Seja Bem Vindo!!!

Paz seja Convosco!!!

Depois de quase quatro anos sem nenhuma postagem (Precisamente 3 anos 9 meses e 18 dias), volto a ativa e Louvo a Deus por isso. Foi um período de tribulações, perdas materiais e muito planger. Porém, foi também um período de bençãos, quando ganhei mais três netos (um menino e duas meninas). É no deserto que podemos ter certeza que Deus jamais nos abandona (se fosse o contrário pereceríamos).

Um grande abraço!!!

Pastor Gilberto Pratas


O único caminho

O único caminho

terça-feira, 5 de abril de 2016

UMA NOVA CRIATURA

TEXTO BASE: II Cor. 5:17

O versículo lido nesta noite nos revela claramente que ser um cristão envolve muito mais do que uma simples reforma do coração e da vida. Através dele percebemos que somos salvos pela fé para ser reconciliado com Deus através de Cristo. Percebemos ainda que o propósito divino é a salvação que nos é oferecida através da Cruz de Cristo, para que a graça de Deus possa ser manifesta em nós.
Eu sempre soube que Deus tem um propósito para o ser humano, que como foi dito acima, a salvação. Sempre ouvi falar que esta salvação não dependia de mim, pois é um Dom Gratuito de Deus. Muitas vezes me questionei como isso era possível? O que eu precisaria fazer para isso se tornar real em minha vida? Essas e muitas outras perguntas só vieram a ter uma resposta e um real sentido quando eu realmente compreendi o que era ser um cristão verdadeiro. Observe que eu usei a palavra cristão verdadeiro e não crente, pois crente até o encardido é, todas as pessoas são (crente é aquele que acredita ou crê em algo ou alguma coisa).
Cristão é alguém que está em Cristo.
Estar em Cristo é ter uma nova maneira de pensar, uma nova maneira de agir. É ser constrangido pelo Seu amor e cuidado. É colocar Cristo a frente de todos os nossos desejos, vontades, ambições e necessidades. Acima de tudo é saber que não estamos sós, que Ele está conosco. É saber que mesmo perdendo algumas batalhas ainda assim somos vencedores, mais do que vencedores, porque pelo fato de estarmos n’Ele não nos afastamos da trilha para alcançar nosso objetivo principal que é estar com Ele na eternidade. Ser um cristão é sempre se portar como um vencedor. Um vencedor em Cristo, pois Ele deu sua vida por nós.
● Cristão é ser uma nova criatura.
No homem existe uma natureza pecaminosa. Por isso somos pecadores, fazemos o que é errado constantemente e violamos o padrão de comportamento de Deus. O homem sabe distinguir o certo do errado, e apenas os mais cabeças-duras entre nós negam que agir errado é o mal mais comum de todos. A Bíblia diz claramente que a santidade e a justiça de Deus são os padrões pelos quais seremos julgados e tudo o que for menor que a absoluta perfeição é inaceitável! Assim, todo aquele que fizer alguma coisa errada é culpado de infringir o padrão de perfeição de Deus e é um criminoso condenado. Sua sentença é a morte espiritual eterna.
Porém, se você está em Cristo nova criatura é, então há uma comunhão com Cristo e esta comunhão fará uma transformação em nosso ser. Isto quer dizer que encontramos um novo modo de viver e a vida de Jesus em nós passa a ser tudo para nós e o Espírito Santo nos dirigindo nos dá um sentido real em todas as coisas. Nossa vontade, nossos desejos são de agradar a Cristo, procurando fazer somente coisas boas, andando na Sua luz. Passamos a ser nova criatura. É receber uma vida que busca essa comunhão com o Senhor, formas de agradá-lo, negando-se em cada momento. Cristo dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me (Lucas 9:23). Negar-se é rejeitar práticas que não condizem com a vida em Cristo, é deixar de fazer aquilo que achamos certo e optar em fazer a vontade do Senhor.
Isto significa um desejo ser de viver na dimensão de Cristo. Matar a nossa velha natureza perversa que nos dominava. Ser nova criatura significa ter nascido de novo, nascido de Deus, ter sido gerado pela palavra, ter sido feito novo homem pela fé no ato de Jesus Cristo na Cruz do Calvário, onde Ele nos atraiu, nos fez morrer e ressuscitar em vida nova ao terceiro dia.
Como diz Paulo em II Cor 5:15: “E ele que morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu”. 
Cristão é ter certeza que as coisas velhas já passaram.
Isto quer dizer que tudo aquilo que fazíamos devido a nossa velha natureza pecaminosa são coisas passadas. Nós que éramos escravos do pecado fomos despojados da ira, da cólera, da malicia, das palavras torpes, das mentiras e de tudo aquilo que desagrada a Deus. Agora somos livres. Fomos despidos de velho homem como todos os seus feitos e vestido do novo, uma vestimenta que se renova para o conhecimento, segundo a imagem de Deus.
As coisas velhas já passaram. Todo o pecado, todas as coisas do mundo que praticávamos, lugares, ambientes, pensamentos... Enfim, tudo aquilo que fazíamos, mesmo quando julgamos que tal coisa não tem mal algum, porém não pertencem a Deus.
● Cristão é tomar posse de que tudo se fez novo.
A palavra diz: tudo se faz novo. Isso mesmo é de fato um novo mundo que experimentamos em Cristo.  O nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado (Romanos 6:6). Morremos em Cristo como velhas criaturas e ressuscitamos juntamente com Cristo em uma nova criatura. Tudo o que diz respeito ao homem velho, já não existe mais, está morto, deve ser despojado pela fé na Palavra de Deus.
O novo anula o velho. Ao nos tornarmos novas criaturas recebemos de Deus uma nova vida. Ele perdoa nossos pecados. Somos Criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas. Ele nos criou para estarmos com Ele por toda a eternidade. E enquanto na carne, temos uma nova mente que dirige o velho corpo através dos novos caminhos traçados por Deus. Não somos mais controlados pela natureza pecaminosa, todas as ambições, esperanças e objetivos mundanos caíram por terra. Fomos renovados e ressuscitados com Cristo para buscar as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado a direita de Deus Pai.
É uma transformação instantânea e completa. O apóstolo Paulo fala desta transformação de forma simples e clara. Ele é um grande exemplo disso. Ele sabia do que escrevia. O Espírito Santo age em todas as áreas e atinge todos os tempos da vida da pessoa alcançada pela graça de Deus.
Uma vez salvo da condenação eterna, desfrutamos o gozo da presença de Deus. A comunhão com o Pai é restabelecida e agora nos tornamos membros da família de Deus, reconciliada, tem a promessa de estar com o Senhor eternamente.
Temos uma nova obra a fazer: servir a Deus de modo aceitável. Desfrutar a alegria de sermos chamados filhos do Deus Altíssimo. Desfrutar a alegria de O Conhecer e a Seu Filho amado Jesus Cristo. Desfrutar a alegria de conhecer a verdade, de sabermos a vontade de nosso Deus. Desfrutar da esperança somente em Deus, renunciando a tudo que diz respeito a nós mesmos. Desfrutar desse novo estilo de vida que nos conduz a novos desafios que o mundo não conhece e não nos pode proporcionar. Desfrutar de nossa condição de agentes transformadores que o mundo lá fora precisa ver em cada um de nós. Desfrutar de seu perdão, deixando-O moldar nossas vidas de acordo com a vontade d’Ele, pois sabemos que a vontade de Deus é boa, perfeita e agradável. 
Para encerrar. A velha criatura foi na sua totalidade destruída e instituída a nova criatura no seu lugar. Não ficou nenhum vestígio espiritual da velha criatura ou da velha natureza. Paulo em Gálatas 2:20 diz: Estou crucificado com Cristo, vivo não mais eu, mas Cristo vive em mim. Esta é a base para que não continuemos no pecado. Este é o grande milagre de Deus: Cristo em mim.
Porém, isto não impede de sermos tentados por Satanás, não impede de passarmos por muitas lutas neste mundo. Não importa o quanto seremos tentados, não importa o tamanho de nossas lutas. A única coisa que importa é que temos a certeza da vitória, porque Cristo é a nossa vida, e com Ele somos mais do que vencedores.
Amem.

Pregação Realizada na Igreja Fonte de Água Viva.
Laranjeiras do Sul- Pr. 21/03/2004. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário