Seja Bem Vindo!!!

Paz seja Convosco!!!

Depois de quase quatro anos sem nenhuma postagem (Precisamente 3 anos 9 meses e 18 dias), volto a ativa e Louvo a Deus por isso. Foi um período de tribulações, perdas materiais e muito planger. Porém, foi também um período de bençãos, quando ganhei mais três netos (um menino e duas meninas). É no deserto que podemos ter certeza que Deus jamais nos abandona (se fosse o contrário pereceríamos).

Um grande abraço!!!

Pastor Gilberto Pratas


O único caminho

O único caminho

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Pastor Gilberto Pratas: Salário e Dom

TEXTO BASE: ROMANOS 6:23

Caros irmãos em Cristo Jesus. Acabamos de ler no livro aos Romanos que: Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor. Este versículo nos trás grandes verdades que merecem nossa especial atenção, pois Deus em sua infinita sabedoria quer nos instruir através de sua Palavra.

Eu separei quatro itens para serem analisados: salário do pecado, morte, dom gratuito e vida eterna. Vamos então para tais meditações que poderá nos levar a compreender o plano de salvação de Deus para o homem.

● Salário do Pecado. Todos nós sabemos o significado da palavra salário. O salário é uma remuneração na forma de pagamento por algo que foi feito (salário do trabalhador, remuneração por uma prestação de serviço, etc...). Você sabe que somente se paga o salário a quem tem por direito ou por algo realizado. Da mesma forma salário do pecado significa uma remuneração, algo que você tem direito pelo pecado cometido. A Bíblia sagrada nos adverte com toda clareza possível que somos pecadores e que na condição de pecadores estamos afastados de Deus. E na condição de pecador estamos condenados à morte porque a remuneração para o pecado é a morte.

Adão e Eva receberam corpos glorificados exatamente como Deus era, foram colocados nos Paraíso (Éden) e assim como Deus não conheciam dor, sofrimento, tristeza, pecado, etc... Mas, havia uma proibição para eles (Gênesis 2:17): estavam proibidos de comer da ‘árvore do conhecimento do bem e do mal’. Deus sabia que eles iriam desobedecer por isso acrescentou a penalidade: ‘porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás”.

Então foi ali que se estipulou o valor da remuneração (salário) para o pecado (desobediência ou transgressão da Palavra de Deus) que é a morte.

● Morte. Observe que o pecado é um mal a ser extirpado, pois pior do que qualquer doença ele leva a morte. Morte! O que é a morte? Vimos que Adão e Eva não morreram imediatamente depois de consumada a desobediência, ao contrário viveram muitos anos e tiveram muitos filhos e filhas. Então não era da morte física que Deus estava se referindo. A Bíblia nos fala de três tipos de morte: morte física (I Crônicas 10:13) que deveria acontecer quando o homem envelhece e morre; Morte espiritual (Efésios 2:1) quando o pecado separa o homem de Deus; e morte eterna (Apocalipse 20:14) que é a morte definitiva em que o homem será lançado no Lago de Fogo e separado de Deus por toda a eternidade, sem possibilidade de volta.

O salário do pecado é a morte. Como já falei antes, todo ser humano tem um mal muito pior do que qualquer doença incurável e esse mal se chama pecado. Sua conseqüência para o ser humano é infinitamente maior do que qualquer doença pois enquanto a enfermidade pode apenas nos tirar a vida física o pecado é capaz de nos tirar a vida eterna. Deus nos tem advertido sobre esse mal.

O pecado se apresenta sob duas facetas:

Uma delas é a pratica de tudo aquilo que desagrada a Deus. Como no Caso de Adão e Eva que eles estavam proibidos de comer a árvore do conhecimento do bem e do mal e Eva (enganada ou não por Satanás) comeu, porém Adão não foi enganado ele simplesmente aceitou (por amor ou não a Eva) comer do fruto proibido. Observe que não foi Satanás que introduziu o pecado no mundo, mas sim Adão e Eva pela sua desobediência a Palavra de Deus. A forma com que Adão pecou foi deliberada pois ele tinha plena consciência de que aquilo era contrário a vontade de Deus. É o pecado consciente.

A segunda faceta do pecado envolve a Imperfeição herdada ou como quiserem a natureza pecaminosa, isto é a inclinação humana que herdamos para o pecado. Essa imperfeição é herdada, como se nós tivéssemos ela em nosso DNA e está presente em todos os seres humanos quando nasce e iremos levar conosco por toda a vida.

Observe que Adão e Eva eram perfeitos antes do pecado, mas no momento que eles pecaram imediatamente descobriram que eram criaturas caídas, pois perceberam que estavam nus. Da perfeição, manchados pelo pecado, desceram ao nível mais baixo do ser humano que é a condição de pecador e separados de Deus. De livre acesso a presença de Deus para uma condição de separado, que é a característica do homem pecador.

Mas... Deus ciente da situação caída do homem, condenado a morte, age com amor e mostra ao homem o caminho para a sua restauração.

● Dom Gratuíto. Dom é presente, algo que se dá por amor. E Deus em sua infinita bondade nos dá a vida eterna em Cristo Jesus. A Bíblia nos fala que Cristo morreu por nós, isto é, Cristo morreu em nosso lugar. Ele assumiu o lugar do pecador, embora Ele não tenha tido um pecado sequer. O salário do pecado (a condenação) que é a morte eterna Ele suportou em nosso lugar. Aquilo que por direito era nosso (a morte), Ele tomou o nosso lugar para que pudéssemos ter vida, e vida com abundância. Ele foi nosso substituto, pagou em nosso lugar o salário do meu, do teu, do nosso pecado. Por isso se diz que é um dom gratuito, pois foi dado a nós sem que nos o merecemos. Este dom é dado a todo ser humano independente de sua crença, religião, cor, posição social, nacionalidade, etc. É verdadeiramente dado a todos sem nenhuma exceção. Para Deus todos nós somos salvos em Cristo Jesus. O preço de nosso pecado já foi pago na cruz do Calvário e por isso nenhuma condenação há para aqueles que estão em Cristo Jesus.

Por isso é um dom. Foi dado a nós graciosamente. Não precisamos fazer nada para quitar essa dívida. Ela já foi paga de uma única vez, numa única parcela, com o Sangue derramado por Cristo Jesus lá na Cruz.

● Vida eterna. Somos dotados de uma vida material, vivemos nesta terra e a nós foi dado o livre arbítrio, isto é, temos a liberdade de escolha. Deus coloca diante do homem dois caminhos que nos levam a lugares totalmente opostos. Um caminho que nos leva a vida eterna com Cristo, e o outro que nos leva a morte eterna sem Cristo. O homem pode escolher o que ele quer para si mesmo. Se escolher o caminho que leva a Cristo, ou vida eterna, é preciso arrepender-se de seus pecados (a dívida foi paga, não existe nenhuma fatura que nos aponta como devedores), mas a mancha do pecado e a natureza pecaminosa ainda existem em nossa vida. Arrepender-se não requer nenhum esforço, basta tão somente que o homem chegue a presença de Deus, confesse seus pecados com sinceridade de coração, creia que esse presente nos foi dado por Cristo Jesus e que nós o aceitamos como Senhor e Salvador de nossa vida e que Ele morreu em nosso lugar e que ressuscitou da morte para nos dar a vida. É com esta confiança que devemos chegar a presença do Pai e tomarmos posse de nossa Salvação (vida eterna).

Lembre-se a vida eterna não é direito merecido por nós. É dom que vem pela Graça de Deus que nos ama e nos chama para servos em obediência.

A decisão está em suas mãos. Eu não posso decidir por você. Se você servir ao pecado receberá o justo salário que é a morte, porém se você servir a Deus, serás chamado de filho e receberas o dom da vida.


Pregação feita na
Igreja Evangélica Fonte de Água Viva.
Cascavel - Paraná.

Um comentário:

  1. Ola amigo legal o seu blog costaria de faze paceria de lik ou entre e contador conossos
    designer_sousa@hotmail.com

    acesse o meu blog http://umcontadordehistoriasnet.blogspot.com ate outra opotunidade...

    ResponderExcluir