Seja Bem Vindo!!!

Paz seja Convosco!!!

Depois de quase quatro anos sem nenhuma postagem (Precisamente 3 anos 9 meses e 18 dias), volto a ativa e Louvo a Deus por isso. Foi um período de tribulações, perdas materiais e muito planger. Porém, foi também um período de bençãos, quando ganhei mais três netos (um menino e duas meninas). É no deserto que podemos ter certeza que Deus jamais nos abandona (se fosse o contrário pereceríamos).

Um grande abraço!!!

Pastor Gilberto Pratas


O único caminho

O único caminho

quarta-feira, 31 de março de 2010

Os Três Conselhos...


Um casal de jovens recém-casados, era muito pobre e vivia de favores num sitio do interior. Um dia o marido fez a seguinte proposta a esposa:Querida eu vou sair de casa, vou viajar para bem longe, arrumar um emprego e trabalhar até ter condições para voltar e dar-te uma vida mais digna e confortável. Não sei quanto tempo vou ficar longe, só peço uma coisa, que você me espere e, enquanto estiver fora, seja fiel a mim, pois eu serei fiel a você.

Assim sendo o jovem saiu. Andou muitos dias a pé, até que encontrou um fazendeiro que estava precisando de alguém para ajudá-lo em sua fazenda. O jovem chegou e ofereceu-se para trabalhar, no que foi aceito.Pediu para fazer um pacto com o patrão, o que também foi aceito.

O pacto seria o seguinte: - Me deixe trabalhar pelo tempo que eu quiser e quando eu achar que devo ir, o Senhor me dispensa das minhas obrigações. Eu não quero receber o meu salário. Peço que o Senhor o coloque na poupança, até o dia em que eu for embora. No dia em que eu sair o Senhor me dá o dinheiro e eu sigo o meu caminho.Tudo combinado.

Aquele jovem trabalhou durante vinte anos, sem férias e sem descanso. Depois de vinte anos chegou para o patrão e disse: - Patrão, eu quero o meu dinheiro, pois estou voltando para a minha casa.

O patrão então lhe respondeu: - Tudo bem, afinal, fizemos um pacto e vou cumpri-lo, só que antes, quero lhe fazer uma proposta, tudo bem? Eu lhe dou todo o seu dinheiro e você vai embora ou eu lhe dou três Conselhos e não lhe dou o dinheiro e você vai embora. Se eu lhe der o dinheiro eu não lhe dou os conselhos e se eu lhe der os conselhos eu não lhe dou o dinheiro. Vá para o seu quarto, pense e depois me de a resposta.

Ele pensou durante dois dias, procurou o patrão e disse-lhe: - Quero os três conselhos. O patrão novamente frisou: - Se lhe der os conselhos, não lhe dou o dinheiro. E o empregado respondeu:- Quero os conselhos.O patrão então lhe falou:

01) Nunca tome atalhos em sua vida, caminhos mais curtos e desconhecidos podem custar a sua vida; 02) Nunca seja curioso para aquilo que é mal, pois a curiosidade pro mal pode ser mortal; 03) Nunca tome decisões em momentos de ódio ou de dor, pois você pode se arrepender e ser tarde demais.

Após dar os conselhos, o patrão disse ao rapaz, que já não era tão jovem assim:- Aqui você tem três pães, dois para você comer durante a viagem e o terceiro é para comer com sua esposa quando chegar a sua casa.O homem então, seguiu seu caminho de volta, depois de vinte anos longe de casa e da esposa que ele tanto amava.

Após o primeiro dia de viagem, encontrou um andarilho que o cumprimentou e lhe perguntou: - Pra onde você vai? Ele respondeu: - Vou para um lugar muito distante que fica a mais de vinte dias de caminhada por esta estrada. O andarilho disse-lhe então: - Rapaz, este caminho é muito longo, eu conheço um atalho que “é dez” e você chega em poucos dias.

O rapaz contente, começou a seguir pelo atalho, quando lembrou-se do primeiro conselho, então voltou e seguiu o caminho normal. Dias depois soube que o atalho levava a uma emboscada. Depois de alguns dias de viagem, cansado ao extremo, achou uma pensão à beira da estrada, onde pôde hospedar-se. Pagou a diária e após tomar um banho deitou-se para dormir. De madrugada acordou assustado com um grito estarrecedor. Levantou-se de um salto só e dirigiu-se à porta para ir até o local do grito. Quando estava abrindo a porta, lembrou-se do segundo conselho. Voltou, deitou-se e dormiu.

