Seja Bem Vindo!!!

Paz seja Convosco!!!

Depois de quase quatro anos sem nenhuma postagem (Precisamente 3 anos 9 meses e 18 dias), volto a ativa e Louvo a Deus por isso. Foi um período de tribulações, perdas materiais e muito planger. Porém, foi também um período de bençãos, quando ganhei mais três netos (um menino e duas meninas). É no deserto que podemos ter certeza que Deus jamais nos abandona (se fosse o contrário pereceríamos).

Um grande abraço!!!

Pastor Gilberto Pratas


O único caminho

O único caminho

domingo, 13 de setembro de 2009

Pastor Gilberto Pratas - O Poder da Fé

Texto Base: Marcos 11:22-23

Fé duas letras com um significado profundo. Apesar de o conceito de fé existir desde os primeiros dias da raça humana, a palavra fé apareceu nas escrituras, do hebraico "emuná", pela primeira com este sentido no livro de Habakuk: Eis aqui um soberbo, sua alma não é reta nele; e um justo em sua fé viverá. Habakuk 2:4.

A palavra "emuná" apresenta outros sentidos como fidelidade, confiança, lealdade, etc. A Palavra fé é posterior à Lei, onde ela não ocorre com este sentido, porém anterior ao Novo Testamento, embora seja um conceito estabelecido muito antes de sua primeira ocorrência escritural. De que forma a Escritura Sagrada define fé? Creio que não possa haver nenhuma outra definição melhor do que a apresentada na própria escritura, mais precisamente no livro de Hebreus.

Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem. Hebreus 11:1.
As escrituras nos apontam para uma certeza de que sucederá o que esperamos; e, em seguida, nos apontam, mais claramente ainda, na direção de que nossa esperança e convicção devem ser baseadas em fatos. Para que você não tenha dúvida vamos definir a palavra fato como sendo uma verdade absoluta, real, inequívoca, incontestável, declarada. Vamos então transportar essa definição para a Bíblia Sagrada para que se torne claro o que vem a ser um fato.

No princípio era o verbo, e o verbo estava Deus, e o verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio d’Ele, e, sem Ele, nada do que foi feito se fez. João 1:1-3.Estes versículos acima citados representam um fato, pois para nós cristão trata-se de uma verdade absoluta, real, incontestável, declara pelo próprio Deus.Agora que já sabemos o que vem a ser fé podemos entrar propriamente no assunto desta noite que também é fé. Na leitura desta noite deparamos com quatro termos que nos chamam a atenção: ter fé; falar ao monte; não duvidar em seu coração; tudo o que disser será feito. Vamos então analisar cada um destes tópicos a luz da Palavra de Deus.1. Ter fé. Jesus diz para termos fé em Deus. Falamos acima que a fé é a convicção de fatos. Isto quer dizer que a fé deve vir após o fato, e nunca antes dele. Em outras palavras queremos dizer que é impossível haver fé em algo que Deus não disse. Se dissermos que temos fé em algo que não é um fato, então isso não é fé, e simplesmente uma crendice, um engano, dos quais o mundo está cheio. A palavra fé é usada por muitos de uma forma vazia de significado e entendimento. Qualquer um professa ter fé, mesmo aqueles que praticam ou não uma religião. Para o mundo ter fé é acreditar em qualquer coisa, quer seja um fato ou não. Contudo, para Deus a única fé é aquela que é baseada num fato, sendo o fato o resultado da Palavra de Deus. Jamais a fé poderá ser professada na convicção de fantasias ou de desejos pessoais.Podemos dizer então que a fé é um princípio espiritual, ou seja, a fé é a submissão do nosso espírito às palavras de Deus. Ao mesmo tempo em que a fé é um ato de submissão espiritual à Palavra de Deus, é também uma entrega irrestrita, em confiança na realidade que nos é apresentada. Fé é submissão; fé é confiança; fé é certeza; fé é convicção de fatos. Ao contrário da dúvida que é rebeldia, desconfiança, incerteza; rejeição de fatos.

Assim será a Palavra que sair de minha boca, ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a enviei.Isaias 55:15.A fé é pelo ouvir e ouvir da Palavra de Deus. Romanos 10:17.Passará o céu e a terra, porém as minhas Palavras não passarão. Mateus 24:35.
Observe que a fé entra em nossos corações pelos ouvidos, e não pelos olhos. Não é vendo que cremos, mas sim ouvindo. Em outras palavras não precisamos ver os fatos, mas apenas tomar conhecimento da sua existência para então termos fé. Como ouvirão, se não há quem pregue? Como crerão naquele de Quem não ouviram falar? Isto é bastante lógico, porque se não houver quem nos dê conhecimento dos fatos, como iremos tomar conhecimento da sua existência?Então, se quisermos que nossa fé aumente é necessário ouvir a palavra de Deus. Quanto mais a verdade dos fatos fizer parte integrante de nosso coração, maior será a nossa fé. Mas, o importante não é a quantidade de fé que temos e sim a qualidade da nossa fé. Pois, para que a fé brote em nós, não só é preciso tomarmos conhecimento dos fatos, como também nos submetermos espiritualmente a eles, ou seja, nos submetermos à palavra de Deus.


A submissão à palavra de Deus compreende duas partes muito importantes: dar crédito e retirar a dúvida. Retirar a dúvida é ter certeza e certeza significa cem por cento então noventa e nove por cento não bastam. Você pode estar pensando, mas é só um por cento que falta, porém se falta não tenho certeza e sim é provável, não tenho convicção. Quando a Palavra nos diz que somos lavados pelo Sangue do Cordeiro está querendo dizer que foi retirado de nós a sujeira e não que em nós foi adicionado limpeza. O conceito de fé é semelhante ao de santidade, pureza, justiça, e são conceitos absolutos e jamais percentuais, isto é, tem de ser cem por cento, pois se alguém é noventa e nove por cento justo, essa pessoa não é justa, pois nela ainda existe um por cento de injustiça, logo ela é injusta.

As Escrituras Sagradas relatam um fato importante: Na quarta vigília da noite Jesus foi ter com seus discípulos andando por sobre o mar. Seus discípulos ao verem o vulto ficaram assustados, quando Ele lhe disse: Tende bom ânimo! Sou eu. Não Temais! Respondeu-lhe Pedro: se és Tu, Senhor, manda-me ir ter contigo por sobre as águas. Disse-lhe Ele: Vem! E Pedro, descendo do barco, e andando sobre as águas, foi ao encontro de Jesus. Reparando, porém na força do vento, teve medo; e, começando a submergir, gritou: salva-me, Senhor! E, prontamente, Jesus estendendo a mão, segurou-o, e disse-lhe: Homem de pouca fé, por que duvidaste? Mateus 14:25-31.Desta narração podemos tirar algumas conclusões: não é dado aos homens andar por sobre as águas, então isso não é um fato real. Era preciso que Cristo falasse para Pedro uma Palavra especial para aquela ocasião, pois a realidade de Pedro poder andar sobre as águas precisava ser criada uma vez que ela ainda não existia.

Pedro só saiu do barco quando Cristo criou o fato dizendo: Vem!Observe que mesmo Pedro ouvindo a ordem dada por Cristo na criação do fato esta passagem não teve um final de forma brilhante uma vez que a fé opera pela certeza e pela convicção, mas jamais pela dúvida. O simples fato de Pedro começar a afundar foi indício suficiente para Jesus lhe perguntar: Por que duvidaste? Contudo, o pior de tudo mesmo foi ouvir de Jesus: Homem de pouca fé.Esta passagem, assim como tantas outras na Bíblia foram registradas para que nós possamos aprender com ela, para nossa edificação; para aprendermos que quando há um fato, não há vento que possa vencer a fé nesse fato. Nossa vida está sempre cheia de ventos para tentar nos amedrontar, e também para nos mostrar se realmente cremos ou se duvidamos. Os ventos da vida são os medidores da nossa fé. E andarmos sobre as águas ou afundarmos só depende de nossa submissão, no espírito, às palavras de Deus.02. Falar ao Monte. Uma das frases mais usadas neste mundo é a declaração de que a fé remove montanhas. Esta declaração é na verdade falsa e não tem nenhuma base bíblica para se apoiar. As escrituras nos falam de fatos ocorridos e nos dão exemplos da fé como certeza das coisas que se esperam, sem, contudo precisarmos ver.Essa declaração tem sua origem nos versículos lidos esta noite e são interpretados de maneira errada por muitos.

Quando a Bíblia nos fala:... se alguém disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar ... Na verdade ela está nos dizendo que devemos falar ao monte, isto é, ao problema, à miséria, à tristeza, à doença, à dor, etc, que saiam de nossa vida. Isto quer dizer que o que remove montanhas é a nossa palavra e não a fé. O que remove montanhas é a Palavra. Mas, a Palavra de Deus e não a nossa, como dissemos acima. Não resta dúvida que a fé é necessária. A fé o inicio para a vitória, mas lembre-se que toda maratona tem um partida (inicio), o percurso e a chegada (final). De nada adianta se dermos a partida e não conseguirmos completar toda a maratona e irmos até a chegada (final). Deus criou todas as coisas. Ele é perfeito. Em nenhum lugar das Escrituras o vemos falando que tem fé e poderia criar o que quisesse, antes, porém, aprendemos que Ele agia segundo seus princípios.Tendo Jesus entrado em Cafarnaum, apresentou-se-lhe um centurião, implorando: Senhor, o meu criado jaz em casa paralítico, sofrendo horrivelmente. Jesus lhe disse: Eu irei curá-lo. Mas o centurião respondeu: Senhor, não sou digno de que entres em minha casa; mas apenas manda com uma palavra, e o meu rapaz será curado. Pois também eu sou homem sujeito à autoridade, tenho soldados às minhas ordens e digo a este: Vai, e ele vai; e a outro: Vem, e ele vem; e ao meu servo: Faze isto, e ele o faz. Jesus ouvindo isso se admirou e disse aos que O seguiam: Em verdade vos afirmo que nem mesmo em Israel achei fé como esta. Mateus 8:5-10.Este centurião tinha certeza do que queria. Ele procurou o fato e com suas próprias palavras ele declarou que não seria necessário Jesus ir até sua casa, mas que bastaria Jesus pronunciar a cura de seu servo para ele ter a certeza de que o encontraria curado em casa quando lá chegasse. Ver, para o centurião era o aspecto menos importante de tudo.


Ele tinha certeza que veria, e não precisava ver para saber. Ele já sabia sem ver, somente pela fé. Ele só precisava de uma única coisa: obter a palavra de Cristo.Tudo o que pedires em meu nome, isso farei a fim de que o Pa seja glorificado no Filho. II Pedro 1:3.Pelo qual temos ousadia e acesso com confiança, mediante a fé n’Ele .Efésios 3:12.03. Não duvidar em seu coração. a fé é a submissão de nosso espírito à Palavra de Deus. Precisamos estar convictos em nosso espírito acerca do que almejamos e então submetermos o fato à Palavra, e declaramos que só há um Único Criador, e que a Palavra é verdadeira. Com isso estamos declarando a nossa confiança em Deus e ao mesmo tempo fazemos uma entrega irrestrita, em confiança na realidade que nos é apresentada. Em nenhum momento podemos ter dúvida pois a dúvida como já falamos é rebeldia; é desconfiança; é incerteza; é rejeição de fatos.Tudo é possível ao que crê. Marcos 9:23.Tende cuidado, irmãos, jamais aconteça haver em qualquer de vós perverso coração de incredulidade que vos afaste do Deus Vivo. Hebreus 3:12.O Senhor é a minha luz e a minha Salvação de quem terei medo? O Senhor é a fortaleza de minha vida, a quem temerei? Salmo 27:1.Resiste ao diabo e ele fugirá de voz. Tiago 4:7.Ele nos libertou do império das trevas para o reino do Filho, do seu amor, na qual temos redenção. Colossenses 1:13.Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16.Visto que pelo seu divino poder nos tem dado todas as coisas que conduzem a vida e a piedade, pelo conhecimento completo daquele que nos chamou para a sua Gloria e virtude. II Pedro 1:3.Ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e a nossasdores levou sobre si, nós o refutamos por aflito e ferido de Deus. Mas, Ele foi transpassado por nossas transgressões e moído pelas nossas iniqüidades, o castigo que nos traz a paz estava sobre Ele e pelas suas pisaduras fomos sarados.Isaias 53:4-5.Para Deus aquele que dúvida é considerado perverso ou espiritualmente anormal, isto é espiritualmente defeituoso. Não podemos ser iguais a Tomé, que acreditamos somente vendo. O fato de ter de ver para acreditar põe em dúvida a Palavra de Deus e a Integridade Moral de Sua pessoa.


A sua existência é um fato real e para nos certificarmos disso basta olhar a nossa volta ou para nós mesmos que somos frutos de Sua criação. Cristo durante o seu trabalho nesta terra declarava que haveria de morrer, mas que também iria ressuscitar. Ao saber da ressurreição de Cristo Tome reagiu com dúvidas e chegou a dizer que se não visse Suas mãos e o Seu lado furado pelos cravos e pela lança não acreditaria. Cristo se mostrou a Ele e também o repreendeu quando disse: “Porque vistes, creste?. Bem aventurados os que não viram, e creram. Para Cristo Tomé não creu, pois isto não é fé. Tomé teve apenas uma constatação visível, palpável do fato. Essa é a diferença de quem tem fé. Temos fé quando não precisamos ver para crer, é por isso a Bíblia define fé como a convicção de fatos que não se vêem. Semelhante a Tomé temos o exemplo de Nicodemos. A dúvida destes homens é uma rebeldia contra a fidelidade de Deus e contra a realidade de Cristo. A dúvida resulta da soberba do coração uma vez que esta aceita apenas aquilo que o próprio soberbo pensa ou acha que deve ser. Ao contrário a fé provém de submissão, de humildade uma vez que aceita imediatamente qualquer palavra pronunciada por nosso Deus. 04. Tudo o que disser será feito. Já falamos que a fé envolve diretamente fatos invisíveis, sobre os quais não temos nenhuma forma de análise ou constatação natural, sendo aceitos em convicção apenas pela extrema confiança na palavra d’Aquele que assim nos informou. Isto requer uma meditação, ou seja, não podemos tomar essa frase literalmente uma vez que nem tudo o que dissermos será feito. Então a Palavra é mentirosa? De jeito nenhum! Tudo será feito com base no fato de que Deus é a Verdade e também é de total integridade moral. Então não adianta desejarmos que algo contrário a verdade e a integridade moral de Deus venha acontecer que isso não se dará, pois Ele jamais irá contra a sua Palavra, uma vez que Ele é fiel a sua Palavra.Portanto despojando-nos de toda impureza e acumulo de maldade, acolher com mansidão a Palavra a vós implantada, a qual é poderosa para salvar a vossa alma, tornai-vos aplicante da Palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos, pois se alguém é ouvinte e não praticante assemelha-se ao homem que contempla no espelho o seu rosto e logo se esquece como era a sua aparência. Tiago 1:21-22. Não temas Daniel, porque desde o primeiro dia que aplicaste o coração a compreender e humilhar-se perante o teu Deus, foram ouvidas as tuas palavras e por causa das tuas palavras é que eu vim. Daniel 10:12.Se pois o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livre. João 8:36.Tendo cancelado o escrito da dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos prejudicial, removeu-o inteiramente encravando-o na cruz. Colossenses 2:14.Cristo é a Palavra. No principio era o verbo, e o verbo estava com Deus, e o verbo era Deus, todas as coisas foram feitas por intermédio d’Ele e, sem Ele, nada do que foi feito se fez. João 1:13.

Temos um exemplo maravilhoso sobre esse fato quando lemos: Partindo Jesus dali, retirou-se para os lados de Tiro e Sidom. E eis que uma mulher cananéia, provinda daquelas regiões, clamava: Senhor, Filho de Davi, tem compaixão de mim! Minha filha está horrivelmente endemoninhada. Ele, porém, não lhe respondeu palavra. E os seus discípulos, aproximando-se, rogavam-Lhe, dizendo: Despede-a, pois vem clamando atrás de nós. Mas Jesus Respondeu: Não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel. Ela, porém, veio e o adorou, dizendo: Senhor, socorre-me! Então, Ele disse, respondendo: Não é bom tomar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos. Ela, contudo, replicou: Sim, Senhor, porém os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus donos. Então, lhe disse Jesus: Ó mulher, grande é a tua fé! Faça-se contigo como queres. E, desde aquele momento sua filha ficou sã. Mateus 15:22-28.Essa mulher Cananéia foi ao encontro do Senhor da vida. Ela sabia com quem estava falando e também tinha ouvido falar das proezas de Cristo nesta terra. Porém a multidão que acompanha Cristo e mesmos os seus discípulos tentaram sufocá-la, desanimá-la porque o coração do homem é falso, interesseiro. Mas, ela não se deu por vencida, insistiu com fé e confiança perseverando no pedido sem jamais desanimar. O não parou de pedir quando o Senhor nada respondeu. Ela caminhava confiante, pois sabia que a única tábua de salvação para sua filha estava ali. Muitos desistem, mas ela não desistiu, mesmo quando foi desprezada por Cristo quando Ele lhe disse “Eu fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel”. Ela não era uma israelita, mas assim mesmo não desistiu e gritou: Senhor, socorre-me!Ela não se irritou, não desanimou diante de tal indiferença, pelo contrário, ela prostrou-se a seus pés e pôs a clamar com mais intensidade. Pela segunda vez Cristo a despreza dizendo: Não fica bem tirar o pão dos filhos e atirá-lo aos cachorrinhos. Ela continuou insistindo e desarmou a Cristo quando com humildade e tremenda fé disse-lhe que os cachorrinhos se contentavam com as migalhas que caem da mesa dos seus donos.Diante de tanta perseverança e fé genuína daquela mulher Jesus disse o que ela esperava ouvir: Seja feito como queres.

Que estes exemplos de fé possam servir como alento para cada um de nós e que possamos no dia a dia perseverar na oração e na Palavra de Deus, lembrando sempre que não recebe o prêmio quem para na metade do caminho, e sim aquele que persevera até o fim.


Amém.


Não esqueçam de Comentar!!!

2 comentários:

  1. "E então cada um receberá de Deus o louvor" - I Co. 4:5.
    meu amigo pastor. Gil. estou seguindo seu blog ok ?

    vise o nosso.

    abs. fique na paz

    ResponderExcluir
  2. Permita-me um comentário: suas mensagens são lindas, profundas e verdadeiras. Entretanto seria mais abrangente para que vai ler se, elas fossem publicadas em etapas. Pequenos blocos com fotos em cada parte. Seriam mais chamativas à continuação.
    É só uma sugestão - pois na verdade estão ótimas.
    Grande abraço pastor Gil.

    ResponderExcluir