Seja Bem Vindo!!!

Paz seja Convosco!!!

Depois de quase quatro anos sem nenhuma postagem (Precisamente 3 anos 9 meses e 18 dias), volto a ativa e Louvo a Deus por isso. Foi um período de tribulações, perdas materiais e muito planger. Porém, foi também um período de bençãos, quando ganhei mais três netos (um menino e duas meninas). É no deserto que podemos ter certeza que Deus jamais nos abandona (se fosse o contrário pereceríamos).

Um grande abraço!!!

Pastor Gilberto Pratas


O único caminho

O único caminho

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Pastor Gilberto Pratas: Sete Passos Para Que Nossa Oração Seja Ouvida

Texto Base I SAMUEL 1

Neste capítulo nos é relatada a história de Elcana e suas duas mulheres. Elcana, homem das montanhas de Efraim tinha duas esposas: Ana e Penina. Todo ano ele subia de sua cidade para adorar ao Senhor. Ana era estéril e Penina tinha filhos. Por esse motivo Penina abusava de Ana e a irritava. Numa dessas subidas para adoração Ana se entristeceu muito, chorou e não comeu. Depois ela orou ao Senhor com grande Aflição.

Diz a Palavra que ela fez um voto ao Deus Eterno: Senhor dos Exércitos! Se benignamente atentardes para a aflição de tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva não te esqueceres, mas à tua serva deres um filho varão, ao Senhor o darei por todos os dias da sua vida, e sobre sua cabeça não passará navalha.

Diz ainda a Palavra que ela demorou-se perante o Senhor e somente seus lábios se moviam enquanto ela orava, pois ela falava com Deus pelo coração. Eli o sumo sacerdote a observava e julgou que ela estava embriagada e a repreendeu. Porém, ela se justificou dizendo: Não, senhor meu, eu sou uma mulher atribulada de espírito, não bebi vinho nem bebida forte, porém a minha alma tenho derramado perante o Senhor. Eli lhe respondeu: vá em paz e o Deus de Israel lhe conceda a petição que lhe fizeste. Ela foi seu caminho e voltou para sua casa e o Senhor lembrou-se dela e ela concebeu um filho a quem chamou Samuel (Samuel = atendido por Deus).

A partir deste texto podemos extrair sete passos para que nossas orações sejam atendidas por Deus.

01. O Senhor tem que ser o fundamento. Nosso Senhor Jesus Cristo deve ser o alvo de nossa oração. A palavra nos exorta para que oremos em o Nome de Jesus ao Pai celestial:Tudo que pedires em meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho (João 14:13).

Naquele dia nada me perguntareis em verdade, em verdade vos digo, se pedires alguma coisa ao Pai, Ele vo-la concedera em meu nome. Até agora nada tendes pedido em meu nome; pedi e recebereis, para que vossa alegria seja completa. (João 16:23-24).

A chave para que nossas orações sejam respondidas é pedir em o nome de Jesus Cristo. Ele é o caminho para chegarmos diante do Pai. Ana disse: ao Senhor o pedi. Samuel é o resultado do poder do nome do Senhor. Ana creu e se tornou fértil, ela cria que Deus é o Deus das coisas impossíveis. Ele se compromete com a sua Palavra quando oramos e não duvidamos, cremos somente. A palavra de Deus é reta e todo o seu proceder é fiel (Salmos 33:4).

02. Levantar-se para obter a vitória. Ana estava triste, abatida, no entanto ela levantou-se, venceu a si mesma e foi ao templo para orar. Deus não ama os covardes. É necessário vencermos a nós mesmos. Nós temos que nos levantar para fazermos nossas orações, assim como Cristo se levantava e procurava uma região deserta (Mateus 14:23; Marcos 1:25). Os piores inimigos da oração é o cansaço, o corre-corre de cada dia, a preguiça. Devemos vencer todos esses impedimentos.

