Seja Bem Vindo!!!

Paz seja Convosco!!!

Depois de quase quatro anos sem nenhuma postagem (Precisamente 3 anos 9 meses e 18 dias), volto a ativa e Louvo a Deus por isso. Foi um período de tribulações, perdas materiais e muito planger. Porém, foi também um período de bençãos, quando ganhei mais três netos (um menino e duas meninas). É no deserto que podemos ter certeza que Deus jamais nos abandona (se fosse o contrário pereceríamos).

Um grande abraço!!!

Pastor Gilberto Pratas


O único caminho

O único caminho

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Pastor Gilberto Pratas: Derrotando Gigantes

TEXTO BASE: I SAMUEL 17:48-51

A batalha entre Davi e Golias é uma das histórias bíblicas mais conhecidas. Ela se tornou popular porque retrata o dia a dia das pessoas que enfrentam desafios, situações que se colocam a nossa frente como verdadeiros gigantes tentado nos derrotar. Todos os dias passamos por problemas insolúveis, obstáculos intransponíveis, adversários determinados que se opõem a nossa trajetória.

Todos os dias enfrentamos esses gigantes, cada vez mais treinados, cada vez mais fortes. É verdade também que nossos gigantes se apresentam com silhuetas diferentes, não são homens enormes, mas reapresentam perigos semelhantes, nossos gigantes são representados hoje pelo desemprego, relacionamentos maus resolvidos, uma oportunidade perdida, confusões no casamento, vícios, omissões e pecados que insistem em bater em nossa porta, e muitos outros gigantes que não sabemos ao certo com qual cara virá. Mas sabemos que eles aparecerão tirando nossa paz e o nosso sono.

Eu costumo dizer em minhas pregações que a Bíblia Sagrada ela é uma fonte de ensinamento e de esperanças para as pessoas que estão passando por um deserto. Por trás de um texto, como pano de fundo, Deus quer nos ensinar como ser vencedor independente da circunstância vivida. E não é diferente nessa história de Davi. Davi não só derrubou um gigante chamado Golias como também ensinou aos outros como vencê-lo.

A tática do inimigo é colocar temor e medo no coração dos seres humanos, mostrar a dificuldade e impossibilidade de derrotar e vencer o inimigo. Quando Davi chegou ao lugar da batalha ele encontrou o exército de Israel derrotado, com medo.

Em nosso dia a dia agimos exatamente como os soldados e o povo de Israel agiu diante de Golias. É comum pensarmos que Deus simplesmente nos abandonou. Pois o homem concentra suas forças no gigante, no problema que está enfrentando, esquece-se que a nossa vitória vem do alto, vem de Deus, e, foi na força de Deus que Davi se concentrou. O exercito de Israel não se lembrou de Deus, mas não falou em outra coisa que não fosse Deus.

O livro de Provérbios nos alerta sobre isso: “O temor do homem armará laços, mas o que confia no SENHOR será posto em alto retiro”(Pr 29:25). Esse temor nos rouba a autoridade espiritual que nos leva a vitória.

Lembre-se que no momento em que tudo parece perdido, Deus nos enche com espírito de ousadia e coragem e coloca-nos no campo de batalha não para desafiar o gigante, mas para derrubá-lo e cortar sua cabeça.

É isso que Deus quer nos ensinar com esta passagem: que sejamos corajosos, autênticos, dedicados e consagrados.

Ser corajoso. Ao invés de ficar paralisado de medo, olhando para o gigante, Davi se apresentou para o combate. A coragem de Davi não significa que ele não temia pela própria vida, mas uma disposição de seguir adiante apesar do medo. Ele mostrou a atitude que deve ser seguida por todos aqueles que temem a Deus. É essa atitude que irá fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso. Jamais se concentre no gigante a sua frente e sim se concentre em Deus que Ele lhe trará a vitória.

Ser autêntico. Não se guie pelas experiências alheias, pois o que pode dar certo a uns poderá não dar certo a você. Você não precisa imitar ninguém para vencer. Confie em Deus pois está escrito que nada nos poderá separar de seu amor. Ele colocará em nossas mãos os instrumentos necessários para a nossa vitória. Com estas armas fornecidas por Deus chegaremos a vitória e colocaremos por terra os gigantes a nossa frete. Veja o exemplo de Davi, ele lutou como pastor de ovelhas e não como guerreiro, ele largou de lado a armadura e a espada para utilizar-se de sua funda. Davi não lutou por valores oferecidos pelo rei e não por amor ou ideal, mas pela causa do Senhor dos Exércitos.

Ser dedicado. Por mais que saibamos que Deus esta do nosso lado não podemos ser negligentes com nossa tarefa. Lembre-se que Deus não fará aquilo que você pode fazer (Ele só fará o impossível para nós), então precisamos trabalhar para alcançar a vitória, um descuido de nossa parte poderá nos levar a derrota. Observe para o exemplo de Davi. Ele se dedicou no preparo para a batalha: buscou as melhores pedras.

Ser consagrado. Davi lançou mão de seu maior trunfo: “eu venho em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel”. Ele sabia que aquela batalha não era pessoal, mas do Senhor. Nossa coragem, nossa dedicação e autenticidade de nada valerá se Deus não estiver conosco. Com Ele ao nosso lado seremos mais do que vencedores. Davi tinha algo especial e diferente na vida dele, algo que ninguém do exercito Israelita possuía: A unção poderosa do Espírito de Deus. E através desta unção ele dava motivos para Deus jogar Golias por terra.

Davi sabia que ele fazia parte do exercito do Deus vivo. Ele disse: O SENHOR me livrou das garras do leão, e das do urso; ele me livrará da mão deste filisteu.

Portanto, não aceite a situação qualquer que seja ela. O que importa é o que está escrito na palavra de Deus, acima de qualquer situação, acima de qualquer ser espiritual, acima das tribulações, acima dos problemas, acima de toda descrença no futuro. Pense como Deus pensa e não como a maioria pensa. Lembre que com Ele está toda força e poder. É tempo de nos levantarmos. É tempo de derrubarmos gigantes. Deus quer te usar para derrubar gigantes em sua vida, em sua família, em seu bairro, em seu Estado e em seu país.

Ele tem chamado homens e mulheres para possuir as portas dos inimigos. As promessas contidas na Bíblia são para você, são para mim, são para todos os que confiam em sua Palavra. Erga os olhos, o mesmo Deus que fez de Davi um milagre esta pronto para fazer o mesmo com você.

Pregação feita na
17ª Igreja do Evangelho Quadrangular de Cascavel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário