Seja Bem Vindo!!!

Paz seja Convosco!!!

Depois de quase quatro anos sem nenhuma postagem (Precisamente 3 anos 9 meses e 18 dias), volto a ativa e Louvo a Deus por isso. Foi um período de tribulações, perdas materiais e muito planger. Porém, foi também um período de bençãos, quando ganhei mais três netos (um menino e duas meninas). É no deserto que podemos ter certeza que Deus jamais nos abandona (se fosse o contrário pereceríamos).

Um grande abraço!!!

Pastor Gilberto Pratas


O único caminho

O único caminho

domingo, 24 de julho de 2011

Pastor Gilberto Pratas: Servir a Deus

TEXTO BASE: JOSUÉ 24:15

Ouvimos todos os dias as pessoas dizerem: estou servindo ao Senhor. Hoje queremos meditar sobre esse assunto. O que vem ser servir a Deus?

Há muita controvérsia sobre esse assunto e muitas pessoas embora estejam realizando algo em prol do Reino de Deus estão muito longe do Servir ao Senhor. Será que servir a Deus é somente louvar, participar dos cultos da igreja, pregar a Sua Palavra? É verdade que a maioria das igrejas exige de seus membros apenas tais rituais como se isto fosse suficiente e que Deus ficaria satisfeito com tal devoção religiosa.

É verdade que os rituais religiosos, nossas oferendas, nosso louvor, nossa adoração, nossos sacrifícios fazem parte do servir ao Senhor, mesmo porque todo culto deve ser consagrado a Ele. Alguns vão afirmar que para servir ao Senhor basta obedecer aos princípios morais ensinados na bíblia (como não mentir, não roubar, etc.). Outros ainda dirão que o trabalho na igreja tem maior valor do que o secular. Isso também é verdade. Mas, embora seja verdadeiro por si só não é suficiente, pois então seria necessário que todas as pessoas se tornassem em pastores, missionários, ou qualquer outro ministério na igreja.

Esta última hipótese contraria a Palavra de Deus, pois Ele atribui como tarefa do homem o cultivar e cuidar da terra. Em nenhum momento a Bíblia nos leva a pensar que todas as pessoas devem deixar seus trabalhos seculares para se dedicarem exclusivamente a Igreja. Não queremos com isso dizer que uma pessoa não deva fazer isso. Cada um tem um chamado, e deve dirigir sua vida a esse chamado. Porém jamais Deus ordenou que alguém que tenha uma habilidade, um dom nato e deixe de lado tais talentos para investir seu tempo total a obra de Deus.

É certo que obedecer aos princípios morais ensinados na Bíblia, trabalhar na obra de Deus fazem parte do Servir ao Senhor. Eu, porém, acredito que a maior dúvida do homem não está no fato de servir ou não servir, mas, na escolha a quem servir. Uma vez que de uma ou outra maneira estaremos sempre servindo, quer a Deus ou à outra pessoa ou coisa. Pois, o não servir a Deus sempre implicará em estarmos a serviço de algo ou de alguém.

Uma coisa é certa: Deus jamais precisou da ajuda de quem quer que seja, pois Ele em si só é autossuficiente. Ao contrário somos nós que precisamos d’Ele. Então, tudo que fazemos, é feito por nós e para nós. Jesus falou: não vim para ser servido, mas para servir. Ele através de suas atitudes e na forma de agir nos ensinou o que é servir a Deus. Isto quer dizer que Cristo não veio a esta terra para ajudar a Deus. Ele era o próprio Deus na forma humana e como humano Ele nos ensinou que SERVIR A DEUS significa OBEDECER. Ele obedeceu até mesmo na morte.

Então Servir ao Senhor é obedecer a Deus. Quando falamos que os princípios morais devem ser obedecidos, mas em si só não são suficientes queríamos dizer que está obediência é feita para nós e por nós. Pois se efetuarmos alguma transgressão a Lei, seremos punidos no rigor da Lei, então obedecemos as leis para que não sejamos punidos pelo rigor da Lei.

Quando falamos que os rituais religiosos fazem parte do servir a Deus, queríamos dizer que eles são necessários pois também são feitos para nós e por nós para que nossas ofertas, sacrifícios, louvores e adoração nos aproxime de Deus. Mas em si só não são suficientes. Será que o meu louvor, as minhas orações, a minha oferta, o meu sacrifício, a minha adoração será aceita por Deus pelo simples fato de eu estar em uma igreja ou com isso querer efetuar uma troca com Deus?

Em verdade todas estas coisas serão insuficientes e não aceitas por Deus se aquele que se oferece para servi-lo não obedecer aos dois mandamentos que Ele nos ensinou!

Amar a Deus sobre todas as coisas. Amai-vos uns aos outros como eu vos amei.

Então, minhas oferendas, meus sacrifícios, minha adoração não será aceita por Deus quando eu desprezo o meu semelhante. É Claro que não será aceito, pois para Deus nada valerá as minhas oferendas se eu não estiver aberto para o amor. O amor implica em amar o meu semelhante, o amor a Deus implica em enxergar Deus em nossos semelhantes, mesmo que seja alguém cheio de falhas, cheio de pecados, cheio de vícios, alguém que aos nossos olhos para nada serve, mas... Cristo morreu por ele também. E, portanto, para Ele significou a morte na cruz. Esse valor é inestimável.

Então a adoração, o louvor, o sacrifício será uma abominação para Deus se o nosso coração não estiver inteiramente dedicado a Ele e aos seus caminhos santo. De que me serve a mim a multidão de vossos sacrifícios, diz o Senhor? Já estou farto dos holocaustos de carneiros e de gordura de animais nédios, e não folgo com o sangue de bezerros nem de cordeiros nem de bodes (Isaias 1:11).

Então, O que é servir a Deus? Jesus nos disse que devemos amar uns aos outros, assim como Ele nos amou. Esse amar é servir aos irmãos, pois ninguém poderá servir a Deus se não estiver servindo ao seu irmão. É isso que Ele quer nos mostrar com a Parábola do Bom Samaritano; é também disso que Paulo trata quando fala: aquele que diz amar a Deus e não amar a seu irmão é mentiroso.

Esse amor é incondicional. E não está restrito em amar apenas aos que nos querem bem. Amar quem nos ama é muito fácil, o difícil é você amar quem te persegue, quem tem te causado danos ou dores. Mas é isso que Cristo quer nos dizer... temos de amar a todos incondicionalmente. Então Deus aceitará nossas oferendas e estaremos servindo-O.

O servir a Deus tem de vir do coração, não porque outras pessoas o fazem ou para agradar quem quer que seja. Lembre-se só Deus conhece seu coração e o quer feliz; se for para servir que seja de coração. Mas alguém pode discordar e dizer que servir a Deus é fazer a sua obra. Sim, é verdade. Mas a principal obra de Deus é o amor, pois Deus é amor.

E esse amor ao próximo pode ser expresso de várias formas e em qualquer uma delas a nossa intervenção será maravilhosa. Podemos orar pelo próximo, ganhar almas para o Senhor, consolidar e discipular as pessoas para o caminho de Deus, e quando elas tiverem um verdadeiro encontro com Deus o primeiro amor crescerá naturalmente, Expandindo assim o reino de Deus na Terra.

O Servir a Deus verdadeiramente tem suas vantagens:

● Fortalece a Fé. A fé que vem do alto (de Deus) nos da confiança para enfrentar desafios e vencer o mundo. Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo, e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé (I João 5:4).

● Constrói em nós um caráter genuíno. A presença do Espírito Santo em nós constrói em nós um caráter genuíno e piedoso que nos dará força para lidar contra os perigos que surgirem em nosso ser interior. Fortalecidos com poder, mediante o seu espírito no homem interior (Efésios 3:16).

● Nos dá coragem para nos posicionarmos contra o mal em prol do bom e verdadeiro. O homem que serve a Deus terá coragem para se posicionar contra toda investida do inimigo. Se necessário ele entregará sua própria vida em defesa do Reino de Deus. Vigiai, estais firmes na fé; portai-vos varonilmente, e fortalecei-vos. Todas as vossas coisas sejam feitas com amor (I Corintios 16:13). Essa coragem não é externa, mas é formada em nossos corações ao experimentarmos o viver a vida de Cristo, de saborear o quanto Ele é Gracioso.

● Ensina encarar desafios coletivamente. É necessário relacionamentos ricos e profundos entre os membros da família de Deus e devem ser construídos em amor através do tempo, onde cada um participação para o bem comum de todos. Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor (Efesíos 4:16).

Para finalizar, tem sido tremendo ver o agir de Deus em minha vida. Quero incentivar os irmãos a realizar o trabalho para Deus, mas um trabalho baseado no amor, pois todo trabalho realizado com amor torna-se em verdadeira benção.

As pessoas lá fora estão gemendo. Cabe a cada um de nós fazê-las entender que só Jesus salva, só Jesus cura e só Jesus liberta! Estas pessoas necessitam ouví-la, então abra a tua boca anuncie o amor e as promessas do Senhor, fale o que Jesus pode realizar na vida delas. Mas, lembre-se... não para mim mesmo... Tudo para a Honra e Glória do Senhor.


Amém.

Pregação realizada na Tarde da Benção
17ª IEQ de Cascavel - Julho 2011.

2 comentários:

  1. A Paz Pastor Gilberto!
    Fiquei muito honrada com sua visita no meu blog
    Te convido a se tornar um seguidor será Bem vindo!
    Veja se consegue agora localizar os seguidores lá ok!
    Estou levando seu banner para o meu blog!
    Que Deus continue derramando chuvas de bençãos sobre sua vida, seu ministério e sua família!

    ResponderExcluir