Seja Bem Vindo!!!

Paz seja Convosco!!!

Depois de quase quatro anos sem nenhuma postagem (Precisamente 3 anos 9 meses e 18 dias), volto a ativa e Louvo a Deus por isso. Foi um período de tribulações, perdas materiais e muito planger. Porém, foi também um período de bençãos, quando ganhei mais três netos (um menino e duas meninas). É no deserto que podemos ter certeza que Deus jamais nos abandona (se fosse o contrário pereceríamos).

Um grande abraço!!!

Pastor Gilberto Pratas


O único caminho

O único caminho

domingo, 11 de setembro de 2011

Pastor Gilberto Pratas: Andando na Luz

TEXTO BASE: I JOÃO 1:4-10

Estas coisas vos escrevemos, para que o vosso gozo se cumpra. E esta é a mensagem que dele ouvimos, e vos anunciamos: que Deus é luz, e não há nele trevas nenhumas.

Se dissermos que temos comunhão com ele, e andarmos em trevas, mentimos, e não praticamos a verdade. Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado.

Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça. Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós.

Todos os dias em nossa caminhada neste mundo temos de fazer escolhas. Estas escolhas nos mantêm no caminho da luz ou dela nos afasta em direção as trevas. A cada momento temos de tomar uma decisão, temos de optar por um caminho, não importa o lugar onde estamos, quer na escola, quer no trabalho, quer no lar ou mesmo numa roda entre amigos, temos de escolher qual caminho seguir. Embora as opções possam parecer várias, na realidade são nos dado apenas duas opções: escolher a luz ou escolher as trevas.

Luz e trevas. Andar na luz é viver segundo a revelação da Palavra de Deus. A Palavra de Deus faz com que a fé surja em nosso coração. Ela nos leva a aceitar a orientação e agir de acordo com a Palavra, nos leva a andar na Luz e prova que temos confiança em Deus e assim Ele nos dirige. É na Luz que Ele nos assegura a vitória. É na revelação da Sua Palavra que Ele Se torna o refúgio e fortaleza, nosso socorro presente na hora da tribulação. É na Luz o único lugar em que podemos encontrá-lo, e de onde Se manifestará como um Deus invencível. Afastar-se da Palavra de Deus é permitir que o inimigo tenha condições de agir em nossa vida. Quando pisamos nas trevas damos autoridade ao diabo para agir em nossa vida.

A promessa destes versículos não terá valor algum se não andarmos na Luz. Por isso é preciso estar em comunhão com Ela. Na verdade, o grande segredo do sucesso está em cumprir todas as orientações da Palavra. Tudo que motiva o homem a praticar o mal, não crer em Cristo, negá-lo, é do diabo. Essa é a forma que ele age. Ele motiva o homem a fazer o mal, a fazer o que ele deseja, a andar nas trevas. A luz representa o que é bom, puro, verdadeiro, confiável e santo. Dizer que Deus é luz é o mesmo que dizer que Ele é perfeitamente Santo e verdadeiro, e que só Ele pode nos tirar da escuridão. E quando falo de escuridão, de trevas, estou falando de tudo o que é perverso e pecaminoso. O principal propósito da luz é dissipar a escuridão.

A Palavra é clara: Deus nos diz que existem duas opções na vida, e que Ele está no “caminho da Luz” e é neste caminho que devemos andar, mas... cada decisão é uma escolha muito clara entre o certo e o errado.

Deus tem revelado de forma muito clara o estado natural de nosso coração quando diz: O coração é inteiramente inclinado para o mal desde a infância (Gênesis 8:21) e que o coração é mais enganoso que qualquer outra coisa e sua doença é incurável. Quem é capaz de compreendê-lo? (Jeremias 17:9).

Andar na Luz e o pecado. Quando andamos na Luz estamos caminhando para a comunhão com Deus. Não importa se a luz é grande ou pequena, o importante é que nela andemos. Andar na luz não nos torna perfeitos, mas nos leva a uma vida de obediência e devoção a Deus.

Você já ouviu dizer que nós não podemos guardar os mandamentos de Deus. Isto é uma verdade. Mas... pela Graça de Deus podemos nos tornar obedientes. É a Graça de Deus que nos salva do poder do pecado. É através do sacrificio de Cristo Jesus na Cruz que temos essa garantia, porém para isso é necessário que haja de nossa parte desejo, amor e perseverança.

Observe que mesmo andando na Luz não estamos isentos de pecar. Uma escolha feita por nós pode não envolver pecado, mas com toda certeza pode nos levar em direção ao pecado ou nos afastar dele. Com isso eu quero dizer que toda pessoa que anda na luz tem plena convicção de seus pecados e que Deus pode perdoar os nossos pecados confessados, pois o pecado é a trangressão de seus mandamentos.

O sangue de Jesus Cristo nos purifica de todo pecado. A nossa salvação é obra perfeita de Deus. Com sua morte na cruz do calvário Ele derrotou o diabo, pagou o preço de nossa liberdade e nos tornou aptos para andar na Luz. Ele comprou-nos para Deus. Entretanto, homem algum poderá participar dessa Graça se não andar na Luz, como Ele na Luz está.

Ao andarmos na luz teremos comunhão uns com os outros, teremos a bênção de ter sangue do Senhor Jesus limpando-nos de todo o pecado. Isto quer dizer que quanto mais andarmos na Luz mais puros seremos, nenhuma mácula ficará em nosso caráter e mesmo em nossa vida. Então o homem não pode por si só guardar os mandamentos mas com a Graça de Deus ele é perfeitamente capaz de fazê-lo e ser vitorioso.

Jesus nos revelou o segredo de sermos vitoriosos: Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam (João 5.39).

A luz e os mandamentos. A humanidade está em trevas. A Palavra de Deus é luz que nos coloca em comunhão com Deus e em comunhão uns com os outros. Assim como Deus não mudou, as coisas essenciais também não mudaram. Satanás continua sendo o mesmo encardido e mentiroso que levou um terço dos anjos a perdição, é o mesmo que levou Adão e Eva ao pecado, e até hoje ele continua colocando obstáculos nos caminhos dos homens para afastá-los da luz. Ele continua sendo, hoje, o mesmo mentiroso que era no passado. Esta é a tática dele: enganar.

Ele tem utilizado muito desta pratica usando a boca de pessoas que ensinam que Deus mudou a maneira de tratar com os cristãos na atualidade. Alguns ensinam que não precisamos mais observar os mandamentos de Deus, pois somos salvos pela Graça.

Observe o que a Palavra diz: "Aquele que diz: Eu conheço-O e não guarda os Seus mandamentos é mentiroso, e nele não está a verdade" (I João 2:4). "Se Me amais, guardareis os Meus mandamentos" (João 14:15).  “Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho” (Salmos 119:105).

Uma verdade deve ser dita: Os mandamentos representam o caráter e Deus, é a expressão do Seu amor. Em nenhum momento da história, presente ou passada, os mandamentos existiram para salvar o ser humano e jamais terá essa função, muito pelo contrário eles existem como evidência da Graça que opera no crente redimido.

É através da Graça que Deus salva e renova o homem para sua glória. É mentiroso aquele que diz que foi redimido pela Graça e não foi transformado, pois é através da graça que somos salvos. Esse mesmo poder que salva é também o poder que transforma e capacita para a Glória de Deus.

Cristo foi obediente a todos os requisitos da Lei de Deus mostrando que é possível sim ao ser humano obedecer todos os mandamentos de Deus. É por isso que Ele deve ser o nosso exemplo e a quem devemos seguir.

A obediência é fruto de nossa decisão, entrega, luta e do poder de Deus que nos habilita, regenera e prepara para vivermos uma vida santificada. A obediência aos mandamentos de Deus mostra o nosso amor por Ele que nos criou. O homem só poderá obedecer aos mandamentos de Deus se estiver em Cristo e Cristo nele. Essa obediência irrestrita faz de Satanás mentiroso quando diz que o homem não pode guardar os mandamentos de Deus.

Para finalizar. Como seguidores de Jesus, devemos deixar nossa luz brilhar, mesmo que seja você uma pequena luz no meio do mundo na escuridão. Você irá brilhar, e sua luz ficará cada vez mais forte porque através de você novas luzes se acenderão, e quando você olhar a sua volta a escuridão terá se dissipado! Aleluia!

É por isso que Jesus disse: "Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte". Com isto Jesus esta nos ensinando que assim como não se podem esconder cidades iluminadas, nós não devemos e não podemos esconder nossa luz, pois é através dela que iremos influenciar o meio em que vivemos.

Lembre-se que andar na luz vai te custar muito e vai exigir de você renuncias que a primeira vista podem parecer de grande monta. Em verdade o encardido mascara as coisas que aparentemente podem lhe trazer benefícios, mas que depois só nos traz perdas e danos além de nos afastar da luz, que é Deus.

O mundo em que vivemos está em trevas porque muitos que se dizem cristão são na verdade crentes fracos e imaturos na fé, que não tem sensibilidade nem discernimento espiritual para discernir entre o que é bom e o que é mau e aquilo que honra a Deus e o que o desonra. Não avalia as conseqüências de muitas escolhas que tomam. Mas... a Palavra nos alerta:

"Jesus nos libertou e nos transportou das trevas para a maravilhosa luz de Deus" (Colossenses 1:13).

Então quem recebe Jesus como Senhor e Salvador passa das trevas para a Luz de Deus. Logo precisamos usufruir esta benção tão grande e não ser egoístas, devemos também levar a outros precisam.



Amém

























PREGAÇÃO REALIZA NA
17ª IGREJA DO EVANGELHO QUADRANGULAR
CASCAVEL, 01.09.2011.

2 comentários:

  1. Boa tarde...
    Nosso Deus é maravilhoso em todos os momentos da vida,e permitir que eu pudesse conhecer pessoas como você foi algo tremendo,que mostra o quando Deus cuida dos seus filhos.Que as benção do Pai venha sobre a sua vida,lhe inundando o coração com muita paz,amor, e sabedoria,para continuar lutando contra as investidas do inimigo que muitas vezes vem para tentar te afastar dos planos daquele que te criou.
    Fique na paz.
    Um forte abraço.


    ✿ Nanda ✿
    Deus em Mim
    Coisas de Mulher

    ResponderExcluir
  2. PARABÉNS PR. GILBERTO PELAS LINDAS MENSAGENS !!!DEUS SEJA LOUVADO!!MENSAGENS CURTAS, objetivas e muito edificantes!!!Muito obrigada, ja preguei uma dessas mensagens em minha igreja!!!Foi maravilhoso!!Abraços !Que o Senhor o abençoe grandemente!!

    ResponderExcluir