Seja Bem Vindo!!!

Paz seja Convosco!!!

Depois de quase quatro anos sem nenhuma postagem (Precisamente 3 anos 9 meses e 18 dias), volto a ativa e Louvo a Deus por isso. Foi um período de tribulações, perdas materiais e muito planger. Porém, foi também um período de bençãos, quando ganhei mais três netos (um menino e duas meninas). É no deserto que podemos ter certeza que Deus jamais nos abandona (se fosse o contrário pereceríamos).

Um grande abraço!!!

Pastor Gilberto Pratas


O único caminho

O único caminho

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Pastor Gilberto Pratas: A Oração de Jabes



TEXTO BASE: I CRÔNICAS 4:9-10

Em meio a uma extensa lista dos descendentes de Judá aparece, de repente, dois versículos que enaltecem uma pessoa de nome Jabes. É importante frisar que em nenhum outro livro, quer do Novo ou do Velho Testamento essa pessoa é novamente citada.
O nome Jabes significa “aquele que causa dor” ou tristeza. No mundo antigo o nome das pessoas era associado ao seu caráter ou profissão ou ainda prenunciava o que a pessoa viria a ser no futuro. Assim muitos dos nomes de pessoas rotulam o que foram em no todo ou em parte de suas vidas, por exemplo: Jacó significava enganador; Noemi, a graciosa; Salomão, rei da paz.
Havia, portanto, sobre Jabes uma maldição, mas ele não aceitou essa herança maldita. Nessa época, dos juízes, Israel vivia em constante aflição, vivia em guerra com seus vizinhos, que constantemente os aprisionava fazendo-os escravos. Se transportarmos para os dias atuais, iremos notar que a situação atual não é diferente. Hoje não temos vizinhos a nos aprisionar, mas temos gigantes a enfrentar todo santo dia. Assim como Jabes, nós reconhecemos que somos frágeis e temos consciência disso. Somos conscientes que em cada um de nós há um ponto fraco que pode ser atingido pelos dardos do inimigo, mesmo formando um grande exército ainda assim somos vulneráveis. Porém, também temos consciência de que precisamos de alguém mais forte do que todos os gigantes, do que todas as potestades. Conhecemos esse alguém, esse alguém é Jesus de Nazaré. Sabemos que n’Ele nos tornamos fortes, pois temos a possibilidade de colocar nosso confiança no Deus Altíssimo.

Em meio a um amontoado de nomes Deus abre um espaço para nos ensinar como ser vitorioso. Jabes foi o exemplo de um homem vitorioso – ele foi mais ilustre do que seus irmãos – apesar da maldição lançada sobre ele através de seu nome, e de todas adversidades de sua época.
Diante do sofrimento ou das adversidades o homem pode reagir de três formas diferentes:
- Uns se acomodam suportando o pesado fardo. É síndrome da Gabriela, como diz aquela música mundana de Dorival Caymmi: Eu nasci assim, eu cresci assim. Eu sou mesmo assim. Vou ser sempre assim. Gabriela.
- Outros, além de suportar o fardo, ainda alimentam o sofrimento. É a síndrome do coitadinho: Nada dá certo para mim; Tudo é muito difícil para mim; Esse é o meu destino mesmo, quem nasceu para ser valete nunca chegará a rei, vou seguir como Deus quiser...
- Outros porém, reagem, sabem o que Deus tem reservado para eles, querem conhecer os segredos para a prosperidade.
        
Jabes pertenceu a esta terceira categoria e a Bíblia nos ensina nestes dois versículos os quatro segredos para a vitória.

● Pedir a benção de Deus. A benção de Deus é a base da verdadeira prosperidade. A benção é o favor Divino, é a Graça. Essa benção não traz tristeza nem preocupação. Você deve saber que o que Deus tem para você é somente para você e que se você não tomar posse ninguém o poderá fazer. As tuas bênçãos se não recebidas voltam para Deus. Observe que Jabes não particularizou seu pedido, ele pediu que Deus lhe desse o que Ele, Deus, havia reservado para ele. Deixou nas mãos de Deus a natureza da benção que receberia.

A Bíblia nos ensina que devemos pedir. Deus quer ouvir o nosso pedido.
         - Pedi e dar-se-vos-a. (Mateus 7:7)
         - Nada tendes por que não pedis. (Tiago 4:2)

Lembre-se a vontade de Deus não tem limites, você só deixará de receber se não pedir. Deus quer ouvir as suas orações, então comece a fazê-las.

● Pede expansão (Crescimento). Ele pediu que suas fronteiras fossem alargadas. A primeira coisa que as pessoas pensam é em um patrimônio, terras, poder material, mas, de que adianta você ter um belo de um patrimônio se sua vida esta descendo ladeira abaixo, seu lar esta destruído, sua saúde abalada, e os muitos afazeres tiram seu sono e a sua paz.
 
É verdade que bens materiais são importantes, geram algum conforto. Jabes queria isso também, porém devemos pensar que alargar nossas fronteiras é termos maiores oportunidades para realizar os propósitos de Deus em nossa vida. Uma vida sem propósitos está condenada ao fracasso, porém uma vida sem os propósitos de Deus é condenada a morte eterna.
 
Quando você se coloca no centro dos planos de Deus então os céus se abrem e uma chuva de bênçãos é derramada sobre você trazendo o que você necessita para ser mais do que vencedor em Cristo Jesus.
● Pede a presença da Mão de Deus. No inicio falamos de nossa vulnerabilidade e fragilidade. Porém a presença da Mão de Deus em nossa vida nos torna forte, indestrutíveis. Não existe nenhuma outra estratégia mais eficaz para se ganhar as batalhas do que requerer a Mão de Deus sobre nossas vidas.

A Mão de Deus é o nosso escudo, porque as armas de nossa milícia não são carnais e sim poderosas em Deus para destruir fortalezas, sofismas e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levando todo pensamento a obediência de Cristo (I Corintios 10:4).

● Pede a proteção contra o mal. Paulo disse: “aquele que está de pé cuide-se para não cair”. Tenho visto grandes homens de Deus caírem quando se tornam bem sucedidos. O sucesso traz consigo grandes oportunidades de fracasso. O sucesso faz as pessoas se sentirem especiais e sobe em suas cabeças tornando-se muitas vezes arrogantes e reduzem sua dependência de Deus. 

Então o sucesso não é Deus?

Claro que é. Deus quer que sejamos bem sucedidos, bem aventurados. O que Deus não quer é que deixemos o sucesso subir em nossas cabeças e nos afastemos da proteção Divina. Mesmo porque uma pessoa abençoada recebe mais ataques do encardido do que aqueles não abençoados. Os abençoados se tornam mais perigosos para Satanás, pois neles fica visível a presença de Deus.

Para encerrar, irmãos, lembre-se de que Deus é nossa força e que vitórias sem Ele são passageiras, a nossa esperança está em Cristo Jesus. Faça em sua vida o que Miquéias 7:8-9 Diz: “Ó inimiga minha, não te alegres a meu respeito, ainda que eu tenha caído, levantar-me-ei, se morar nas trevas o Senhor Será a minha luz. Sofrerei a ira do Senhor porque pequei contra Ele, até que julgue a minha causa e execute o meu direito, ele me tirará para a luz e verei a sua Justiça.”

Amém!!!

2 comentários:

  1. Mais uma prova de que Deus é fiel e compridor de suas promessas.Ele só orecisa de ouvir o nosso clamor, e este, feito com o coração. Deus é e sempre será BÊNÇÃO.

    ResponderExcluir
  2. Mais uma prova de que Deus é fiel e compridor de suas promessas.Ele só orecisa de ouvir o nosso clamor, e este, feito com o coração. Deus é e sempre será BÊNÇÃO.

    ResponderExcluir