Ao amanhecer, após tomar o café, o dono da hospedagem lhe perguntou se ele não havia ouvido um grito e ele disse que tinha ouvido. O hospedeiro disse: E você não ficou curioso? ele disse que não. No que o hospedeiro respondeu: - Você é o primeiro hóspede a sair vivo daqui, pois meu filho tem crises de loucura; grita durante a noite e quando o hospede sai, mata-o e enterra-o no quintal.

O rapaz prosseguiu na sua longa jornada, ansioso por chegar a sua casa. Depois de muitos dias e noites de caminhada… Já ao entardecer, viu entre as árvores a fumaça de sua casinha, andou e logo viu entre os arbustos a silhueta de sua esposa. Estava anoitecendo, mas ele pôde ver que ela não estava só. Andou mais um pouco e viu que ela tinha entre as pernas, um homem a quem estava acariciando os cabelos. Quando viu aquela cena, seu coração se encheu de ódio e amargura e decidiu-se a correr de encontro aos dois e a matá-los sem piedade. Respirou fundo, apressou os passos, quando lembrou-se do terceiro conselho. Então parou, refletiu e decidiu dormir aquela noite ali mesmo e no dia seguinte tomar uma decisão.

Ao amanhecer, já com a cabeça fria ele disse: - Não vou matar minha esposa e nem o seu amante. Vou voltar para o meu patrão e pedir que ele me aceite de volta. Só que antes, quero dizer a minha esposa que eu sempre fui fiel a ela. Dirigiu-se à porta da casa e bateu. Quando a esposa abre a porta e o reconhece, se atira ao seu pescoço e o abraça afetuosamente. Ele tenta afastá-la, mas não consegue. Então com lágrimas nos olhos, lhe diz: - Eu fui fiel a você e você me traiu. . .

Ela espantada lhe responde: - Como? Eu nunca te trai, esperei durante esses vinte anos. Ele então lhe perguntou:- E aquele homem que você estava acariciando ontem ao entardecer? E ela lhe disse: - Aquele homem é nosso filho. - Quando você foi embora, descobri que estava grávida. Hoje ele está com vinte anos de idade.

Então o marido entrou, conheceu, abraçou seu filho e contou-lhes toda a sua historia, enquanto a esposa preparava o café. Sentaram-se para tomá-lo e comer juntos o último pão. Após a oração de agradecimento, com lagrimas de emoção, ele parte o pão e ao abri-lo, encontra todo o seu dinheiro, o pagamento por seus vinte anos de dedicação.

Muitas vezes achamos que o atalho “queima etapas” e nos faz chegar mais rápido, o que nem sempre é verdade… Muitas vezes somos curiosos, queremos saber de coisas que nem ao menos nos dizem respeito e que nada de bom nos acrescentará… Outras vezes, agimos por impulso sem refletir sobre nossos atos e suas conseqüências e fatalmente nos arrependemos depois…

Espero que você se lembre sempre deste três conselhos, e nunca esqueça de confiar em DEUS, ainda que seja mais desfávoravel a circuntância em que você se encontra!!!

Fonte: Autor Desconhecido
extraído do blog: www.ieq-portugal.blogspot.com

terça-feira, 30 de março de 2010

Pastor Gilberto Pratas: Ser Cristão


Uma das coisas que está em moda em nossos tempos, entre tantas outras, é SER CRISTÃO. Em verdade, a grosso modo, o termo ser cristão é levado a risca pela maioria das pessoas que professam tal religião, pois ser cristão é definido nos dicionários como aquele que recebeu o batismo e professa a religião cristã. Eu disse a grosso modo porque esta definição não mostra a verdade e está muito longe do que significa o termo ser cristão.

O que é ser cristão? Com toda certeza não é necessariamente cristão aquele que foi batizado e professa a religião cristã. Temos milhares de milhares de pessoas nascidas em famílias cristãs (protestante, católica, evangélico) e que se dizem cristãos que nunca leram uma Bíblia, não frequentam igrejas, (a não ser em festividades: casamento, batizados, etc...) e muito menos têm o hábito da oração; Outros milhares até frequentam uma igreja acreditando que isto seja suficiente para lhe dar o rótulo de cristão; outros milhares até participam ativamente de uma igreja, muitos até se tornam “crentes” pois acreditam em Cristo Jesus como Filho do Deus Altíssimo e Salvador da humanidade, porém isto só é válido dentro das quatro paredes do templo e quando fora se corrompe levando uma vida supérflua e estagnada não permitindo que o Senhor e Salvador da humanidade modifique a sua vida através da Mensagem da Cruz.

Vimos o que não é ser cristão. Então o que é ser cristão verdadeiro? A Bíblia nos relata que ser cristão é alguém que aceitou (recebeu) Cristo Jesus como Senhor e Salvador de sua vida, não com simples palavras, mas do fundo do seu coração, permanecendo na Sua presença, buscando-O, tendo experiências com Ele e deixando sua vida ser transformada a cada momento. O verdadeiro cristão é crucificado com Cristo, pois ele deve morrer para o eu e viver para Deus. Estas são as palavras de Paulo: “Não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do filho de Deus”. Em outras palavras Paulo quis dizer que a partir do momento que a nossa entrega é total e sem restrições a nossa natureza pecaminosa morre e com Ele foi crucificada, e nossa vida é transformada pela fé em Cristo dando lugar a uma nova criatura com dedicação exclusiva em tempo integral levando Cristo consigo não como amuleto, mas como parte integrante de nosso coração.

Quando falamos em dedicação exclusiva em tempo integral não quis dizer que a pessoa deve largar os seus afazeres e passar a viver na e pela igreja, muito menos trabalhar na igreja. Muito pelo contrário, o cristão tem Cristo com ele vinte e quatro horas por dia, não importa se ele está na igreja, no trabalho ou no lazer, em qualquer lugar que o cristão estiver, Cristo têm de estar com ele, pois Cristo vive no verdadeiro cristão. E quanto mais o homem se aproxima de Cristo, mais Cristo irá crescer dentro dele, este crescimento será tal que passaremos a falar, pensar e fazer as coisas conforme a vontade de Deus. Então o verdadeiro cristão será o sal da terra (tempero) e a luz do mundo (pessoas que servirão de modelo e exemplos para o mundo), e suas obras devem glorificar a Deus e tais obras devem ser edificam na fé e no amor. A Bíblia nos ensina que sem fé é impossível agradar a Deus e pela fé que morremos para o mundo para vivermos para Cristo, pois a fé em Cristo nos dá a certeza da vida eterna, nos dá esperança para continuar em rumo ao Alvo que é Cristo, deixando para trás as coisas que não agradam a Deus, carregando a cruz e seguindo a Cristo. Também extraímos da Bíblia que o amor é o maior mandamento: amar a Deus sobre todas as coisas, pois o amor é o combustível que nos conduz a Deus porque Deus é amor. O amor ao próximo (amigo ou inimigo) é o caminho para ser discípulo de Cristo tornando-se ingrediente natural dos imitadores d’Ele.

Observe que ser cristão não bastam apenas palavras, é necessário atitudes e a única atitude exigida é aceitar de todo coração a obra feita por Cristo na Cruz do Calvário e deixar que o Espírito Santo faça a diferença em nossas vidas, moldando-nos segundo a vontade do Pai. Para isso é preciso que o homem procure a Deus com naturalidade, lendo a Palavra, observando os ensinamentos de Cristo, dando lugar ao Espírito Santo. Com toda certeza, Cristo nos atrairá para Ele. E essa atração inevitavelmente, transformará o modo da pessoa viver. Não só fará diferença em seu comportamento, mas também fará diferença em sua postura interior. Dificilmente suas escolhas serão as mesmas de antigamente, costumes deturpados darão lugar a hábitos saudáveis, haverá mudanças até mesmo na alimentação, ocorre nesta nova criatura uma conversão com significativas mudanças interiores. O amor será refletido não por espelhos, mas sim na prática pelas ações do dia a dia.

Por fim quero dizer-lhes que é muito difícil ser um cristão verdadeiro, diria impossível por nossos próprios méritos. Se não fosse assim a Bíblia não diria "estreita é a porta e apertado o caminho que conduz para a vida" (Marcos 7:14).

Mas por outro lado temos um alento, pois Cristo é o Messias que veio ao mundo como Salvador daqueles que O temem e também como um obstáculo, uma pedra que faz tropeçar, cair, os que não O aceitam.

É difícil ser cristão de verdade (as pessoas resistem as mudanças e não querem se privar de muitas coisas). Pois ser cristão é loucura, foge de toda lógica de raciocínio. Desafia a inteligência dos mais nobres expert.

Ser cristão não é crescer, tornar-se popular, homens e mulheres super conhecidos (na verdade isto até pode acontecer), uma vez que quanto mais o homem cresce em graça, mais ele se torna pequeno em si mesmo. Quanto mais ele tem intimidade com Deus, mais ele se apaga em si mesmo, perdendo o próprio eu. Olhe as palavras de Paulo: porque quando me sinto fraco, então é que sou forte (II Coríntios 12:10).

Por fim, poderíamos ficar aqui horas e horas falando do que é ser um cristão verdadeiro, mas vamos resumir em uma única frase: ser cristão é como uma estrada que se prolonga em nossa frente na qual vamos deixando coisas enquanto caminhamos por ela ao encontro de Cristo.


Amém

segunda-feira, 22 de março de 2010

domingo, 21 de março de 2010

sexta-feira, 19 de março de 2010

A Parábola da Faca


Havia um jovem tolo, para o qual foi dada uma faca, serrilhada de um lado e cega do outro. Este recebeu a faca com a parte cega para cima e por causa disto só observou e admirou tal parte. Ele inicialmente começou a passar o dedo sobre o mesmo lado da faca e observou que nada lhe acontecia. Após algum tempo, ele começou a passá-la no braço e percebeu que também nada lhe acontecia. Assim, concluiu que a faca era inofensiva.

Quando chegou a sua casa, tão empolgado quanto desavisado, chamou sua sábia mãe e mostrou-lhe a faca e lhe falou que a faca era inofensiva e para provar passou a parte cega em seu braço. Ao passo que a sábia mãe somente disse para ele tomar cuidado que ele ia se cortar.

O jovem ficou revoltado com a mãe. “Como uma faca tão inofensiva faria algum mal para mim”. Então passou a provar sua tolice demonstrando a muitos quão inofensiva era a faca.

Em uma demonstração, por desaviso e descuido, ele inverteu o lado da faca. Ao passá-la no braço, obviamente, cortou-se e desesperado jogou a faca longe e exclamou:

- Esta não é minha faca. Esta nunca poderia ser minha faca. Eu quero a minha faca.

Ao chegar correndo em casa, sua mãe tratou-lhe o ferimento e lhe disse:

- Jovem néscio, eu te avisei que você poderia se cortar com aquela faca, mas você em sua tolice ignorou que aquela faca possuía dois lados e por isso se machucou. Ainda bem que você está vivo. Nunca lhe passou pela cabeça que você podia ter se matado?

Após recuperar-se o jovem, triste com sua tolice, voltou ao local aonde tinha jogado a faca. Ao pegá-la um temor correu-lhe pela espinha. Agora ele a conhecia, agora ele verdadeiramente a conhecia.

Igualmente tolo é aquele que fica olhando somente para os atributos de Deus que lhe agradam e não busca conhecê-lo (na medida do possível para nossas pequenas mentes) na extensão de seu majestoso caráter.

“Você pensa que eu sou como você? Mas agora eu o acusarei diretamente, sem omitir coisa alguma. Considerem isto, vocês que se esquecem de Deus; caso contrário os despedaçarei, sem que ninguém os livre.” [Salmos 50: 21, 22]

Buscamos conhecer o amor, a bondade, a misericórdia e a graça divina, mas será que buscamos com o mesmo empenho conhecer a justiça, a ira, a soberania, a santidade e a glória de Deus? Nosso conhecimento de Deus deve ser completo, para que sejamos completos nEle. Se nos apegamos mais a alguns dos atributos de Deus e desprezamos os demais, acabamos inconscientemente criando o nosso próprio deus: apenas com o que apreciamos, e rejeitando o que desprezamos.

Deus nos é suficiente e nos regozijamos Nele em todas as suas perfeições. Canto de alegria perante Sua misericórdia, bem como me prostro ante sua justiça. Reconheço o Seu amor que dura para sempre, e temo e tremo diante de Sua ira. Os atributos de Deus se completam; os traços de Seu caráter glorioso formam a perfeição absoluta.

Portanto, aos santos que pecaram e estão arrependidos, convém lembrar-se do amor e da misericórdia de Deus: "certamente, a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida"! Aos que estão endurecidos pelo pecado, convém dizer: "Fujam da ira divina que está por vir"! Aos que sofrem injustamente, ou aos que trapaceiam, bradamos: "A justiça é base do Seu trono"! Aos que estão fraquejando, cantamos alegremente: "Ele é o Deus Forte"!

Entender quem é Deus e a base para a vida cristã feliz e completa. O cristianismo sadio começa com um conhecimento verdadeiro de Deus. Oh, que tenhamos os olhos de nosso coração abertos, para vermos a plenitude de Seu caráter! Adoraremos e nos prostraremos diante de Deus, por todas as facetas de Sua glória! Amamos o Deus da Bíblia, o único Verdadeiro, e não os deuses das nações, inventados pela mente humana!

Fonte: Retirado da internet

Paul Washer: O Julgamento de Deus e o Grande Trono Branco