Seja Bem Vindo!!!

Paz seja Convosco!!!

Depois de quase quatro anos sem nenhuma postagem (Precisamente 3 anos 9 meses e 18 dias), volto a ativa e Louvo a Deus por isso. Foi um período de tribulações, perdas materiais e muito planger. Porém, foi também um período de bençãos, quando ganhei mais três netos (um menino e duas meninas). É no deserto que podemos ter certeza que Deus jamais nos abandona (se fosse o contrário pereceríamos).

Um grande abraço!!!

Pastor Gilberto Pratas


O único caminho

O único caminho

terça-feira, 3 de maio de 2016

A IGREJA DE LAODICÉIA

TEXTO BASE: APOCALIPSE 3:14-16

Boa Noite Povo de Deus! Paz seja convosco.
O apostolo João estava prisioneiro na Ilha de Patmos por causa da Palavra de Deus e pelo testemunho de Cristo Jesus. Ele foi arrebatado no espírito e na visão viu o próprio Cristo. Não aquele que morreu na cruz do calvário feito homem, mas aquele que ressuscitou e está assentado a direita de Deus Pai e que vive eternamente.
Entre outras revelações foi ordenado que ele escrevesse as sete igrejas que estavam na Ásia Menor: Efeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodicéia. Destas sete igrejas cinco foram censuradas e apenas duas não foram censuradas – Esmirna e Filadélfia. Seis delas receberam elogios de Cristo e apenas a Igreja de Laodiceia não foi lelogiada. É sobre esta igreja que iremos falar nesta noite.
Laodicéia era uma cidade situada no vale do Rio Lico, uma das mais férteis regiões da Ásia Menor a atual Turquia, entre as cidades de Colossos e Ierápolis (cerca de nove quilômetros de cada uma). Era uma cidade rica, próspera, muito conhecida na Ásia menor e no resto do mundo por ser um centro financeiro e possuir muitas fábricas têxtil e sediar o centro oftalmológico mais avançado da época. Embora se localizasse entre colossos e Ierapólis duas cidades conhecidas por suas fontes medicinais de água (Colossos rica em fontes de águas frias e Ierapólis  rica em fontes de águas quentes por causa de uma tocha chamada castelo de Algodão), Laodicéia não possuía água boa para o consumo. Suas águas vinhas das montanhas através de tubulações que ao chegar na cidade eram mornas, de mau cheiro impróprias para o consumo que causavam náuseas.    
A igreja de Laodiceia representa a Igreja moderna (1.900 até a volta de Cristo) e ao falar as Igrejas Cristo o faz segundo três temas: um diagnóstico, um apelo, uma promessa.
A igreja de Laodicéia foi a mais censurada por Cristo Jesus e não recebendo nenhum elogio. Ao olharmos para essa Igreja vamos ver que nela não houve desvio da Palavra de Deus, era a mais Orodoxa entre as sete. Nenhuma falsa doutrina foi a ela introduzida. Não se conhece nenhum escândalo, pecado ou abominação entre os seus membros. Não sofria nenhum tipo de perseguição interna ou externa. Para os seus membros e a sociedade local era uma igreja perfeita.
Então o que levou essa Igreja a ser a mais censurada por Cristo Jesus?
Em seu diagnostico Cristo comparou a Igreja de Laodicéia com as águas da região, e, com isso Ele quer dizer que embora Laodicéia não apresentasse nenhum desvio da Palavra, nenhum escândalo, faltava a ela o mais importante: o fervor espiritual. Laodicéia se declarava cristã, mas não houve mudança em seus corações.
Isso não é diferente nos dias atuais, muitas pessoas vêem para a Igreja, aceitam a Jesus mas continuam sendo as mesmas pessoas de antes, não houve mudança em seus corações.
Era uma igreja muito rica, não precisava de nada, tinha tudo o que queria, era bem vista pela comunidade, enfim todos queriam pertencer a esta Igreja. No entanto Cristo a classificou como pobre e miserável porque embora fossem cristãos nominais não pertenciam a Cristo que veio para resgatar aqueles que n’Ele creem.
Se Cristo não for o nosso Senhor e Salvador, então tudo está perdido e com certeza nos tornamos crentes mornos a ponto d’Ele nos vomitar de sua boca.
Eu observo que Cristo pegou pesado com os crentes de Laodicéia e creio que nesta noite Ele também pega pesado com alguns de nós! Sabe porque? Ele diz: Eu não desisto de você! Eu não vim a esta terra para sofrer, morrer de morte na cruz e entregar você de bandeja para Satanás. Eu vim para que você seja um vencedor, Tenha Plenitude do Espírito Santo, tenha poder.
Cristo faz um apelo. Ele pede para os de Laodicéia que comprem d’Ele ouro provado no fogo para que sejam verdadeiramente ricos e possam vestir vestes brancas para que não apareca a sua nudez. Pois essa Igreja era auto justificada e não tinha a justiça de Cristo estando nua diante do julgamento de Deus, e todo o seu dinheiro não podia comprar o Sangue precioso derramado por Cristo lá na Cruz do Calvário.
Como essa igreja não precisava de nada e tinha tudo o que queria, pregava o que queria, cantava o que queria,  procurava o fervor espiritual em outros lugares, na posição social, em suas riquezas,  em seus cargos. Enfim era uma igreja apaixonada por si mesmo. Ela por si só se bastava. Esquecendo-se que só poderemos encontrar fervor espiritual aos pés de Cristo.
Cristo vai além e manda que eles unjam seus olhos para que vejam, pois estavam espiritualmente cegos. É necessário que nossos olhos se abram, se nossos olhos se abrirem o coração se aquece, os pés se apressam, os lábios se abrem para dizer que Jesus Cristo está vivo, que Ele é o Senhor e Salvador de nossas vidas.
Cristo faz uma promessa. Enquanto lá dentro a Igreja estava em festa, Cristo do lado de fora diz: Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo (Ap. 3:20).
Se alguém ouvir a voz de Cristo e abrir a porta, este se tornará um vencedor, e ao vencedor será dado um premio: Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. (Ap 3:21-22).
Para terminar quero dizer que essa região onde existiu as sete igrejas do Apocalipse e tantas outras, hoje não existe ali nem 1% (um por cento) da população que seja cristã. A Europa que foi o berço do protestantismo hoje vive com a maioria de seus templos vazios. Sabe por que isto acontece? Por que não ouviram e deram atenção ao que o Espírito Santo disse as igrejas.
Amém.        


Pregação realizada na
17ª Igreja do Evangelho Quadrangular
Cascavel 24/04/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário