Seja Bem Vindo!!!

Paz seja Convosco!!!

Depois de quase quatro anos sem nenhuma postagem (Precisamente 3 anos 9 meses e 18 dias), volto a ativa e Louvo a Deus por isso. Foi um período de tribulações, perdas materiais e muito planger. Porém, foi também um período de bençãos, quando ganhei mais três netos (um menino e duas meninas). É no deserto que podemos ter certeza que Deus jamais nos abandona (se fosse o contrário pereceríamos).

Um grande abraço!!!

Pastor Gilberto Pratas


O único caminho

O único caminho

terça-feira, 30 de março de 2010

Pastor Gilberto Pratas: Ser Cristão


Uma das coisas que está em moda em nossos tempos, entre tantas outras, é SER CRISTÃO. Em verdade, a grosso modo, o termo ser cristão é levado a risca pela maioria das pessoas que professam tal religião, pois ser cristão é definido nos dicionários como aquele que recebeu o batismo e professa a religião cristã. Eu disse a grosso modo porque esta definição não mostra a verdade e está muito longe do que significa o termo ser cristão.

O que é ser cristão? Com toda certeza não é necessariamente cristão aquele que foi batizado e professa a religião cristã. Temos milhares de milhares de pessoas nascidas em famílias cristãs (protestante, católica, evangélico) e que se dizem cristãos que nunca leram uma Bíblia, não frequentam igrejas, (a não ser em festividades: casamento, batizados, etc...) e muito menos têm o hábito da oração; Outros milhares até frequentam uma igreja acreditando que isto seja suficiente para lhe dar o rótulo de cristão; outros milhares até participam ativamente de uma igreja, muitos até se tornam “crentes” pois acreditam em Cristo Jesus como Filho do Deus Altíssimo e Salvador da humanidade, porém isto só é válido dentro das quatro paredes do templo e quando fora se corrompe levando uma vida supérflua e estagnada não permitindo que o Senhor e Salvador da humanidade modifique a sua vida através da Mensagem da Cruz.

Vimos o que não é ser cristão. Então o que é ser cristão verdadeiro? A Bíblia nos relata que ser cristão é alguém que aceitou (recebeu) Cristo Jesus como Senhor e Salvador de sua vida, não com simples palavras, mas do fundo do seu coração, permanecendo na Sua presença, buscando-O, tendo experiências com Ele e deixando sua vida ser transformada a cada momento. O verdadeiro cristão é crucificado com Cristo, pois ele deve morrer para o eu e viver para Deus. Estas são as palavras de Paulo: “Não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do filho de Deus”. Em outras palavras Paulo quis dizer que a partir do momento que a nossa entrega é total e sem restrições a nossa natureza pecaminosa morre e com Ele foi crucificada, e nossa vida é transformada pela fé em Cristo dando lugar a uma nova criatura com dedicação exclusiva em tempo integral levando Cristo consigo não como amuleto, mas como parte integrante de nosso coração.

Quando falamos em dedicação exclusiva em tempo integral não quis dizer que a pessoa deve largar os seus afazeres e passar a viver na e pela igreja, muito menos trabalhar na igreja. Muito pelo contrário, o cristão tem Cristo com ele vinte e quatro horas por dia, não importa se ele está na igreja, no trabalho ou no lazer, em qualquer lugar que o cristão estiver, Cristo têm de estar com ele, pois Cristo vive no verdadeiro cristão. E quanto mais o homem se aproxima de Cristo, mais Cristo irá crescer dentro dele, este crescimento será tal que passaremos a falar, pensar e fazer as coisas conforme a vontade de Deus. Então o verdadeiro cristão será o sal da terra (tempero) e a luz do mundo (pessoas que servirão de modelo e exemplos para o mundo), e suas obras devem glorificar a Deus e tais obras devem ser edificam na fé e no amor. A Bíblia nos ensina que sem fé é impossível agradar a Deus e pela fé que morremos para o mundo para vivermos para Cristo, pois a fé em Cristo nos dá a certeza da vida eterna, nos dá esperança para continuar em rumo ao Alvo que é Cristo, deixando para trás as coisas que não agradam a Deus, carregando a cruz e seguindo a Cristo. Também extraímos da Bíblia que o amor é o maior mandamento: amar a Deus sobre todas as coisas, pois o amor é o combustível que nos conduz a Deus porque Deus é amor. O amor ao próximo (amigo ou inimigo) é o caminho para ser discípulo de Cristo tornando-se ingrediente natural dos imitadores d’Ele.

Observe que ser cristão não bastam apenas palavras, é necessário atitudes e a única atitude exigida é aceitar de todo coração a obra feita por Cristo na Cruz do Calvário e deixar que o Espírito Santo faça a diferença em nossas vidas, moldando-nos segundo a vontade do Pai. Para isso é preciso que o homem procure a Deus com naturalidade, lendo a Palavra, observando os ensinamentos de Cristo, dando lugar ao Espírito Santo. Com toda certeza, Cristo nos atrairá para Ele. E essa atração inevitavelmente, transformará o modo da pessoa viver. Não só fará diferença em seu comportamento, mas também fará diferença em sua postura interior. Dificilmente suas escolhas serão as mesmas de antigamente, costumes deturpados darão lugar a hábitos saudáveis, haverá mudanças até mesmo na alimentação, ocorre nesta nova criatura uma conversão com significativas mudanças interiores. O amor será refletido não por espelhos, mas sim na prática pelas ações do dia a dia.

Por fim quero dizer-lhes que é muito difícil ser um cristão verdadeiro, diria impossível por nossos próprios méritos. Se não fosse assim a Bíblia não diria "estreita é a porta e apertado o caminho que conduz para a vida" (Marcos 7:14).

Mas por outro lado temos um alento, pois Cristo é o Messias que veio ao mundo como Salvador daqueles que O temem e também como um obstáculo, uma pedra que faz tropeçar, cair, os que não O aceitam.

É difícil ser cristão de verdade (as pessoas resistem as mudanças e não querem se privar de muitas coisas). Pois ser cristão é loucura, foge de toda lógica de raciocínio. Desafia a inteligência dos mais nobres expert.

Ser cristão não é crescer, tornar-se popular, homens e mulheres super conhecidos (na verdade isto até pode acontecer), uma vez que quanto mais o homem cresce em graça, mais ele se torna pequeno em si mesmo. Quanto mais ele tem intimidade com Deus, mais ele se apaga em si mesmo, perdendo o próprio eu. Olhe as palavras de Paulo: porque quando me sinto fraco, então é que sou forte (II Coríntios 12:10).

Por fim, poderíamos ficar aqui horas e horas falando do que é ser um cristão verdadeiro, mas vamos resumir em uma única frase: ser cristão é como uma estrada que se prolonga em nossa frente na qual vamos deixando coisas enquanto caminhamos por ela ao encontro de Cristo.


Amém

Nenhum comentário:

Postar um comentário