Seja Bem Vindo!!!

Paz seja Convosco!!!

Depois de quase quatro anos sem nenhuma postagem (Precisamente 3 anos 9 meses e 18 dias), volto a ativa e Louvo a Deus por isso. Foi um período de tribulações, perdas materiais e muito planger. Porém, foi também um período de bençãos, quando ganhei mais três netos (um menino e duas meninas). É no deserto que podemos ter certeza que Deus jamais nos abandona (se fosse o contrário pereceríamos).

Um grande abraço!!!

Pastor Gilberto Pratas


O único caminho

O único caminho

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Pastor Gilberto Pratas: Hipócritas!!! Onde Estão???


A palavra Hipócrita deriva do latim "hypocrisis" e do grego "hupokrisis" ambos significando representar ou fingir. Na antiga Grécia e Roma tais palavras eram utilizadas para designar atores. Porém, veio a ser utilizada mundialmente depois que Jesus Cristo a usou diversas vezes para definir falsos religiosos de sua época. Eram pessoas que fingiam ser o que não eram. Hoje, nossos dicionários definem a hipocrisia como sendo o ato de fingir ter crenças, virtudes e sentimentos que a pessoa na verdade não possui.

Jesus acusava os fariseus de serem hipócritas (Mateus 6:2,5,16) por fazerem orações públicas longas, jejuar de uma forma que chamava muita atenção de outras pessoas a si mesmos e por demonstrar de uma forma extravagante suas doações ao Templo e aos pobres, eles mostraram apenas uma ligação superficial ao Senhor. Na verdade eles executavam muito bem seu papel dramático como exemplos públicos de virtude religiosa, porém falharam no seu coração onde a virtude realmente reside.

Mas a hipocrisia não se resume apenas aos fariseus. A hipocrisia esta alastrada em todos os segmentos da sociedade. Os hipócritas estão presentes em todos os setores da vida humana. Eles sempre existiram e com toda certeza existirão até o fim dos tempos. Os hipócritas são na verdade lobos vestidos de carneiros e estão escondidos nos mais requintados disfarces. Por trás de uma palavra amiga pode estar escondido o egoísmo de um hipócrita. Muitas pessoas não estão preocupadas em ser felizes, mas como os outros acham que devem ser felizes, é por isso que vemos pessoas desfilando em veículos elegantes, pondo-se a vista para que outras pessoas os admirem. O orgulho destas pessoas não está em querer ser mais rico, mas sim em querer ter mais coisas do que os outros e em ser mais “bajulado”.

Embora o cristianismo seja o “telhado de vidro” quando o assunto é atirar pedras, a hipocrisia esta em todos os lugares! Ela pode estar escondida na figura do pai e da mãe que adora cuidar da vida dos filhos dos outros, e quando menos esperam são avós. Ela pode estar escondida naquele que adora fazer piadas, mas não admite uma sequer consigo próprio. O que não falar daqueles que proíbem o namoro de um filho, mas mantém uma amante fora do lar. Este poucos exemplos são alguns dos inúmeros que podemos citar e chegar a uma conclusão de que todos nós temos os “pés de barro”. Os hipócritas se escondem nos locais de trabalho com falsas aparências visando ganhar confiança para subir de cargo, aumentar salário ou ganhar simpatia. Quando questionados sobre o serviço de um colega, sempre da um jeitinho de elogiar colocando uma vírgula, com fortes insinuações de que poderia ser feito melhor. Os hipócritas estão ao nosso lado todos os dias.

No nosso meio (o evangélico) há muitas coisas que nos fazem ser hipócrita, podemos citar: o dízimo dado por obrigação; defender doutrinas com unhas e dentes e na pratica fazer completamente diferente; Mostrar espiritualidade quando na pratica é um fofoqueiro de plantão, pois consegue descrever roupas, penteados das pessoas que estavam na igreja; Quando dizemos amar alguém quando temos por estas pessoas mera afeição; Quando fazemos algo sabendo que nossa atitude nos levara a atingir algum alvo de nosso interesse. Em suma todo hipócrita finge comportamentos corretos, virtuosos, socialmente aceitos.

O homem cristão vive uma luta contra si mesmo (se é realmente convertido). Mas, na maioria das vezes sentamos sobre nossas falhas para apontar os defeitos dos outros. Isto é, apontamos com nosso dedo sujo os defeitos dos outros. É verdade que todos somos suscetíveis ao erro, à inquisição, mas devemos tomar cuidado para não cuidar daquilo que não nos cabe. Precisamos sempre ter cuidado para não cairmos na mesma tentação (1 Coríntios 10:12).

Os hipócritas também evoluíram. Antes eram chamados de hipócritas aqueles que embora soubessem das necessidades de seus semelhantes, nada faziam, pois para eles era normal a existência de pessoas necessitadas. Hoje os hipócritas se escondem como falsos altruístas. Pessoas que fazem de tudo para chamar a atenção, com um único objetivo: Ser visto na mídia e pela sociedade. Outros dizem odiar a hipocrisia, dizendo odiar a corrupção, os roubos, a fome, que devemos proteger a natureza, entre outras coisas, e no entanto não levantam um dedo sequer para que essa situação seja resolvida.

A hipocrisia está estampada diariamente na mídia. Políticos respeitados estão envolvidos com negociações obscuras; Esportistas são detidos por posse de drogas; Líderes religiosos confessam ter relações sexuais fora do casamento. É comum em nossos dias líderes caírem em pecados horríveis, Escândalos financeiros e sexuais, etc. Esse papel realizado pela mídia a revelam ser em muitos casos hipócritas pois fazem grandes reportagens quando se trata de cristão e muitas vezes pequenos comentários quando se trata de pessoas ligadas a seus interesses financeiros.

Os verdadeiros cristãos demonstrarão o fruto do Espírito (Gálatas 5:22-23). Porém, muitos que professam tal fé vão ficar surpresos ao escutar Jesus dizer um dia: “nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniqüidade” (Mateus 7:23). Nenhum Cristão é perfeito, portanto, cometer um erro ou não conseguir atingir perfeição nessa vida não é a mesma coisa que ser um hipócrita.

Todos nós temos uma tendência para a hipocrisia. Nós não sabemos o quanto somos maus até que tenhamos tentado de toda maneira sermos bons. Todos nós somos tentados, mas só conheceremos a força do exercito inimigo se lutarmos contra ele. Da mesma forma você também conhecerá a sua força não cedendo ao inimigo. Só conhecemos a força do vento quando tentamos caminhar contra ele, jamais o conheceremos se estivermos deitando ao chão ou em abrigos. Por isso, muitas pessoas não sabem o quanto são maldosas porque nunca lutam contra o mal, estão sempre cedendo a toda forma de maldade, sempre cedendo as tentações.

Jesus falava acerca dos incrédulos, mas as palavras de Cristo são perfeitamente estendidas a todos que permanecem atrás de mascaras de falsidade em suas condutas (os amantes dos primeiros assentos (Lucas 11:13); os atadores de fardos nos ombros dos outros (Mateus 23:4); limpadores do exterior dos copos (Mateus 23:25); serpentes e raça de víboras (Mateus 23:23); estorvo da porta do reino dos céus (Mateus 23:13); condutores de cegos (Mateus 23:24), etc. Todos estes sem nenhuma exceção são os famosos coadores de mosquitos e engolidores de camelos (hipócritas).

Para finalizar quero vos dizer: Não tenha medo da verdade, Não se intimide diante de acusações injustas. Seja autêntico, embora a sociedade a nossa volta esteja falida. Lembre-se que estamos começando uma grande mudança em nossa civilização e o mundo não esta pronto para a essa mudança necessária. Aqueles que poderiam ajudar a mudar (as redes de TV, a Internet e os meios de comunicação) nada ou pouco fazem. Eles são responsáveis por programas de ajuda social ou por programas que destroem os valores éticos da família e da sociedade organizada de maneira impiedosa e explícita. E normalmente optam pela segunda opção.

O que vemos em nossa realidade é um povo sem princípios éticos e morais sólidos. Ao mesmo tempo que dirigem embriagados, matando ou ferindo pessoas inocentes, estão também orando de mãos dadas porque um de seus familiares passa por um sofrimento. É esse o quadro que vislumbramos. Um povo sem compromisso com Deus, fugindo dos compromissos como o diabo foge da cruz. Esquecem-se de que Deus é denominado de “Rocha Eterna” e que um dia terão de prestar contas a Ele.

A sociedade (confusa) aceita comportamentos escusos em reverencia a uma nova modernidade. Tais comportamentos são forçados a serem aceitos como normais pela pressão exercida pela mídia. O defensores da sanidade são por ela acusados de retrógrados, insanos e preconceituosos. A mídia quer mostrar que existe liberdade de conduta, querem enfiar goela abaixo das pessoas padrões de uma sociedade falida, egoísta, mentirosa e hipócrita como se fossem os donos da verdade. Com isso procuram distorcer a verdade: trocam o verdadeiro pelo falso, trazem a tona mentiras como se fossem verdades, a falha na escolha de comportamento saudável como se fosse opção válida.

Não concordar com tais hipocrisias é ser preconceituoso é discriminar, e querer tirar a liberdade de poder pensar e agir da forma que bem achar. Esquecem que a liberdade envolve tanto o direito de alguém ser o que quer ser, como outra pessoa crer que aquilo que alguém é pode ser anormal ou afetado ou insano. Esquecem ainda que os direitos de uns terminam quando começam os direitos dos outros.

Errar é humano. Loucura não faz parte da natureza humana. Nossa sociedade está louca quando defende comportamentos doentios. A resposta por esse viver doente de nossa sociedade esta estampado na violência, corrupção, crimes, derrocada moral, ganância incontrolável, dependência química pela destruição das famílias, erotização de tudo, substituição do amor pelo prazer físico, religiões com ganância material, etc.

Jesus declarou que a verdade de Deus havia sido corrompida pelos hipócritas, com as doutrinas e ensinos dos homens. A verdade, tal como originalmente lhes tinha sido dada, não estava mais com eles. Aquilo que eles chamavam a verdade de Deus, já não era tal e lhes convertia em cegos e líderes de cegos. Essa advertencia é válida ainda hoje. Cristo lhes repreendeu por ser hipócritas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário