Seja Bem Vindo!!!

Paz seja Convosco!!!

Depois de quase quatro anos sem nenhuma postagem (Precisamente 3 anos 9 meses e 18 dias), volto a ativa e Louvo a Deus por isso. Foi um período de tribulações, perdas materiais e muito planger. Porém, foi também um período de bençãos, quando ganhei mais três netos (um menino e duas meninas). É no deserto que podemos ter certeza que Deus jamais nos abandona (se fosse o contrário pereceríamos).

Um grande abraço!!!

Pastor Gilberto Pratas


O único caminho

O único caminho

domingo, 3 de julho de 2011

Pastor Gilberto Pratas: Eu e minha casa serviremos ao Senhor

TEXTO BASE: JOSUÉ 24:15

Neste versículo podemos verificar que Josué visa preparar o povo para uma tomada de decisão. Toda vez que o ser humano é levado a tomar uma decisão ele pode fazer através de duas maneiras: a decisão pela razão ou a decisão pela emoção. Se a decisão tomada for correta então teremos paz com respeito a esse negócio, por outro lado ao se tomar uma decisão errada isto nos acarretara dor, sofrimento, prejuízos.

Ao olharmos para o texto verificamos que nos é proposto duas opções: servir ao Senhor ou servir ao mundo. Mas Cristo nos ensina que é impossível servir a dois senhores. Hoje, Deus coloca a nossa frente uma decisão. Hoje Ele nos fala para escolhermos, Essa escolha deve ser uma decisão corajosa. Enquanto o mundo nos oferece o pecado, a bebida, as drogas, o dinheiro, os vícios, o orgulho o egoísmo, e tantas outras coisas, a bíblia nos adverte em Romanos que o salário do pecado é a morte, logo todos que andarem nos caminhos que o mundo apresenta terão como herança a morte eterna.

Quando Josué falou: Eu e minha casa serviremos ao Senhor ele esta empregando o verbo no futuro. Josué não olhava para o passado, não importava a forma com que eles tinham servido ao Senhor, ele confiava no futuro e na formação espiritual com que a sua família tinha sido criada, ele acreditava nessa formação espiritual e nas experiências que tinham com Deus, isso lhe dava base para continuarem a servir ao Senhor dos Exércitos e também para receber d’Ele as promessas para sua vida e sua família.

Se continuarmos a meditar neste versículo vamos notar que envolve não apenas a Josué, mas também a sua casa, e a decisão tomada não é unilateral, mas sim de um conjunto.

Eu. Josué conhecia bem a Deus. Ele o tinha sido chamado para substituir a Moisés. O Senhor era o seu Deus. Mas para que Ele seja o meu Senhor… Depende da minha vontade, da minha decisão e da minha livre escolha…

Tudo começa comigo, com o meu testemunho, com a minha vida na presença de Deus. A Palavra nos fala que devemos administrar bem a nossa casa, tendo nossos filhos em sujeição. Essa responsabilidade é do cabeça da casa, é nossa responsabilidade dar o exemplo através de nossos atos e não apenas quer sujeitá-los aquilo que não fazemos.

● Minha casa. Minha família. Eu preciso me conscientizar que minha família depende do Senhor. Preciso crer, ter fé que o Senhor dará estratégia para alcançar o coração de nossos filhos, de nossos pais, de nossa família. O mundo a nossa volta é um mundo perdido no pecado. Até que ponto sua casa esta livre desta contaminação?

Nós Vivemos neste mundo e temos de conviver com tudo o que ele oferece. Todos os dias diversas oportunidades nos são oferecidas e a maioria dela visa nos afastar de Deus. Por isso precisamos de Cristo para enfrentar as tempestades que teremos de passar. É contra todas estas adversidades que devemos lutar. Qualquer pessoa para ser vitoriosa e frutífera deve começar a partir de sua casa. Se ele não souber administrar sua casa não irá frutificar, se a sua família não vai bem, então nada ira bem.

A família é o alvo principal de Deus... Mas, a família é também o alvo principal de Satanás. Enquanto Deus quer abençoar outras famílias através da sua família, Satanás quer destruir esse projeto de Deus, para isso ele tentará de todas as formas destuir os lares. Ele não irá descansar enquanto seu objetivo não for alcançado. Paulo nos adverte: Ora, se alguém não tem cuidado dos seus e especialmente dos da própria casa, tem negado a fé e é pior do que o descrente (I Timóteo 5:8).

Veja o exemplo do sacerdote Eli que por não corrigir os seus filhos néscios, teve sua casa amaldiçoada, perdeu os dois filhos num único dia e morreu ao saber que a arca da aliança tinha sido capturado pelos inimigos.

Deus sempre se manifestou como o Deus da família. Ele se apresentava como o Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó. Para Isaque ele dizia ser o Deus de Abraão, seu pai.

Os tempos mudaram, hoje podemos notar que há uma crise familiar na maioria dos lares justamente porque o filho observa que o discurso e a prática espiritual do pai nem sempre são coerentes, porém, Deus não mudou, continua sendo o mesmo.

● Serviremos ao Senhor. Neste ponto encontramos uma idéia de conjunto: Eu, Minha casa, Serviço. Josué orientou Israel quanto ao compromisso que essa escolha envolvia. Escolher o Senhor é dar-se a ele. É servir-lhe de coração inteiro. Deus não aceita o segundo lugar no nosso coração. Pare e pense: Se Cristo vier hoje buscar sua igreja, a sua família subirá com você?

Uma família alicerçada na lei do Senhor tem estrutura espiritual para suportar todas as adversidades que a vida nos apresenta sem serem destruídas. Só o Senhor trás para a família a vida em abundância que o mundo não nos pode oferecer.

Como já falamos, hoje é dia de tomada de decisão, porém, qualquer decisão tomada implica sempre em renúncias uma vez que as decisões devem ser:

● Consciente. Foi dada ao povo a opção de escolha: Servir ao Senhor ou servir a outros deuses. Havia duas possibilidades e é sempre desta forma que se apresenta a decisão a ser tomada. Logo a decisão a ser tomada deve ser consciente.

● Permanente. Nossas decisões devem ser permanentes, ou seja aquilo que nós falamos condiz com o que somos. A Palavra de Deus nos ensina que seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna. As decisões a ser tomadas devem ser permanentes, constantes e bem analisadas para que não se tornem em laço em nossa vida. Lembre-se que ao tomarmos uma decisão permanente somos herdeiros de vida abundante e inabalável.

● Decisão Restauradora. Lembre-se que somos responsáveis por nossos atos e por toda decisão tomada. Podemos em nossas decisões cairmos em erro ou em contradição, mas erros e contradições não implicam em ficarmos caídos, é necessário então revisar nossa posição e restaurar nosso erro. Lembre-se que Deus é um Deus restaurador e que Ele tudo fará para converter o nosso caminho de erro em benção, basta para isso que O procuremos.

O desafio está lançado. Profetize sem medo: “Eu e minha casa serviremos ao Senhor”. Deus terá prazer em realizar este querer em sua vida.


Pregação feita na
Obra Missionária Fonte de Água Viva e Tarde da Benção da 17ª IEQ
Cascavel, maio de 2003, Junho 2011.

Um comentário:

  1. Nobre Pastor, acabei de me tornar seu seguidor. Gosto de apoiar boas causas. Espero o mesmo do senhor. Siga o Blog do DesProf.Peixoto. http://moisespeixoto.blogspot.com

    ResponderExcluir