03. Não esconder a atitude do nosso coração. Ana contestou ao sacerdote, dizendo: Não senhor não bebi vinho, nem bebida forte. Sou mulher atribulada de espírito, porém venho derramando a minha alma perante o Senhor. Ela sofria porque não podia ter filhos e era provocada por sua rival. Ela estava humilhada, irritada, e não escondia o seu estado. Confessou: Tenho derramado minha alma perante o Senhor.

Ouve, Senhor, a minha súplica, e cheguem a ti os meus clamores. Não escondas de mim o Teu rosto no dia da minha angustia. Inclina para mim o teu ouvido, no dia em que eu clamar, ouve-me depressa. (Salmo 102:1).

Diga ao Senhor toda a verdade, mesmo o que você não entende, não oculte nada, diga-lhe tudo. Quanto mais sincero formos mais depressa vamos desfrutar do seu auxílio.

04. O importante é a fé e a atitude de nosso coração e não a forma exterior. Ana orou com o coração, somente seus lábios se moviam. Isso levou Eli julgar que ela estava embria-gada. Não devemos orar para mostrarmos aos outros, devemos primeiramente agradar a Deus, falando com o coração. Jesus disse: O Pai vê em secreto e Ele te recompensará. Deus ouve até os nossos suspiros. Ele penetra em nossos pensamentos.

A fé nasce no coração e é transmitida por nossos lábios. Uma árvore arrancada morre sem a seiva. Da mesma forma que nós sem fé morreremos. É preciso receber a seiva preciosa do Senhor. Essa Seiva nos fortifica e nos ensina a orar. Deus guarda nossas orações, nossas lágrimas, nossos pedidos e nos dará um milagre maior do que imaginamos.

05. Esvaziar-se perante o Senhor. Tenho derramado a minha alma perante o Senhor, foram as palavras de Ana. Importante não é o tempo que ficamos perante o Senhor em oração e sim o fato de esvaziar o nosso coração diante dele. Deus quer que oremos no Espírito, permitindo que o próprio Espírito possa nos conduzir e permaneçamos na dependência dele.

06. A nossa motivação e nosso alvo devem ser o Senhor e o Seu reino. O motivo de nossa oração não deve ser egoísta. Ana orou procurando a honra do Senhor e do Seu reino. Nossas orações não devem visar apenas vitórias pessoais como subir na vida, nos tornarmos importantes ou termos sucesso. Devemos orar para alcançarmos frutos para a eternidade, para que a honra e a glória de Deus seja exaltada.

A fonte de nossa vida está nos pensamentos, se temos pensamentos de paz seremos pessoas que sentem e falam de paz, se temos pensamentos de medo, sentimos e falamos de medo. Nós adultos sabemos que tudo na vida tem um preço a ser pago. Os imaturos sofrem e não aprendem a andar nas dificuldades da vida, suas atitudes infantis custam caro e traz grandes dores e perdas profundas.

07. Não permanecer na petição, mas chegar a adoração. Depois de orarmos devemos seguir nossos caminhos como se já tivéssemos sido vitoriosos. Ana levantou-se de madrugada e adorou a Deus junto com seu esposo. Quando conseguimos chegar à adoração significa que o nosso intimo foi liberto e o nosso assunto da oração como se já tivesse sido respondido.

Muitas pessoas não liberam sua fé com medo que Deus não lhe dê os resultados desejados, mas Ele não nos deixará decepcionados em nenhum momento de vida. Em vez de se decepcionarem às pessoas precisam compreender que se o milagre não aconteceu é porque não era um milagre, mas um problema.

A adoração permite que olhemos além do assunto da oração, olhemos para Aquele que atende as orações. A Palavra diz que depois que Ana tinha adorado com fé e recuperado o seu ânimo, Deus lembrou-se dela e ela concebeu.

Portanto: levante-se, ore.

Lembre-se Deus está com as mãos estendidas e prontas para derramar bênçãos sem medida sobre a sua vida.

Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário