Seja Bem Vindo!!!

Paz seja Convosco!!!

Depois de quase quatro anos sem nenhuma postagem (Precisamente 3 anos 9 meses e 18 dias), volto a ativa e Louvo a Deus por isso. Foi um período de tribulações, perdas materiais e muito planger. Porém, foi também um período de bençãos, quando ganhei mais três netos (um menino e duas meninas). É no deserto que podemos ter certeza que Deus jamais nos abandona (se fosse o contrário pereceríamos).

Um grande abraço!!!

Pastor Gilberto Pratas


O único caminho

O único caminho

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Pastor Gilberto Pratas: Muitos Serão Chamados, Mas Poucos Serão Escolhidos

TEXTO BASE: MATEUS 22:14

Esta palavra nos fala de julgamento e separação. Separação dos escolhidos e dos rejeitados. O Chamado vem de Deus, é feito em parte das populações até atingir todos. Isto pode ser evidenciado na parábola das bodas quando foram chamados os convidados que por seus muitos afazeres não aceitaram o convite e depois foi estendido a todos os que se encontravam pelas estradas. A todos foi feito o chamado, pois Deus não faz acepção de pessoas e isto ficou provado quando Cristo Jesus com sua morte na cruz nos purificou e nos deu novas vestiduras.

Mas a Bíblia nos fala que embora muitos tenham sido chamados poucos serão escolhidos. E se olharmos para a história bíblica veremos que todas as vezes que Deus interveio com juízo sobre os homens poucas pessoas foram escolhidas. É o caso de Noé quando Deus operou o dilúvio sobre a raça humana e apenas oito pessoas foram salvas (Noé, sua esposa, seus três filhos e as esposas dos filhos). Da mesma forma aconteceu sobre Sodoma e Gomorra quando estas cidades foram destruídas e apenas quatro pessoas saíram e somente três sobreviveram (Ló e suas duas filhas). Não será diferente quando Cristo voltar para buscar a sua Igreja, pois o livro de Apocalipse revela em seu capítulo doze que somente o filho varão da mulher grávida será arrebatado, se atentarmos nas entrelinhas desta passagem podemos verificar que a mulher grávida representa a igreja visível (não salva) e o feto representa a igreja invisível e que será salva no arrebatamento. Este panorama nos mostra que apenas 5% das pessoas que se dizem cristãos na volta de Cristo serão arrebatadas.

Por que isso acontece?
Isto acontece porque são muitos os “crentes” mas poucos os nascidos de Deus. A Palavra Deus nos dá uma resposta especifica para esta pergunta, onde diz:
“Sabes, porém, isto, que nos últimos dias sobrevirá tempos trabalhosos porque haverá homens amantes de si mesmo, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobediente aos pais, ingratos e profanos, sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para os bons, traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus” II Timóteo 3.

Observe que muitos destes homens estarão cegos pelas ilusões deste mundo. São pessoas que mesmo sendo chamadas não aceitaram o convite e contaminaram suas vestimentas com obras das carne, com maus pensamentos que procedem do coração. Poucos estão dispostos a abrir mão de sua vontade para seguir a Deus em obediência. Muitos até conheceram a Palavra mas se deixaram enredar por raízes de amargura e os seus muitos afazeres os deixaram sem tempo para Deus. E a palavra é clara quando diz que todo aquele que pegou no arado e olha para trás não é apto para o Reino de Deus.

Para ser um dos escolhidos é necessário a reconciliação com Deus que irá restaurar a pessoa e suas vestes serão trocadas por novas e limpas. É isto o que nos diz a Parábola das Bodas: Não basta ser convidado é preciso estar com as vestes nupciais.

Por isso... Nem todos que diz: Senhor, Senhor... estarão entre os escolhidos.

Pois para ser escolhido é necessário ouvir a voz do Senhor que diz: Eis que estou a porta e bato, se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo (Apocalipse 3:20); Crer em Cristo Jesus e crendo entrar pela porta estreita (renunciar as obras da carne); fazer a vontade do Pai (ser obediente a sua Palavra); viver em santidade (participar do fruto do Espírito).

Ser escolhido depende de cada um de nós (por isso Deus nos deu o livre arbítrio), depende tão somente de fazermos a vontade do Pai para sermos bem-aventurados e herdar a vida eterna.

Não basta apenas acreditar é necessário assumir a fé e colocá-la em prática. A posse do Reino exige ação, atitude, coragem, audácia e valentia, pois para sair do reino das trevas precisamos ser mais fortes do que ele.

Não quero dizer com isso que você precisa ser um super homem, uma super mulher, não, longe disso, não é com força que iremos vencer batalhas, mas precisamos ter coragem para agir de acordo com o caminho mostrado por Cristo Jesus.

Nós fomos chamados para sermos pescadores de homens, pregarmos as boas novas, ser o sal da terra e a luz do mundo.

Lembre-se que o conhecimento da verdade nos dá a certeza que para estar entre os escolhidos não basta apenas ser membro de uma igreja, cumprir os rituais e doutrinas, contribuir financeiramente (embora isto faça parte da obediência), é preciso muito mais: A mensagem da cruz deve estar em nosso coração e gerar arrependimento, conversão e o nascer de novo da água e do Espírito transformando-nos em novas criaturas lavadas e remidas pelo Sangue do Cordeiro.

Amém.

Pregação feita na
Igreja 8ª IEQ de Cascavel
Cascavel, 18.07.2010.

Pastor Gilberto Pratas: Acalmando Tempestades


TEXTO BASE: MARCOS 4:35-41

Nos últimos dias presenciamos através da imprensa que vários pontos do planeta foram assolados por chuvas torrenciais que trouxeram muita dor e prejuízo, é o caso das enchentes no nordeste onde cidades foram arrasadas, na china onde mais de setecentas pessoas morreram e outras centenas estão desaparecidas.

As tempestades são provações.
As tempestades sempre existiram.
As tempestades são inesperadas.
As tempestades são perigosas.
As tempestades são incontroláveis pelo ser humano.
As tempestades normalmente são maiores do que nossas forças.
As tempestades acontecem a todos.
As tempestades são passageiras, não duram para sempre.
As tempestades são surpreendentes pois podem modificar o cenário.

No texto de hoje lemos que Jesus convidou os seus discípulos para passarem a outra margem. No meio da travessia eles foram surpreendidos por forte tempestade. Ansiosos e temendo pela própria vida despertaram a Cristo que dormia. A reação de Cristo ao acordar foi de decepção e de repreensão.

Se transportarmos esta passagem para os nossos dias veremos que embora os tempos mudaram, o homem avançou em conhecimento suas reações ante as tempestades da vida são as mesmas vistas nos discípulos de Cristo: ansiedade e medo.

Podemos dizer que as tempestades não escolhem pessoas, todos sem nenhuma exceção estão sujeitos as tempestades. Mesmo você sendo uma pessoa obediente a Palavra de Deus, mesmo Cristo estando presente em sua vida as tempestades podem aparecer subitamente, e quando elas aparecem trazem consigo dor, sofrimento, desespero, temor, etc.

Mas, observamos que mesmo em meio à tempestade Cristo dormia e, muitos não entendem a tranqüilidade d’Ele em meio aquela tormenta. Os próprios discípulos perguntavam: Não importa que perecemos?

Nesta passagem podemos distinguir um “crente” de um “cristão”, enquanto os primeiros crêem em tudo ou em qualquer coisa, os segundos (cristãos verdadeiros) crêem naquele que os chamou. Cristo havia convidado para passarem a outra margem, e com toda certeza o final da viagem seria na outra margem.

Hoje Cristo nos convida também. Ele nos convida para uma eternidade junto ao Pai, em nenhum momento Ele declarou que nesta viagem não passaríamos por tempestades. Muito pelo contrário, Ele nos alega que no mundo teríamos aflições, mas também nos conforta dizendo, tende bom ânimo, eu venci o mundo. Essa afirmação de Cristo nos dá a certeza de que se Ele venceu o mundo, nós também somos vencedores, mais que vencedores em Cristo Jesus.

As tempestades vêem, mas sabemos que elas são passageiras, que o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem ao amanhecer. Se Cristo está conosco, quem poderá ser contra nós? Nossos inimigos cairão por terra, pois aquele que até o vento e o mar lhe obedecem é o Mestre Supremo, é o abençoador é quem tem liberdade para abençoar o aflito.

Cristo ficou decepcionado com a falta de fé daqueles homens, pois eles o conheciam, tinham visto os milagres e maravilhas que Ele havia realizado. Então os repreendeu: porque sois tão tímidos? Porque não tendes fé?

Aqueles homens se esqueceram que a fé permite assumir parte de sua missão e que jogar tudo sobre Ele é demonstrar ser fracos e medrosos na fé.

Por isso quando a tempestade chegar, lembre-se que você está do lado do Rei dos Reis, Senhor dos Senhores e que nada poderá lhe atingir, mil cairão ao teu lado, dez mil a tua direita, mas você não sofrerá dano algum. Clama somente a Ele e deixe Ele te guiar em meio à tempestade, lembre-se que Ele é Fiel. Lembre-se que as provas não vieram para te destruir, mas para te fortalecer. Lembre-se ainda que todo aquele que crer verá a glória de Deus e que os sinais seguirão todos os que crerem.

Amém.

Pregação feita na
Igreja 8ª IEQ de Cascavel
Cascavel, 19.07.2010.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Pastor Gilberto Pratas: Um Abismo Chama Outro Abismo

TEXTO BASE: SALMO 42:7

O dicionário ON-LINE da língua portuguesa define a palavra abismo como: a)grande profundidade que se supõe insondável e tenebroso; b)coisa ou ser misterioso e incompreensível, ou seja, mistério; c)grande separação.

O versículo dehoje nos leva a uma profunda meditação e qualquer que seja a conclusão que chegarmos sabemos que em todas as coisas um abismo chama outro abismo. Se você pensar em maldade, um abismo de maldade chama outro abismo de maldade; um abismo de pecado chama outro abismo de pecado, porém se você procura um abismo de pureza encontrará abismos de pureza em sua vida.

Entendo então que todo aquele que procura por um abismo correrá o risco de entrar nas profundezas de coisas nunca antes vividas, isto em qualquer área da vida. Por isso eu lhes digo que se nos entregarmos aos abismos de Deus poderemos viver um verdadeiro e genuíno avivamento.

Quando eu digo entrarmos nos abismos de Deus não quero dizer das coisas superficiais existentes em nossa vida e que chamamos de avivamento, pois estas coisas são pequenos buracos e estão muito longe de um abismo. Não sou eu quem digo e sim a Palavra de Deus que nos afirma:

As coisas que os olhos não viu, e o ouvido não ouviu,
e não subiram ao coração do homem, são as coisas
que Deus preparou para os que o amam. (I Corintios 2:9)

Então, só mudaremos se entrarmos em abismos mais profundos pois as coisas de Deus são profundas. Logo Deus tem abismos preparados para os verdadeiros corajosos, que estão ainda encobertos mas a disposição para os que tiverem a coragem de se lançarem nestes abismos.

Por isso devemos viver a verdade, pois nada se mantém através de uma construção mal feita, sem planejamento, mal organizada e sem alicerces fortes. Não devemos construir nosso palácio em cima de areia mas sim sobre rocha firme. E essa rocha é Deus que nos dá estrutura suficiente para não cairmos frente às tempestades da vida. Lembre-se que temos um compromisso com o objetivo divino que é o de manter a harmonia, a paz e a dignidade humana.

Muitos estão em abismos negros e profundos e suas vidas vão de mal a pior, outros vivem pesadelos e são constantemente angustiados pela dúvida e pelo pecado. Esquecem que no Calvário nossos pecados foram perdoados e Satanás foi derrotado. Então por que continuar vivendo em afrontas e abatimentos?

É necessário aprender a conquistar nossa alma. O nosso pior inimigo está dentro de nós, fomos escravizados por Satanás no passado, mas agora estamos libertos, precisamos então tomar posse da nova vida que Deus tem para nós.

Como tomar posse?

1º - Conhecer a verdade. Quem sou eu; qual é a minha personalidade; quais são os meus desejos; o que eu valorizo; o que eu abomino; o que eu sou e o que Deus quer que eu seja; quais são as franquezas da minha alma, onde o inimigo pode me escravizar; Aqui você abre o coração, sai das trevas para a luz.

Porque a Palavra de Deus é viva, e eficaz,
e mais cortante do que qualquer espada
de dois gumes, e penetra até ao ponto
de dividir alma e espírito, juntas e medulas,
e apta para discernir os pensamentos e
propósitos do coração. (Hebreus 4:12)

2º - Identificar contradições. Todos os dias somos testados. Somos puxados para direções opostas daquelas que julgamos ser corretas. Paulo relata em Romanos 7:15-25 sua luta interior. Por isso é necessário a identificação das contradições para não nos tornarmos vítimas delas.

3º - Cancelar a acusação. Se nossa divida já foi paga e a duplicata já foi rasgada, porque então ainda vivemos com acusação no nosso coração?

Havendo riscado o escrito de dívida que havia
contra nós nas suas ordenanças, o qual nos era contrário,
removeu-o do meio de nós, cravando-o na cruz;
e, tendo despojado os principados e potestades, os exibiu
publicamente e deles triunfou na mesma cruz.(Col 2:14-15)

Agora, pois, já nenhuma condenação há para
os que estão em Cristo Jesus.(Romanos 8:1)

4º - Identificar áreas de franquezas sob o controle do inimigo. Nestas áreas de fraqueza o inimigo prevaleceu no passado e deixou suas marcas; Devemos fortalecer nossa vontade no Senhor, para sermos libertos. Essa libertação é uma reconquista da nossa vontade soberana.

Ele vos vivificou, estando vós mortos nos
vossos delitos e pecados, nos quais outrora
andastes, segundo o curso deste mundo,
segundo o príncipe das potestades do ar,
do espírito que agora opera nos filhos
de desobediência, entre os quais todos nós
também antes andávamos nos desejos da
nossa carne, fazendo a vontade da carne e
dos pensamentos; e éramos por natureza
filhos da ira, como também os demais. (Efesios 2:1-3)

5º - Buscar a Cristo. Entrar com confiança no santíssimo lugar, baseados na propiciação que há pelo sangue de Jesus; buscando refúgio, socorro, a força do Senhor, a virtude que só em Deus há, deixar Deus acrescentar, derramar, encher, limpar, purificar, sanar, curar, libertar. Jamais confiar em nossas forças.

Nisto conheceremos que somos da verdade,
e diante dele tranqüilizaremos o nosso coração;
porque se o coração nos condena, maior é Deus
do que o nosso coração, e conhece todas as coisas.
Amados, se o coração não nos condena,
temos confiança para com Deus; e qualquer
coisa que lhe pedirmos, dele a receberemos,
porque guardamos os seus mandamentos,
e fazemos o que é agradável à sua vista. (I João 3:19-22)

Assim agindo, poderemos conhecer as profundezas que Deus tem preparado para cada um de nós. Que o Senhor te abençoe com esta meditação!

Pregação feita na
17ª Igreja do Evangelho Quadrangular
Cascavel/Paraná

terça-feira, 13 de julho de 2010

Pastor Gilberto Pratas: Um Milagre Vai Acontecer

TEXTO BASE: MARCOS 3:1-6

E outra vez entrou na sinagoga, e estava ali um homem que tinha uma das mãos mirrada. E estavam observando-o se curaria no sábado, para o acusarem. E disse ao homem que tinha a mão mirrada: Levanta-te e vem para o meio.

E perguntou-lhes: É lícito no sábado fazer bem, ou fazer mal? salvar a vida, ou matar? E eles calaram-se. E, olhando para eles em redor com indignação, condoendo-se da dureza do seu coração, disse ao homem: Estende a tua mão. E ele a estendeu, e foi-lhe restituída a sua mão, sã como a outra.

E, tendo saído os fariseus, tomaram logo conselho com os herodianos contra ele, procurando ver como o matariam.

Nas entrelinhas destes versículos Jesus quer nos instruir para que tenhamos uma vida próspera, saudável e feliz. É claro que todo homem deseja estas três coisas em sua vida independente de sua religião, cor, posição social, nacionalidade, ... Todos sem exceção desejam e querem ser prósperos, saudáveis e felizes.

Porém, alguns de vocês podem estar em um situação desesperadora, para alguns parece que não existe mais solução, que o tempo acabou e que não há mais nada a fazer senão amargar a derrota, não existe mais esperança, aparentemente tudo esta perdido.

Eu lhe digo algo hoje, enquanto você vê o final, a morte, Deus vê a oportunidade de demonstrar a Sua grandeza, o Seu Poder. Veja o exemplo de Lázaro: Foi necessário que Lázaro morresse para que Deus fizesse um milagre sobrenatural e diferente na vida dele. Se Cristo tivesse vindo a tempo (encontrando ele com vida) Lázaro seria curado e um milagre como tantos outros teria acontecido, mas, Cristo queria um milagre que fosse comentado em todo o mundo que ficasse marcado nos anais da história bíblica e que mostrasse a grandiosidade do Poder de Deus manifestado na vida de Lázaro.

Dos versículos lidos acima poderíamos tirar muitas lições: poderíamos falar sobre a inveja cujo foco é a disputa religiosa desenvolvida pelos fariseus, herondianos e outras facções religiosas da época; poderíamos ainda discorrer sobre o legalismo judaico de que no sábado não se poderia efetuar nenhum trabalho e muito menos alguém ser curado; poderíamos ainda falar sobre os falsos cristãos cujos corações estão endurecidos; porém o que Deus quer que venhamos a falar é sobre os milagres em nossa vida.

Por isso eu lhe digo: nada está perdido!!!

Porém, se você espera de Deus um milagre como se fosse uma mágica, com toda certeza este milagre não irá acontecer, pois para que aconteça um milagre em sua vida não depende só da ação de Deus, mas depende também da participação de você, de sua parceria. Um milagre só irá acontecer com a parceria do Criador com a criatura. É isso que Paulo afirma em I Corintios 3:9 que somos cooperadores de Deus.

As grandes conquistas humanas surgiram da parceria de Deus com sua criação. Gideão tinha uma visão física pavorosa da batalha que iria enfrentar e vencer, mas uma visão espiritual gloriosa; o cego teve de lavar seu olhos no tanque de Siloé depois que Cristo untou seus olhos com lodo, para depois enxergar.

Então: Se Deus tem operado tanto o querer como o realizar sua vontade, o que devemos fazer para sermos parceiros de Deus e ver um milagre ser realizado em nossas vidas?

A Palavra de hoje nos fala de três coisas:

Levante-se: Os princípios de Deus para sua vida nunca vão mudar. É necessário em nossas vidas uma fé sólida. Se somos filhos de Deus, devemos ter atitudes semelhantes as de Deus, agindo como filho teremos resultados do Pai. Você pode estar caído, estar diante do que parece impossível, derrotado, no fundo do poço, em um beco sem saída, porém, a Palavra de Deus nos diz em Gênesis 18:34: Existe alguma coisa impossível para Deus? O que é impossível para você hoje se transformará no milagre de amanhã. Deus quer fazer um milagre em sua vida. Por isso Ele diz: Levante-se.

Deus tem para você uma história de vitória, de conquistas, de sucesso e realizações; Deus não te chamou para viver caído, cansado, oprimido, apagado sem realizações. Deus te chamou para ser mais do que vencedor em Cristo Jesus.

Observe o que Deus fez na vida aquele homem cujo filho tinha um espírito que o impedia de falar (Marcos 9:14-23). Jesus disse para aquele homem: Tudo é possível aquele que crê. Aquele homem (pai) estava desiludido, já tinha procurado de tudo para salvar seu filho, ele procurou médicos, procurou ajuda na religião, procurou ajuda dos discípulos de Cristo, mas ninguém podia ajudá-lo. Então ele levantou-se e buscou a ajuda de Cristo. Apesar de se sentir derrotado, ele ainda possuía um combustível infalível: a fé. E quem tem fé jamais será derrotado. Lembre-se Deus jamais falará com você se você estiver caído, portanto, levante-se.

Vem para o meio: Isto quer dizer: acredite no seu milagre, envolva-se com Cristo, fale de seus problemas para Deus, coloque para fora sua dor, sua tristeza, sua angustia. Se você quer um milagre, seja sincero, abra o seu coração, confesse seus pecados. Se você quer ser curado reconheça que está doente. Se você quer ser perdoado reconheça que és pecador. Sim, você tem de reconhecer a causa do seu problema. Este é o grande passo a ser dado, reconhecer a causa do que esta nos afligindo.

Deus quer que você se envolva com Ele. Lembre-se que Deus trabalha por nós e que Satanás trabalha contra nós. Lembre-se ainda que o maior milagre que pode acontecer hoje neste lugar com qualquer um de nós não irá de forma alguma acontecer fora de nós, mas o grande milagre deve acontecer dentro de nós. Deus quer fazer um grande e maravilhoso milagre em sua vida, Ele quer mudar sua vida, Ele quer mudar seu coração.

Estende a mão: Isto quer dizer que devemos colocar a nossa fé em movimento. Deus não se esqueceu de você, Ele tem um tempo certo para agir. Nunca devemos esperar pouco de Deus. Devemos esperar sempre grandes coisas de Deus, pois este Deus do qual falamos é o Senhor do Senhores, o Rei dos Reis, o Senhor dos Exércitos, o Deus do impossível. Lembre-se de que nossos sonhos são pequenos demais diante da Grandeza de Nosso Deus e de tudo o que Ele tem preparado para cada um de nós. Veja o exemplo daquele coxo prostrado na porta Formosa (Atos 3). Aquele homem só foi curado quando agiu com fé, estendendo sua mão para Pedro. Nosso milagre só acontece depois de nosso ato de fé. Foi assim com Naamã, foi assim com a viúva de Sarepta que fez a refeição para Elias com as derradeiras coisas que possuía; foi assim com a viúva do discípulo de Eliseu. Todos necessitaram de um ato de fé. O coxo ao ser tocado por Pedro teve seus músculos, artelhos restaurados. Assim também será com você. Embora todas as circunstâncias pareçam sem solução, Deus espera que você jamais venha desistir, que jamais se afastes d’Ele por qualquer motivo.

Muitos estão desistindo no meio do caminho, mas eu vos digo: não é tempo de parar, temos de seguir adiante, confiar nas Palavras de Cristo: No mundo tereis aflição, mas tende bom ânimo, pois eu venci o mundo.

Lembre-se somos vencedores, mais do que vencedores em Cristo Jesus, Ele deverá ser nossa meta nosso alvo, é para Ele que nossos olhos devem estar voltados e nossas mãos estar estendidas pois, Ele jamais nos desamparará e é d’Ele que vem o nosso consolo, a nossa vitória.

Deus hoje está pronto para fazer um milagre acontecer em sua vida.

Portanto: Levante-se, vem para o meio, estende suas mãos.


Pregação feita na 1ª Igreja do Evangelho Quadrangular.
Francisco Alves – Pr. 10.07.2010

sexta-feira, 9 de julho de 2010