Como podemos verificar neste versículo, a Providência Divina não está vinculada apenas a bens materiais. Embora a palavra Providência não apareça nenhuma vez escrita na Bíblia é do conhecimento de todos nós que Deus é o governador sempre presente em toda criação. Ele cuida e supre as necessidades de todas as criaturas. Nada acontece por acaso, todas as coisas são obras de Deus, tudo está sob o Seu controle.
Mas o fato de tudo estar sobre o controle d’Ele não O responsabiliza pelos atos que praticamos de forma errada. A mão de Deus provê nossas necessidades, guia e dirige nossa vida e a história de toda a humanidade de acordo com o Seu propósito. Ele é capaz e suficiente para realizar todas as coisas em nossa vida, inclusive a nossa salvação. Ele controla todas as circunstancias que nos rodeia mesmo quando elas nos forem desfavoráveis. Sim irmãos, é a mão de Deus que provê todas as coisas. Esse Deus que te ama e deu Seu Filho Unigênito por você, por mim. É por isso que todas as coisas devem cooperar juntamente para o bem daqueles que amam a Deus em Cristo Jesus que nos chama para a Salvação.
É com essa fé que afirmo que Deus proverá e suprirá nossas necessidades se respondermos ao Seu convite, caminhando na direção dessa provisão, sendo sensíveis as necessidades daqueles que nos rodeia. Então não olhe para as circunstâncias, olhe para Aquele que pode transformar sua vida. Não pense jamais que Deus esqueceu de você porque a sua benção está demorando. Deus jamais esquece aqueles que Ele ama. A demora para Ele te dar uma resposta não é culpa d’Ele e sim exclusivamente nossa. Essa demora é fruto de decisões erradas que tomamos.
Essa demora pode ser causada por nossa desobediência, por nossas dúvidas (falta de fé), por tentarmos manipular a Deus justificando nossas ações, por nossa motivação ser errada, por rejeitarmos o método utilizado por Deus ou mesmo por um redirecionamento de Deus.
Nossa benção está demorando, então é hora de refletir e procurarmos onde foi que demos a brecha para o inimigo atuar em nossa vida. Rever nossa posição e conceitos e voltar nossos olhos para Cristo. Lembre-se de que muitas vezes fazendo coisas erradas julgando estar fazendo o certo. Eu olho para a Palavra de Deus e encontro situações em que pessoas perderam a Salvação por fazerem coisas que aos olhos humanos são louváveis, mas que vistas aos olhos de Deus são desprezíveis.
Olhe para o exemplo de Barnabé, Ananias e Safira (Atos 4 e 5). Diz a Palavra que Barnabé tinha um campo e ao vendê-lo depositou o dinheiro aos pés dos Apóstolos sendo elogiado por muitas pessoas e agradado a Deus. O casal Ananias e Safira vendo o sucesso de Barnabé invejaram o louvor que ele recebia. E ao vender uma de suas propriedades levaram a metade do dinheiro e o depositaram aos pés dos Apóstolos. Aos olhos humanos o casal estava fazendo uma ação louvável, mas aos olhos de Deus eles estavam usando uma oferta para satisfazer o seu desejo egoísta. Com tal ação eles alimentavam seu orgulho, seu ego e sua inveja e por causa de sua avareza perderam a Salvação.
Sim perderam a Salvação, pois eles seguiam O Caminho, tinham a mesma a fé, pertenciam a comunidade cristã da época, viviam juntos e tinham tudo em comum, participavam dos ensinamentos dos apóstolos, repartiam o pão, portanto faziam tudo que um crente faz hoje. Porém, ser cristão não impediu que eles deixassem Satanás entrar em suas vidas e causar tremenda destruição capaz de levá-los a morte.
Outro exemplo que podemos citar é o de Abel e Caim, homens que tiveram a mesma educação, acesso às mesmas informações sobre Deus, mas diante de Deus eram diferentes. Abel e sua oferta foram aprovadas por Deus, Caim e sua oferta foram rejeitadas por causa de sua desobediência.
Podemos ainda citar José. Seus irmãos o venderam para o Egito como escravo, mas Deus estava com ele. Deus tinha um propósito na vida de José. As circunstancias vividas por José no Egito diziam o contrário, mas Deus fez com que todas as situações por ele vivida contribuíssem para um propósito maior que era preservar a vida dos descendentes de Jacó. Deus preservando a vida de José nos mostra que seus propósitos estão acima de qualquer circunstância e Ele é capaz de reverter uma situação de perigo e dor em uma situação de alegria e prosperidade. Ele transformou um escravo em um Governador respeitado colocando-o como o segundo maior do Egito, atrás apenas de Faraó.
Em nossos dias isso não é diferente, muitas pessoas em nosso meio se deixam enganar por causa do orgulho e da inveja perdendo a Salvação, pois suas atitudes são perversas, seu amor insuficiente e não podem desfrutar do amor de Deus.
Se quisermos desfrutar do amor de Deus precisamos colocara a Obra de Deus acima de qualquer sentimento ou desejo por mais favorável que nos possa parecer.
Lembre-se que na Igreja ou no Alto do Monte é fácil dizer: “Oh! Eu creio, tenho certeza que Deus proverá minhas necessidades”, mas, depois você tem de descer ao vale onde os demônios atuam e defrontar-se com eles. Dizer que Crê que Deus suprirá suas necessidades é fácil. O difícil é você se encontrar sem um tostão no bolso, sem esperança de socorro visível e continuar crendo. É nestes momentos que temos de vencer a prova da fé. É nestes momentos que nossa fé é provada, nossa confiança em Deus é testada. Venceremos sim, se essa confiança for tal que jamais passará por nossa cabeça que estamos sós. Temos a certeza que Deus está do nosso lado.
Lembre-se CONFIANÇA GERA VITÓRIA, e a Vitória é nossa em O NOME DE JESUS.
AMÉM.
Pregação realizada na Tarde da Benção
17ª IEQ de Cascavel
Outubro 2011.