Seja Bem Vindo!!!

Paz seja Convosco!!!

Depois de quase quatro anos sem nenhuma postagem (Precisamente 3 anos 9 meses e 18 dias), volto a ativa e Louvo a Deus por isso. Foi um período de tribulações, perdas materiais e muito planger. Porém, foi também um período de bençãos, quando ganhei mais três netos (um menino e duas meninas). É no deserto que podemos ter certeza que Deus jamais nos abandona (se fosse o contrário pereceríamos).

Um grande abraço!!!

Pastor Gilberto Pratas


O único caminho

O único caminho

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Pastor Gilberto Pratas: Conversão

A Bíblia ensina assim, que o homem pode passar por uma transformação radical, espiritual e moral, produzida por Deus. A palavra utilizada por Cristo Jesus para esse fato foi “nascer de novo”. No terceiro capítulo de João nos é ensinado que o novo nascimento é produzido por Deus no homem quando este deseja aceitar a Cristo como Senhor e Salvador de sua vida. Sabemos que o homem está morto pelos seus delitos e pecados, e que sua grande necessidade é de VIDA. O homem não possui dentro de si a semente da nova vida, esta semente tem de vir de Deus.

Esse novo nascimento é mais do que uma simples reforma. O homem procura sempre reformar-se, mas as reformas por ele feita são temporárias. Porém a transformação feita por Deus muda a natureza humana.

Podemos ilustrar o que falamos da seguinte forma: Um grupo de pessoas (manicures, barbeiros, pedicures, estilistas e alfaiates) resolveram demonstrar o valor de sua arte e para isso pegaram um mendigo num bairro pobre e cortaram-lhe o cabelo, fizeram-lhe os pés e mãos, maquiaram-no e por fim vestiram-no com finissimas roupas. Dessa forma puderam demonstrar o valor do bom corte de cabelo, da estética humana e da boa aparência quando uma pessoa se encontra produzida por bons profissionais. Mas três dias depois o mendigo estava novamente nas sarjetas. Fora externamente transformado em homem de aspecto respeitável, mas os impulsos de seu ser íntimo não se haviam transformado. Fora perfumado e bem tratado, mas não modificado.

Com esse exemplo queremos dizer que podemos podemos lavar um porco, escová-lo e até mesmo borrifa-lo com perfume, colocá-lo em nossa casa, mas quando o soltarmos ele pulará na primeira poça de lama que encontrar pela frente, isto porque é essa a sua. A aparencia externa pode ser mudada, porém no íntimo ele continua sendo um porco e sua natureza íntima não é modificada e ele fará justamente aquilo que ele está acostumado a fazer.

Tais mudanças feitas pelo homem é e será sempre temporária, porém a Bíblia nos ensina que com o novo nascimento (mudança feita por Deus) o homem entra num mundo novo. A transformação não é externa ela começa de dentro para fora. A transformação que ocorre no homem se processa com diversos contrastes: concupiscência e santidade, trevas e luz, morte e ressurreição, um estranho que se torna um cidadão no Reino de Deus. A sua vontade é modificada, os seus objetivos na vida são transformados, a sua disposição mudada, as suas afeições transmutadas e ele passa a apresentar propósitos e significados em sua vida. No novo nascimento, nasceu uma vida nova em sua alma, e ele recebe nova natureza e novo coração. Torna-se uma nova criatura.

Nenhuma religião é suficiente para salvar uma pessoa, nem mesmo a lei de Moisés era suficiente. Nada poderá salvar uma pessoa pois tais coisas não atendem as exigências para a salvação pessoal do ser humano. Pois, para que uma pessoa seja salva é necessário nascer de novo em Cristo Jesus. Somente quem tiver essa vida (vida de Cristo) poderá entrar no Reino dos céus, para isso é necessário possuir a vida eterna, pois só aquele que tiver a vida em Deus poderá entrar. Pois esta vida em Deus fará a transformação, este encontro com Cristo Jesus tornará o homem em outro ser que será mudado no caráter, na conduta e até mesmo no ambiente.

Podemos citar como exemplos as mudanças ocorridas em algumas personagens citadas na Bílbia como: o endemoniado gadareno (Lucas 8:26-29); Zaqueu (Lucas 19:8); Saulo (Atos 9); O carcereiro filipense (Atos 16).
Mas esta transformação não foi determinada para algumas pessoas apenas, e sim para todos os que colocarem sua confiança em Cristo Jesus como seu Senhor e Salvador pessoal. Qualquer pessoa pode receber esse novo nascimento. Essa nova vida é algo que você pode receber agora, já!, é só você querer. Deus oferece a vida eterna a todos os que a queiram receber. A vida eterna é um presente dado por Deus. Há um momento em que não a possuímos, e outro em que a temos. Deve haver o momento em que seja aceita. E neste momento em que a receber podemos reconquistar o paraíso que perdemos no Jardim do Éden. Sim, podemos recuperá-lo por intermédio de Jesus Cristo. Com essa nova vida podemos transformar o mundo em que vivemos! Esta é a única esperança para esse mundo perdido, este é o remédio único disponível para uma geração doente e agonizante, sem esperanças. Não há outra solução! O homem tem de passar por uma renovação completa, vinda de dentro de si mesmo.

Mas, estas perguntas ecoam no ar: Que posso fazer para receber Cristo Jesus? O que devo fazer para ser perodado dos meus pecados? Estas perguntas feita através dos tempos indica que os anseios espirituais do homem pouco mudou no passar dos séculos. Essa mesma pergunta foi feita pelo jovem rico a Jesus (Marcos 10:17); foi perguntado a Pedro após ter pronunciado o sermão no dia de Pentecostes (Atos 2:37); pelo eunuco a Filipe (Atos 8:36); pelo carcereiro filipense a Paulo e Silas (Atos 16:30), ainda hoje milhares de homens e mulheres mostram preocupados com que resposta podem obter para estas perguntas.


O que deve fazer o homem para reconciliar-se com Deus?

Esta pergunta pode ser respondida com simplicidade, uma vez que Jesus tornou tudo tão simples, e muitas vezes nós complicamos tanto as coisas! Ele respondeu às pessoas em frases curtas. Ele apresentou a mensagem de Deus com tanta simplicidade que muitos não podiam compreender o que Ele queria dizer. A resposta é simples: "Crê no Senhor Jesus”. Isso é tão simples que milhões de pessoas se confundem. A única decisão pela qual podemos converter-nos é nossa decisão de crer em Jesus como nosso Senhor e Salvador pessoal. Não é preciso arrumar as nossas vidas primeiro. Não é preciso acertar antes as coisas em casa e nos negócios. Não é preciso tentar abandonar algum hábito que nos esteja impedindo de chegar a Deus.

A única coisa realmente necessária para ser salvo é: “Crê no Senhor Jesus”. Esse fato é chamado na Bíblia Sagrada de conversão. A palavra conversão significa "voltar-se". A Bíblia mostra Deus suplicando ao homem que se volte para Ele É impossível ao homem, no entanto, voltar-se para Deus a fim de arrepender-se ou, mesmo, crer, sem a ajuda de Deus! Tudo o que podemos fazer é pedir a Deus que "nos volte". Quando um homem apela para Deus, é-lhe concedido o verdadeiro arrependimento e a fé. Por esse motivo, o Apóstolo Paulo podia dizer: "Todo aquele que invocar o nome do Senhor, será salvo" (Romanos 10:13). A Bíblia nunca pede ao homem que se justifique, regenere e converta, ou salve a si mesmo. Só Deus pode fazer essas coisas. Os elementos da conversão são o arrependimento e a fé. O arrependimento traz consigo um reconhecimento do pecado que acarreta culpa e rebaixamento pessoal diante de Deus, mas não quer dizer um desprezo servil por si próprio. O arrependimento quer dizer uma mudança de sentimentos. O arrependimento também quer dizer uma modificação de propósito e leva consigo a idéia de uma rejeição íntima do pecado, pelo exercício da vontade. O arrependimento torna-se a chave, e o perdão de Deus o portão, para entrar no Reino de Deus.

O segundo elemento da conversão é a fé. A Biblia diz que quem crer e for batizado será salvo e quem não crer já esta condenado. Como é natural, devemos também compreender o que essa palavra "crer" implica em "confiar" e "entregar-se". A Bíblia ensina que, sem fé, não é possível agradar a Deus.

Na Bíblia a fé é descrita como "a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que não se vêem" (Hebreus 11:1). A fé não é apenas seguir a Cristo; é apoderar-se de Cristo, pois Ele é o objeto de nossa fé. Não é apenas um sentimento subjetivo, mas um ato objetivo. É crença numa pessoa, e essa pessoa é Cristo.

A fé também é compromisso. Na verdade, a fé é o que sabemos, como nos sentimos e o que fazemos a respeito de Jesus Cristo, e assim ela se torna ação, e essa ação é fé e compromisso.

Você está disposto hoje a voltar-se para Cristo? Você está disposto a aceitá-lo como Senhor e Salvador de Sua Vida. Então tome a sua decisão porque o momento é hoje, é agora!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário