Seja Bem Vindo!!!

Paz seja Convosco!!!

Depois de quase quatro anos sem nenhuma postagem (Precisamente 3 anos 9 meses e 18 dias), volto a ativa e Louvo a Deus por isso. Foi um período de tribulações, perdas materiais e muito planger. Porém, foi também um período de bençãos, quando ganhei mais três netos (um menino e duas meninas). É no deserto que podemos ter certeza que Deus jamais nos abandona (se fosse o contrário pereceríamos).

Um grande abraço!!!

Pastor Gilberto Pratas


O único caminho

O único caminho

domingo, 29 de maio de 2011

Pastor Gilberto Pratas: O Fio Escarlata

TEXTO BASE: JOSUÉ 2

Estamos em meio a uma campanha denominada “O FIO ESCARLATA”.  Esta campanha nos leva ao livro de Josué e mais precisamente a história de uma mulher prostituta de nome Raabe. Esta mulher morava na cidade de Jerico, cuja casa aninhava-se confortavelmente sobre os muros largos da cidade. Jericó uma das cidades mais antigas que se tem conhecimento ficava a 27 km a nordeste de Jerusalém. Era uma cidade fortificada cujos muros tinham de seis a nove metros de largura e cerca de treze metros de altura.

Além de entreter os homens da cidade, recebia hóspedes das várias caravanas, cujas rotas passavam por Jericó. Homens de todo o Oriente levaram notícias de uma multidão acampada a leste do Jordão. Ela ouviu histórias maravilhosas sobre os feitos do Deus dos israelitas. Como ele secara o Mar Vermelho, a fim de que pudessem escapar dos feitores de escravos egípcios. Como lhes dera vitória na batalha contra Seom e Ogue, reis dos amorreus. Tais rumores espalharam o terror no povo de Jericó.

Quando ela hospedou os espias judeus, imediatamente ela teve certeza ser eles homens do povo judeu, como havia crido em tudo o que tinha ouvido falar sobre o Deus de Israel, ela recebeu os espiões de modo pacífico.

Mas não queremos falar aqui sobre a história em si, pois sabemos que qualquer pessoa que ler o segundo capítulo de Josué imediatamente saberá toda a história que envolveu esta mulher. Nós queremos na verdade trazer a tona aquilo que Cristo quer nos ensinar através desta passagem.

Antes, porém vamos falar sobre o fio escarlata: Uma corda escarlata é feita de fios de folhas de palmeira e pelos de camelo e para adquirir a cor vermelha forte (escarlata) os antigos extraíam a escarlata de um inseto Oriental (verme). Eram juntadas, esmagadas, secadas, e transformadas em um pó que produzia uma matiz carmesim brilhante. Na Bíblia e no mundo esta cor é associada ao pecado e à prostituição.

Espiritualmente escarlata fala de sacrifício e simboliza a Cristo em seus sofrimentos. O fio escarlate refere-se ao sangue que Jesus derramou na Cruz, e seu significado é que Cristo deu nova vida àqueles que crêem. A cor escarlate representa a redenção de Cristo que pode livrar da morte e dar a salvação e escape a todos aqueles que necessitam de ajuda. Da mesma forma que o fio escarlate garantiu a salvação de toda a família de Raabe o Sangue de Cristo que foi vertido por nós na cruz do Calvário operou uma salvação para todos os que n’Ele crêem.

O que Deus quer nos mostrar através desta passagem? Essa passagem bíblica nos leva a seguinte pergunta: Senhores, que é necessário que eu faça para me salvar? E eles disseram: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e a tua casa (Atos 16:30-31).

Vejamos então o que aconteceu com Raabe.

Foi salva pela Graça divina. Por ser uma prostituta seria muito difícil acreditar que ela seria capaz de obter tão grande vitória, mediante a fé. Isto nos prova que não há pessoa que esteja fora do alcance do milagre da fé. Deus levou os espias até a sua casa dela porque havia um propósito. Deus tinha planos para a vida dela, ela foi escolhida e salva pela Graça!

Produziu obra. Raabe escondeu os espias no telhado da casa, dizendo aos homens enviados pelo rei que, realmente, dois homens haviam vindo até a sua casa, mas que já tinham deixado a cidade e que não sabia onde eles estavam. Ela foi salva devido a sua hospitalidade. A recepção dada por ela aos Espias foi amigável; e ela os ajudou no seu propósito. Ela agiu de conformidade com a sua fé, creu que Deus estava a favor de Israel.

Tiago afirma: E de igual modo não foi a meretriz [Raabe] também justificada pelas obras, quando acolheu os espias, e os fez sair por outro caminho (Tiago 2:25).

Teve Fé. O milagre por ela alcançado (ser salva e salvar toda a sua família) foi o milagre da fé. Pela fé Raabe, a meretriz, não pereceu com o povo de Jericó, tendo acolhido em paz os espias, correu todos os riscos, e deu a sua parcela de contribuição para a conquista da Terra de Canaã. Ela tinha a certeza das coisas que não se via, o que caracteriza a fé, uma vez que sabia que a conquista de Jericó era apenas uma questão de tempo.

Creu na soberania de Deus que opera maravilhas. Ela sabia das maravilhas que Deus havia operado através de seu povo, uma vez que os viajantes que por ali passavam contavam tais maravilhas. Ela sabia que não existia nenhuma esperança para o povo de Jericó:

Bem sei que o Senhor vos deu esta terra (Josué 2:8).

Porque temos ouvido que o Senhor secou as águas do
Mar Vermelho  diante de vós, quando saístes do Egito (Josué 2:10).
Creu que o Deus de Israel é o Deus Todo Poderoso. Essa mulher era a única pessoa na cidade que cria no Deus de Israel, ela falou aos espias israelitas: Bem sei que o Senhor vos deu essa terra e que o vosso Deus é Deus em cima e em baixo da terra (Josué 2:9-11). Ela buscara o Deus de que tanto ouvira

Creu na misericórdia divina. Esta mulher acreditou na misericórdia divina e pediu misericórdia para si e para toda a sua família. Ela buscou o Deus de que tanto ouvirá falar e por ter fé Ela recebeu tudo o que pediu: Agora pois, peço-vos, jurai-me pelo Senhor que, como usei de bondade para convosco, vós também usareis de bondade para com a casa e meu pai; e dai-me um sinal seguro, de que conservareis em vida meu pai e minha mãe, como também meus irmãos e minhas irmãs, com todos os que lhes pertencem, e de que livrareis da morte as nossas vidas (Josué 2:12-13).

Permaneceu na fé. Sua fé não ficou restrita a presença dos espias, ela continuou confiando na promessa de livramento e aguardou o livramento. Ela atou o cordão de escarlata à janela. Quando a batalha de Jericó terminou, Raabe e seus entes queridos haviam sido poupados. Mais do que isso, as atitudes corajosas de Raabe pouparam não só sua vida, como também as dos membros de sua família. A promessa havia sido cumprida, pois Deus zela pela sua Palavra: E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração (Jeremias 29:13).
Amor ao próximo. A maior lição que podemos tirar desta passagem é o amor ao próximo. Será que teríamos a coragem mostrada por Raabe? Será que num momento de grande decisão iríamos nos lembrar de outras pessoas? A palavra nos diz que Raabe foi capaz de olhar além de si. Com seu ato de amor e bravura ela conseguiu poupar a própria vida como a vida de seus entes queridos. Suas obras revelam a sua fé.

Mudou de vida. O nome Raabe significa insolência, e simboliza o pecador arrependido salvo pela crença no sacrifício expiatório de Jesus. Sacrifício este, representado pelo fio escarlate pendurado à porta de sua casa. Não precisava mais se prostituir, ela quebrou a maldição de prostituição na sua vida, ela tinha sonhos, e se tornou uma mulher decente, tinha um lar, um povo, uma família em Israel vindo a ser esposa de Salmon, mãe de Boaz ascendente de Davi que foi ancestral de Nosso Senhor Jesus Cristo (Mateus 1:5).

Raabe tornou-se outra pessoa a partir do encontro com os representantes do povo de Deus. Ela agora tinha esperança. Ela tinha sonhos. Ela amava o Deus invisível, que era santo, justo e bom.

Deus usa quem Ele quer. Este texto nos revela que Deus pode usar os imperfeitos, os rejeitados, os inadequados para executar seus propósitos. Em toda Bíblia podemos constatar esta verdade:

- Deus usou Moisés que tinha Alguém com dificuldades na fala para ser seu porta-voz.
- Deus usou Gideão, um fraco, para defendê-lo.
- Deus usou Sara, uma mulher estéril, para ser mãe de uma nação.
- Deus usou Davi, um filho mais moço de quem ninguém da família sequer lembrava, para ser o rei mais inesquecível de seu povo.
- Deus usou Paulo, um perseguidor de cristãos, para levar o evangelho às nações.
- Deus usou Paulo, um perseguidor de cristãos, para levar o evangelho às nações.

Em nenhum momento a Bíblia relata que Deus procura super heróis para fazer sua obra nesta terra. Ele sabe que temos defeitos (que defeitos); Jamais a Bíblia relata que precisamos chegar ao pleno amadurecimento na fé para Ele nos usar. Muito pelo contrário, ele toma pessoas simples e comuns, de boa vontade para realizar sua obra. Veja o exemplo de Raabe, assim como Ele a usou, Deus promete usar-nos e, mediante essa experiência, aperfeiçoar-nos.

Guarde esse fio vermelho que você recebeu. Ele é um símbolo e será como sinal da promessa de Deus em sua vida, para que tu e tua casa sejam salvos! Essa é a promessa da Palavra de Deus.



Pregação feita na 17ª IEQ de Cascavel.
Cascavel – Pr.

13 comentários:

  1. Caro irmão.Acho um tanto infantil essa sua prática de incentivar o uso de símbolos na graça, à moda de Lei.Só estou dizendo isso porque procuro ser um cristão sincero.
    obs:seu blog estava na minha lista de blos indicados. Todavia, como não houve reciprocidade, será retirado.
    Toda glória a Iavé!

    ResponderExcluir
  2. pr_gilbertopratas@yahoo.com.br10 de junho de 2011 às 12:01

    Paz irmão.
    Tomo seu comentário como estímulo e incentivo, pois são com atitudes infantis (de crianças) que podemos agradar a Deus. Quanto a ser sincero, espero ser julgado por Deus pois acredito que a sinceridade está em nossos atos diário.
    Estive em seu blog para segui-lo, infelismente não encontre um local para me inscrever. Peço desculpas se não agredei ao irmão. Por independente de qualquer circunstância continuarei orando por você e sua família todos os dias, pois seu nome consta em meu livro de orações.
    Fique na paz de Criso

    ResponderExcluir
  3. pastor que da bom testemunho de cristo age assim quando atacado nao revida siga em frente amado de deus o senhor e contigo

    ResponderExcluir
  4. Gostei bastante desse estudo!

    ResponderExcluir
  5. Amém! Cordão de Fio de Escarlate = Sangue de Jesus derramado na cruz = Projeto de Salvação Coletiva =]

    ResponderExcluir
  6. Bonatti 30 de setembro 2012
    A paz do Senhor,meu querido entrei hoje pele primeira vez no blog e fiquei muito feliz em ler seu comentario foi muito bom me ajudou bastante pois alcansei o projeto que almejava.
    Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  7. Pastor,
    A paz do Senhor!
    Que estudo fantástico! Fiquei maravilhado com as explicações sobre o fio de escarlate. Que o nosso Deus maior o abençoe continuamente!
    Abração.

    ResponderExcluir
  8. A paz do Senhor
    muito bom,muito bom mesmo.DEUS continue abençoando.
    revelações da palavra so podem ser discernidas em ESPIRITO

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Ótimo estudo ,quem é espiritual entende.Que DEUS o abençoe

    ResponderExcluir
  11. 'Parabéns por se colocar como intrumentos nas mãos de deus e nos abençoar com esses estudos , maravilhoso edificou a mim bastante , só uma obs: Bem sei que o Senhor vos deu esta terra (Josué 2:8) , só que Bem sei que o Senhor vos deu esta terra e (Josué 2:9 ) A paz rmão que Deus continue te dando graça e sabedoria !

    ResponderExcluir
  12. Estava procurando justamente sber mais sobre o fio de escrlata é de Deus esse Blog Pastora Aline de Lima

    ResponderExcluir
  13. Maravilha!
    So pra complementa aqueles que estao em espírito santo vao entender.
    Salmos 22:6 e Isaías 53:5,10

    ResponderExcluir