Seja Bem Vindo!!!

Paz seja Convosco!!!

Depois de quase quatro anos sem nenhuma postagem (Precisamente 3 anos 9 meses e 18 dias), volto a ativa e Louvo a Deus por isso. Foi um período de tribulações, perdas materiais e muito planger. Porém, foi também um período de bençãos, quando ganhei mais três netos (um menino e duas meninas). É no deserto que podemos ter certeza que Deus jamais nos abandona (se fosse o contrário pereceríamos).

Um grande abraço!!!

Pastor Gilberto Pratas


O único caminho

O único caminho

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Pastor Gilberto Pratas: Pecado

TEXTO BASE: SALMO 51:2-4

Que a Paz de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo esteja no coração de cada um de vós.

Hoje é uma noite para reflexões. Lembro-me de já ter falado aqui acerca de que tudo o que o homem semear ele também ceifará, porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna.

O tema desta noite fala sobre o pecado. O pecado também é uma semente que foi plantada no coração dos homens e ele durante sua vida vive permitindo que essa semente germine, cresça e passe a dar frutos em sua vida.

Eu quero trazer este assunto que ao meu ver não parece bem esclarecido no meio evangélico. Haja visto que muitas pessoas vivem aterrorizados com a possibilidade de perderem a salvação se caírem no pecado, ao mesmo tempo que algumas pensam que têm uma boa compreensão do assunto, mas mostram sua ignorância ao insistirem que é possível chegar ao ponto da perfeição sem pecar nesta vida. Ambos estão errados, uma vez que a definição de pecado (hamartia) significa errar o alvo, isto é, falhar em atingir o alvo estabelecido por Deus.

Em outras palavras "pecado" é a prática daquilo que desagrada a Deus. O pecado envolve a IMPERFEIÇÃO HERDADA, ou seja, a inclinação pecaminosa que todos nós herdamos. A imperfeição é como uma doença hereditária, nenhum de nós pode fugir dela, é por isso que todos morremos fisicamente. Jesus foi um ser humano perfeito. Por ser perfeito ele não precisaria morrer, porém sua morte teve valor expiatório, ou seja, pode resgatar a humanidade da imperfeição.

É por isso que a Palavra de Deus nos fala em I João 1:8 que: se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. O homem vive errando o alvo, por mais perfeito que ele seja, por mais reto que ele se comporte ainda assim ele, vez por outra, erra o alvo.

É verdade que há várias formas de pecado, existem os pecados para morte, e não morte. Mas, independente de sua forma ou grau, é pecado, o alvo estabelecido por Deus saiu do foco, perdeu a mira.

Dessa forma o homem no estado não regenerado encontra-se na pior situação espiritual possível. O homem não regenerado está morto espiritualmente em ofensas e pecados, sendo portanto um escravo de satanás. Mas, não é destes que queremos falar, pois estou falando para pessoas, onde a grande maioria são pessoas convertidas e que já conhecem o caminho de Cristo e que já foram justificados diante de Deus. Você, como eu, sabe que nossa dívida foi totalmente paga (presente, passado e futuro) por Cristo no sacrifício da Cruz. Para Deus somos inocentes. Isto representa a nossa POSIÇÃO em Cristo. Nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus (Romanos 8:1). A Bíblia sagrada define perfeitamente a nossa posição como filhos de Deus: somos salvos. Porém, existe uma CONDIÇÃO na vida diária do ser humano e esta condição é ditada por nosso ESTADO no dia a dia. E sabemos que o ser humano está sujeito a chuvas e trovoadas neste tempo de peregrinação por esta terra.

Nosso ESTADO ou CONDIÇÃO perante Deus varia na proporção direta com que cooperamos com o Reino que é chegado a nós. Fomos regenerados e, portanto passamos por um processo de santificação, este processo não ocorre da noite para o dia. Ele irá ocorrendo dia a dia e o ser humano deverá ter esse objetivo e se esforçar para atingir a verdadeira santidade. A vara com que devemos nos medir é Cristo, Ele deve ser o nosso Padrão de medida, a Ele devemos imitar e tentar ser iguais a Ele. É verdade que ser igual a Ele é impossível, mas fazer as mesmas coisas que Ele fazia, se esforçar para acertar o alvo e assim obter o prêmio da salvação, deve ser sempre a nossa meta.

É a nossa CONDIÇÃO perante Deus que ira determinar se fomos aprovados ou não. Ai você pode estar pensando: Então a salvação depende de mim? Não, não é isso que eu quero dizer, pois a salvação é DOM gratuito de Deus. É um presente para você, mas como se trata de um presente você pode ou não aceitá-lo. Essa é a diferença entre POSIÇÃO E CONDIÇÃO, na posição o presente foi dado a todos (sem exceção) e a CONDIÇÃO é somente para aqueles que aceitaram esse presente e lutam com todas as suas forças para que nada venha arrebatá-lo de nossas mãos.

Então, se eu recebi o presente, e o aceitei, não vou pecar mais? Pois está escrito: Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode pecar, porque é nascido de Deus (I João 3:9). Muitas pessoas se apegam a este versículo para dizer que são santos. Eu diria que estas pessoas estão enganando a si mesmas. O cristão, mesmo estando em alto grau de santificação ainda está sujeito ao pecado e como já dissemos uma vez ou outra irá pecar. O que este versículo quer dizer é que o cristão não irá mais praticar o pecado (observe que praticar quer dizer hábito contínuo, e é diferente de cometer que quer dizer ação eventual).

Muitas vezes encontramos pessoas que participam de uma assembléia de santos e, no entanto o seu dia a dia é corrompido pelo pecado. Tenho visto pessoas que batem no peito que são salvas e, no entanto sua vida é consumida pela soberba. Esse câncer se tornou tão letal na vida destas pessoas que elas próprias não vêem (ou não querem ver) que esse mal os está consumindo.

O soberbo se sente auto-realizado querendo mostrar-se aos outros a qualquer preço, querendo despertar a inveja e a admiração dos outros, como se isso elevasse sua estima ao máximo e lhe trouxesse prazer. É um sentimento de superioridade que leva a manifestações ostensivas sem fundamento algum. O soberbo procura fingir ser o que não é, uma vez que acredita ser melhor do que os outros, acreditar ser melhor no que faz, no que decide, na sua capacidade de resolver situações.

Por outro lado a Igreja tem feito de seus referenciais grandes ídolos como o bezerro de ouro erguido pelo povo de Israel no deserto (Êxodo 32:4). Isto é, mesmo de forma mascarada, o pecado da idolatria e com toda certeza iremos pagar um alto preço, pois a Lei da Semeadura continua valendo ainda hoje. A Igreja que plantar idolatria, vai colher coisa ruim. Enquanto se paga verdadeiras quantias para um pregador ou um cantor se apresentar por duas ou três horas deixamos missionários passando fome por este Brasil e mundo a fora. E para justificar suas idolatrias falam que o missionário que esta passando fome é porque está em desobediência. Quanta hipocrisia, quanta prepotência, quanta arrogância, quanta vaidade daqueles que se tornaram lideres e famosos as custas da Palavra de Deus e porque Ele os constitui.

A soberba tem muitos filhos: orgulho, vaidade, vangloria, arrogância, prepotência, presunção, auto suficiência, amor próprio e exibicionismo. É na verdade um dos maiores males existentes entre o povo que se diz cristão. É um pecado e por ser pecado leva a morte eterna.

Portanto, irmãos, não podemos encarar o pecado como algo que já foi perdoado e abusarmos desta situação. Pois cada pecado que cometermos nesta terra terá sem dúvida alguma uma punição de forma apropriada por Deus. A Bíblia fala que a raiz de todos os nossos males é o pecado. O pecado separa o homem de Deus. Deus nos criou para que tivéssemos um relacionamento com Ele. Fomos feitos para isso e precisamos de Deus. Todavia, a nossa rebelião em viver sem obedecer a Deus trouxe a condenação de uma vida separada de Deus aqui e na eternidade.

Você que já está posicionado na presença de Deus não precisa ficar amedrontado com a possibilidade de perder a salvação, pois temos Cristo que é nosso advogado diante do Pai, e se pecarmos e confessarmos nosso pecado, Ele é fiel para nos Perdoar. Lembre-se que nosso esforço em ser bom não nos contemplará com a salvação, mas ajudará a evitar que a mão corretiva de Deus venha sobre nós.

Eu, no inicio deste texto falei em reflexão. Se meus esforços não me garantem a salvação. Se, sei que todos pecamos. Então como fazer para garantir meu lugar no Reino de Deus? Não existe nada que possamos fazer para ter essa garantia, mas a Bíblia nos orienta de que apenas os que procuram plantar e colher em si mesmos os frutos do espírito se tornam filhos de Deus e não precisam mais sair da casa do Pai quando chegar a hora.

Portanto é hora de pedir ao Pai: Lava-me completamente da minha iniqüidade, e purifica-me do meu pecado. Pois eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim.

Amém.

Pregação feita na
Igreja Evangélica Fonte de Água Viva
Cascavel- Pr

Um comentário:

  1. Olá Pastor Gilberto,
    É bom ter o senhor de volta aqui conosco. Deus o abençoe.
    Wilson - Designer de Cristo

    ResponderExcluir