Seja Bem Vindo!!!

Paz seja Convosco!!!

Depois de quase quatro anos sem nenhuma postagem (Precisamente 3 anos 9 meses e 18 dias), volto a ativa e Louvo a Deus por isso. Foi um período de tribulações, perdas materiais e muito planger. Porém, foi também um período de bençãos, quando ganhei mais três netos (um menino e duas meninas). É no deserto que podemos ter certeza que Deus jamais nos abandona (se fosse o contrário pereceríamos).

Um grande abraço!!!

Pastor Gilberto Pratas


O único caminho

O único caminho

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Pastor Gilberto Pratas: Passos para vencer Grandes Batalhas


...E uma mulher, das mulheres dos filhos dos profetas, clamou a Eliseu, dizendo: Meu marido, teu servo, morreu; e tu sabes que o teu servo temia ao SENHOR; e veio o credor, para levar os meus dois filhos para serem servos.

E Eliseu lhe disse: Que te hei de fazer? Dize-me que é o que tens em casa. E ela disse: Tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite.

Então disse ele: Vai, pede emprestadas, de todos os teus vizinhos, vasilhas vazias, não poucas.Então entra, e fecha a porta sobre ti, e sobre teus filhos, e deita o azeite em todas aquelas vasilhas, e põe à parte a que estiver cheia. Partiu, pois, dele, e fechou a porta sobre si e sobre seus filhos; e eles lhe traziam as vasilhas, e ela as enchia.

E sucedeu que, cheias que foram as vasilhas, disse a seu filho: Traze-me ainda uma vasilha. Porém ele lhe disse: Não há mais vasilha alguma. Então o azeite parou.Então veio ela, e o fez saber ao homem de Deus; e disse ele: Vai, vende o azeite, e paga a tua dívida; e tu e teus filhos vivei do resto.

Ao lermos esta passagem podemos verificar que ocorreu um milagre, ou seja, o azeite se multiplicou. Porém se olharmos pelas entrelinhas poderemos verificar que a Bíblia Sagrada quer nos ensinar algumas coisas com essa passagem. É verdade também que Deus com sua infinita misericórdia nos mostra que os milagres acontecerão em todos os tempos e que só através d’Ele poderiam acontecer.

O milagre está bem a nossa frente: a multiplicação do azeite que já foi mencionado. Mas como também falamos Deus quer nos ensinar algo para nossa vida diária e que possa nos acompanhar por todos os dias que permanecermos nesta terra. O título dado nos leva a pensar que para vencermos grandes batalhas existem passos a ser seguidos, o que não é verdade, pois se assim fosse todos nós poderíamos fazer coisas maravilhosas apenas pelo imitar ou copiar grandes homens de Deus.

Vamos então analisar o texto sugerido:
A primeira coisa que nos vem a mente é: CRER. Esse crer implica em acreditar e também em confiar. A mulher era esposa de um dos discípulos de Eliseu, logo deveria conhecer a Deus, ou por ter tido com Ele alguma experiência ou porque havia ouvido falar do Senhor dos Exércitos através de seu marido que era um homem que temia a Deus como ela mesma falou. Eu fico com a primeira hipótese embora a segunda não possa ser descartada uma vez que ela por várias vezes ouvia seu marido falar sobre Deus(mesmo para ensinar seus filhos).

Aquela mulher sabia onde procurar socorro, ela recorreu ao profeta, pois o conhecia e sabia que ele realmente era um profeta de Deus. Portanto, se queremos vencer grandes batalhas não devemos confiar em nós mesmos, mas sim naquele que nunca perdeu uma batalha e que sempre está pronto para vir em nosso auxilio. Acreditando que Ele trará para nós o refrigério necessário em nossas vidas. Devemos ter confiança nas promessas de Deus, porque não há uma única promessa que Deus não cumpra, porém nenhuma promessa de Dus será cumprida se não confiarmos e batalharmos para sua realização.

O segundo passo que visualizamos nesta passagem é que PRECISAMOS DA AJUDA DAS PESSOAS. As pessoas são na maioria das vezes a resposta de Deus para nossas orações. Ninguém vence sozinho uma batalha, dependemos sempre da ajuda de alguém para alcançarmos nossos objetivos. Deus sempre colocará alguém perto de nós que tem a chave da porta que precisamos abrir. Observe que no texto a mulher precisou do profeta que lhe mostrou o caminho e de todos os seus vizinhos que lhe auxiliaram emprestando vasilhas para guardar o azeite. Não é diferente em nossa vida. Deus proverá alguém que muitas vezes nos trará palavras que nos levará a vitória.

O terceiro passo que visualizamos nesta passagem é que precisamos nos ESFORÇAR PARA ENXERGAR A NOSSA BENÇÃO. Muitas pessoas perdem suas bênçãos por não ter capacidade de enxergar o que Deus está colocando em seu caminho. Ter capacidade de enxergar nossas bênçãos é primordial em nossas vidas e, muitas vezes as bênçãos que Deus tem para nós não é aquilo que desejamos conquistar, mas os caminhos pelos quais devemos passar para que nossos anseios e desejos sejam realizados. O instrumento usado por Deus para nos dar a vitória podem estar muito perto, diria mesmo a frente de nosso nariz, mas as conquistas são perdidas por falta de visão, sendo cegos para aquilo que Deus quer nos proporcionar. Lembre-se quem não estamos sós nesta terra e que Deus sempre levantará alguém que irá nos amparar (quer com dinheiro, quer com proteção, quer com orações, etc) para impedir que venhamos cair diante de uma batalha.

