavras e as coisas irão acontecer: milagres e maravilhas brotarão a nossa volta, pois aquele que é responsável pela realização dos sinais está em nós, em nossos corações fazendo morada.

Mas surge a pergunta: Então quase ninguém crê verdadeiramente, poucos têm o Espírito Santo em seu coração? Isto não é verdade. Muitas pessoas crêem verdadeiramente, e o Espírito Santo está no coração de milhares de fiéis, porém, uma grande maioria não crê com sinceridade de coração.

Então se muitos crêem porque os sinais não acontecem? Essa resposta também tem uma explicação bíblica. Deus não opera onde existe incredulidade. Como? A Bíblia nos fala no capítulo seis do livro de Marcos que Jesus Cristo não pode fazer em Nazaré (sua cidade natal) obras maravilhosas por causa da incredulidade das pessoas que O ouvia na Sinagoga. Então se hoje pessoas que crêem com sinceridade são rodeados por incrédulos (e os templos vivem cheios deles) então os sinais não poderão ser realizados uma vez que a incredulidade dos presentes não permite.

Verdadeiramente, homens e mulheres que se dizem cristãos, hoje estão mais preocupados em seguir os sinais do que permitirem que os sinais os sigam (basta constatar que quando existe campanhas nas igrejas a freqüência de pessoas se multiplica). Hoje os “cristãos” correm atrás de sinais, esquecendo-se de que eles próprios podem ser a fonte dos sinais.

Diante de tal fato, resta-nos uma esperança: orar no sentido de que Deus levante cada vez mais homens e mulheres cheios do Espírito Santo, comprometidos com a Palavra de Deus e em libertar das garras de Satanás todos os que ainda estão cativos dentro e fora das igrejas, para que os sinais sigam os que crêem e não que os homens sigam os sinais como está acontecendo hoje.

Amém.

Não esqueça de comentar, sua opnião é importante para nós!!!

Um comentário:

  1. Os sinais seguirão aos que creem, isso é indiscutível, no entanto, nos dias atuais o que se pode notar é que o povo de Deus está muito ocupado com seus afazeres, e com isso, deixa a obra de Deus em último plano. Se der tempo vou a igreja; mais tarde leio a bíblia; não posso ir a oração, mas orem por mim; dessa forma a fé de muitos têm esfriado e os "sinais" não aparecem. É necessário que a Igreja do Senhor desperte, pois o tempo é chegado, Deus quer levantar obreiros para Sua seara, vidas anseiam pela Palavra de Deus, é chegada a hora da Igreja se levantar e fazer grandes coisas em nossa Nação.

    ResponderExcluir