Seja Bem Vindo!!!

Paz seja Convosco!!!

Depois de quase quatro anos sem nenhuma postagem (Precisamente 3 anos 9 meses e 18 dias), volto a ativa e Louvo a Deus por isso. Foi um período de tribulações, perdas materiais e muito planger. Porém, foi também um período de bençãos, quando ganhei mais três netos (um menino e duas meninas). É no deserto que podemos ter certeza que Deus jamais nos abandona (se fosse o contrário pereceríamos).

Um grande abraço!!!

Pastor Gilberto Pratas


O único caminho

O único caminho

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Pastor Gilberto Pratas - Sofrimento do Justo


Texto Base: TIMÓTEO 2:3

Sofre, pois, comigo, as aflições, como bom soldado de Jesus Cristo. Paulo neste versículo conclama a Timóteo sofrer com ele as aflições durante a jornada nesta vida. Algumas pessoas menos esclarecidas poderiam estar indagando agora por que razão um justo pode sofrer. Uma verdade é necessário ser dita: A fidelidade a Deus não é garantia de que o cristão terá uma vida sem sofrimentos, sem dores, sem aflições. Para termos essa certeza é só olharmos para o maior exemplo de pessoa justa: Cristo Jesus. Ele não conheceu o pecado, foi fiel ao Pai até a morte, porém a sua fidelidade não o eximiu de sofrer os maiores dissabores, angustias, perseguições e dores que nenhum ser humano em toda a história da humanidade. Jesus Cristo nos disse que no mundo teríamos aflições, mas que tivéssemos bom ânimo porque Ele venceu o mundo. E que sobre nossos lombos não seria colocado nenhum fardo que não pudéssemos carregar. É claro que em nenhum momento Deus desampara o cristão, mesmo porque nenhum sofrimento será permitido ao cristão sem a permissão divina. Ele está no comando de todas as coisas.
Tudo isso que falamos é de conhecimento de todos, mas se somos fieis porque razão Deus permite que soframos? A resposta para essa indagação é muita clara e explicada na Palavra Sagrada, e não existe um único motivo para que o cristão sofra. Várias circunstâncias fazemcom que o cristão passe por aflições aqui na terra, entre elas podemos citar:
 O cristão sofre em decorrência da queda de Adão. Com a queda de Adão e Eva o pecado entrou no mundo, junto com o pecado veio a dor, o sofrimento, a tristeza, os conflitos e a morte. Pela queda não só o homem, mas toda as criaturas gemem sobre os efeitos do pecado.
 O cristão sofre em decorrência de seus próprios atos. Cristo nos adverte que devemos ser vigilantes. Essa vigilância deve ser contínua para não cairmos em tentações que o mundo nos apresenta e nas artimanhas do inimigo. Tudo que o homem plantar ele também colherá. Então devemos plantar sempre o bem.
 O cristão sofre por habitar em um mundo pecaminoso e corrompido. O verdadeiro cristão não se conforma com a injustiça e a iniqüidade dominando tantas vidas. O pecado esta em volta do cristão e ele sofre com esse assédio. Precisamos estar em vigilância constante para nãosermos tragados pela imundícia que esta a nossa volta.
 O cristão sofre por ter de enfrentar ataques do diabo. Satanás controla o mundo, ele é o deus deste mundo e sob a permissão de Deus aflige o crente de várias formas tendo alegria em perseguir os seguidores de Cristo.
 O cristão sofre para Deus testar a nossa fé, para ver se permanecemos fieis a Ele, lembre-se da história de Jó; Também pode usar o sofrimento do cristão para propagar o seu plano redentor, lembre-se do caso de José do Egito. Deus pode utilizar o sofrimento com a finalidade de chamar o seu povo para o arrependimento verdadeiro de seus pecados e renovação espiritual, são os exemplos relatados no livro de Juízes; Deus usa o sofrimento do crente para que ele adquira experiência e possa consolar e animar aqueles que estão sofrendo.
O maior exemplo de sofrimento descrito na Bíblia foi o de Cristo em que Deus usou do seu sofrimento para redenção e salvação de nós pecadores.
Embora possamos passar por circunstâncias de dor e sofrimento, devemos ter sempre em mente que somos mais do que vencedores em Cristo Jesus. Ele nos deu a vitória. O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem ao amanhecer pois temos a certeza que nunca estaremos sozinhos, que sempre teremos em nosso coração o Espírito Santo para nos guiar, ensinar e auxiliar nas horas difíceis.
Quando passamos por situações que possam fugir de nosso controle devemos examinar as razões pelas quais estão ocorrendo, o porquê de nosso sofrimento, termos certeza que podemos sofrer, mas não somos jamais derrotados, lembrando sempre que Deus se importa conosco e mesmo em situações adversas Ele tem um propósito e esse propósito é sempre o melhor para nós. No momento de angustia até podemos vacilar, nos sentindo rejeitados, porém Deus pode transformar esse sofrimento em gozo e veremos então que Ele jamais erra e que Ele olha para o amanhã enquanto que nós só enxergamos o passado e o presente.
Neste momento devemos recorrer a Deus em oração sincera, buscando sua face e confessando nossas fraquezas e dizer a Ele com toda sinceridade de nossa dependência total de sua graça e misericórdia. Jamais desanimar, de cabeça erguida seguir a nossa caminhada confiante de que Ele nos dará forças para suportar as aflições e sair desta batalha como vencedores.
Cristo nos disse que limpará de nossos olhos toda lágrima e não haverá mais morte, nem pranto nem clamor (Apocalipse 21:4) Isso nos garante que Ele acompanha o nosso sofrer e nos da coragem para prosseguir rumo ao alvo. Olhando para Cristo somos convocados a suportar as adversidades, enfrentar toda e qualquer dificuldade, sofrimentos e lutar sem cessar com dedicação e amor ao nosso Senhor e Salvador, tendo a certeza que todos os que permanecerem firmes na fé até o fim viverão e reinarão com Cristo.
A fidelidade a Deus não garante vida sem sofrimento, mas é um consolo a todos que permanecerem leais e um aviso solene para os que se apartam da fé. Seja fiel, pois Deus permanece fiel a sua Palavra. Ele não muda.
Amém.


Não esqueçam de Comentar!!!

Um comentário:

  1. Paz,,, Deus abençoe,, vale a pena sofrer como soldado de Cristo,visto que Ele nunca perdeu uma batalha... Obrigado Pr...

    ResponderExcluir