No texto, a mulher sabia o que queria. Ela sabia que não existia nenhuma esperança material, mas ela sabia também que a sua vitória estava em Deus.

O quarto passo que visualizo nesta passagem é OBEDIÊNCIA a Palavra profética por mais louca que possa parecer. Imagine você alguém tenha contraído uma dívida de R$ 40.000,00 e que essa mesma pessoa recebe um salário mínimo por mês. Essa dívida é impagável para ela. Se ela não gastasse um tostão do salário e todo ele fosse destinado a pagar sua dívida ela precisaria trabalhar quase oito anos para quitar a dívida, isto sem gastar nada.

Mas essa pessoa acredita em Deus, procura um profeta (pastor) para se aconselhar. Então o pastor pergunta para ela o que você tem em casa. Ao que ela responde: nada. Melhor, tenho apenas um litro de gasolina.

O pastor fala: ainda bem. Então procure com os seus vizinhos, amigos, uns tambores de 200 litros cada um. Muitos tambores, pelo menos uns quinhentos tambores. Quando tiver com todos esses tambores em seu poder pega o litro de gasolina e começa a derramar nestes tambores e põe de lado os que já foram cheios.

Imagina agora que fosse você que estivesse nesta situação. Você olharia para o rosto do pastor e diria: Eu vim aqui com um problema sério e o senhor quer tirar um “barato” na minha cara. Você faria isso porque não é uma pessoa espiritual e sim um incrédulo.

Aquela mulher ela acreditou nas Promessas de Deus contida na Bíblia sagrada e sabia que seu milagre estava nas mãos de Deus e não do homem, por isso ela obedeceu o profeta, foi para sua casa e procedeu da forma como o profeta havia dito. E o milagre aconteceu.

Se esta pessoa acreditar, o milagre também acontecerá na sua vida, pois Deus não mudou, Ele é o mesmo. Ele fará a gasolina multiplicar e com estes cem mil litros de gasolina ela terá dinheiro suficiente para pagar sua dívida e sobrará uma boa quantia com a qual poderá viver o resto de sua vida.

O quinto passo que visualizo nesta passagem é que as PESSOAS DEVEM COLOCAR DEUS A FRENTE DE TUDO O QUE VAI FAZER. Só age como essa mulher agiu quem tem uma aliança com Deus. Antes de fazer qualquer coisa consulte Ele primeiro e aja depois. Se nós agimos primeiro e o consultamos depois precisaremos trabalhar muito para consertar o que dá errado. Lembre-se Deus não tem obrigação de mudar aquilo que nós conscientemente realizamos por nossa livre vontade. Lembre-se que Deus é a autoridade espiritual máxima em nossa vida, e a Ele devemos nos submeter. Abaixo dele temos outras autoridades a quem devemos também nos submeter, tais autoridades em nossas vidas são um divisor de águas. Elizeu era para essa mulher uma autoridade a quem ela se submeteu, ela não questionou, simplesmente obedeceu pois ela sabia que isso era de Deus.

O sexto passo que visualizo nesta passagem é que as PESSOAS PRECISAM VER DEUS NA SUA VIDA. Quando nossos inimigos verem que Deus se faz presente em nossas vidas eles ficarão desanimados e se retirarão com toda oposição e o poder das suas adversidades não podem prevalecer. Observe que esta mulher estava desesperada, não tinha nada, o credor iria levar seus filhos como escravos, só lhe restava desgraça e morte, porém ela sabia que existia um trunfo ainda, ela sabia que Deus existia, e que Deus estava com ela, e que Ele lhe enxugaria o pranto e lhe traria o refrigério necessário.

Ela tinha consciência de que no caminhar com Deus receberia “pedradas”, mas sabia também que tais pedradas serviriam de experiências para outras grandes pelejas que elas a habilitariam para conquistas ainda maiores. Tais pedradas farão com que vejamos o céu se abrir e as conquistas chegarem as nossas mãos. Porque a vitória é nossa em Nome de Cristo Jesus.

O sétimo passo que visualizo nesta passagem é que TODA CONQUISTA PRECISA SER CELEBRADA. A mulher fez saber ao homem de Deus. Essa também deve ser o nosso procedimento. Devemos celebrar com adoração a Deus. Toda batalha ganha, toda conquista não pode ficar apenas para nós, devemos abrir nossos lábios para adorar a Deus e testemunhar o que Ele nos fez. Adore tudo o que Ele já fez. Glorifique por tudo o que Ele ainda fará. Não se cale jamais. O seu silêncio pode representar que você não ficou contente com a vitória. Lembre-se que quando nossa adoração sobe, as conquistas descem, pois Deus nos fez para sermos mais que vencedores em Cristo Jesus.
Como eu disse no inicio, esses passos não garantem a vitória, mas nos levam muito próximo de Deus, então como estamos indo para uma batalha é necessário que não esqueçamos de nosso alimento, pois um soldado com fome é uma presa fácil para o inimigo. Então devemos nos prover do alimento necessário para qualquer batalha espiritual que é: Jejum e oração, estes dois ingredientes em nosso cardápio nos dará intimidade com Deus, e essa intimidade nos levará a Sua Unção e a unção nos trará Poder. Poder para vencer. Poder para perseverar. Poder para estar cada vez mais na presença do Deus Altíssimo.

Que Deus os abençoe.

Não esqueça de comentar!!! Sua opnião é importante para nós!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário