Seja Bem Vindo!!!

Paz seja Convosco!!!

Depois de quase quatro anos sem nenhuma postagem (Precisamente 3 anos 9 meses e 18 dias), volto a ativa e Louvo a Deus por isso. Foi um período de tribulações, perdas materiais e muito planger. Porém, foi também um período de bençãos, quando ganhei mais três netos (um menino e duas meninas). É no deserto que podemos ter certeza que Deus jamais nos abandona (se fosse o contrário pereceríamos).

Um grande abraço!!!

Pastor Gilberto Pratas


O único caminho

O único caminho

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Pastor Gilberto Pratas: Regozijar, Ser Feliz

Quem não deseja ser feliz? Todos querem! É fácil ser feliz quando tudo dá certo, o difícil é ser feliz quando tudo em nossa volta esta desmoronando. Porém eu vos digo que o conceito de felicidade é mal interpretado por muitas pessoas. A maioria delas acham que felicidade é ter posses, ter feito um bom casamento, etc. É verdade que essas coisas nos proporciona momentos de “felicidade” se assim podemos dizer. O que ocorre na realidade é uma alegria por ter conseguido uma vitória, uma superação de obstáculos, coisas que massageiam o nosso ego e nos dá a falsa sensação de sermos felizes.

Ser feliz ou regozijar na luz da Palavra de Deus é diferente dessa alegria proposta pelo mundo. A alegria é declarada por Paulo em Gálatas 5:22 como fruto do Espírito (gozo). A alegria na visão bíblica não é um sentimento e sim uma atitude, uma opção e, por ser uma atitude ela não depende das circunstâncias. A alegria de ser feliz esta associada a esperança. Uma pessoa pode viver quarenta dias sem comida, três dias sem água, porém ela não viverá nem um minuto sem esperança. Uma pessoa pode agüentar quase tudo se tiver esperança. A carta aos romanos nos ensina que: “sendo pois justificados pela fé temos paz em Deus por Cristo pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes e nos gloriamos na esperança da glória de Deus”. Essa esperança é a razão de nossa felicidade.

Porém a maioria das pessoas fundamentam suas esperanças em coisas erradas como já dissemos: nos bens materiais, no dinheiro, boa aparência que são coisas temporárias e podem desaparecer, escapando por entre os dedos dessas pessoas. O cristão tem um motivo especial para regozijar-se, ser feliz, porque ele aprendeu que devemos nos alegrar na esperança - esperança em Cristo - pois Ele é o principal motivo em que podemos nos regozijar, mesmo quando passamos por situações difíceis. Sabemos que Deus tem um propósito em cada situação, mesmo quando a situação parece aos nossos olhos sem solução, como se diz lá no mundo: não vemos nem o túnel, como poderemos ver a luz no final do túnel.

Porém, este princípio não serve para o cristão uma vez que a palavra nos ensina que: “não somente isso, mas também nos gloriamos nas tribulações, sabendo que a tribulação produz a paciência”. A tribulação ou sofrimento é qualquer coisa por que somos pressionados. Existem pessoas que acham que se seus problemas acabarem serão felizes. Ledo engano, problemas irão existir enquanto formos vivos. Alegria é aprender a desfrutar a vida apesar dos problemas. Alegria não é e nunca foi ausência de problemas e sim a presença de Deus em nossa vida.

Ser alegre mesmo em tempo de sofrimento não é sinônimo de fingimento e sim sentir a presença de Deus e ter certeza que Ele esta no controle de tudo. Por outro, fazer de conta que é feliz e que tudo corre as mil maravilhas quando na realidade nada está bem é hipocrisia. O cristão também sofre, tem problemas no dia a dia, negar essa realidade é querer tapar o sol com a peneira. Por isso o cristão deve ser autentico, compartilhar os seus problemas com outros cristãos, porém compartilhar com pessoas que realmente merecem a nossa consideração e são dignas de confiança. Deus não quer que sejamos falsos, impostores e hipócritas, Ele quer que sejamos autênticos, verdadeiros. Existem pessoas que apregoam sofrimento e fazem questão de mostrar aos outros que muito sofrem, mesmo quando isto não é real, pois querem passar aos outros uma imagem distorcida, pois julgam que quem muito sofre é mais espiritual.

Paulo é muito claro quando diz: regozijemos nas tribulações. Essa palavra quer dizer que devemos nos regozijar (alegrar) apesar das tribulações, e não nos regozijarmos com as tribulações. Deus tem um propósito mesmo no sofrimento dos justos. O cristão tem uma perspectiva que o mundo não tem. Essa perspectiva faz a diferença. Podemos nos regozijar porque temos esperança e porque sabemos que Deus esta operando em nossa vida.

Paulo disse: o sofrimento produz, isto é o sofrimento realiza alguma coisa. É mais fácil lidar com o sofrimento quando se sabe que ele tem um propósito. O sofrimento produz a paciência, capacidade de lidar com a pressão de agüentar, de nunca desistir. Produz experiência (confiabilidade). Deus quer nos fazer pessoas confiáveis e utiliza o sofrimento para isso. Ele usa os problemas para produzir perseverança e caráter. É o caráter que produz regozijo.

A esperança significa confiança no poder de Cristo, os problemas acontecem para desenvolver em nós esperança. Não importa a origem do problema, se foi você mesmo que o criou ou se foi satanás quem provocou. Como já disse isso não importa, todos são problemas e Deus permitiu que acontecesse. Nada entra em nossa vida por acidente e sem a permissão de Deus. Lembre-se há propósito de Deus por trás de nossos problemas, mas devemos dizer que os problemas por si só não produzem a perseverança, o caráter e a esperança. Estas coisas são produzidas em nós quando optamos por uma atitude certa, e a alegria é a atitude certa.

Tiago nos diz: Tende por motivo de grande gozo, o passardes por provações, sabendo que a prova de vossa fé desenvolve a perseverança (Tiago 1:2-3). Observe que esta palavra nos certifica que a alegria vem por sabermos, termos conhecimento e fé. Ora a perseverança deve terminar a sua obra, para que sejais maduros e completos, não tendo falta de coisa alguma. Paulo quando escreveu aos Filipenses estava na prisão. Paulo nos mostra que aprendeu a estar feliz em qualquer situação, pois a alegria não depende das circunstâncias.

Assim como Paulo, você também pode estar alegre em momentos difíceis. Devemos lembrar que Deus está no comando de todas as coisas e para Ele não existe problema grande demais, pois Ele é maior do que qualquer problema. “E não somente isso, mas também nos gloriamos em Deus por Nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual alcançamos a reconciliação” (Romanos 5:11) - Deus esta sempre com aqueles que crêem nele, não importa a situação Ele sempre está conosco. Fomos reconciliados e tornamo-nos amigos de Deus.

Isaias nos diz: “quando passares pelas águas estarei contigo, quando passares pelos rios eles não te submergirão, quando passares pelo fogo não te queimarás, nem a chama arderá em ti” (Isaias 43:2), isto quer dizer que nada poderá nos destruir porque nunca estaremos sozinhos, Deus sempre estará conosco. Você poderá estar dizendo, falar é fácil o difícil é desenvolver a alegria em nossas vidas quando nosso mundo esta desabando. Eu te digo, verdadeiramente não é fácil, se o fosse não haveria tristeza na face da terra, porém é possível, basta querermos e para alcançarmos nosso objetivo quatro passos devem ser dados em direção ao alvo: 1. atitude de gratidão – “Em tudo daí graças pois esta é a vontade de Deus”. Devemos ser gratos a Deus em todas as circunstâncias; 2. Cultive a alegria interior – “mais bem aventurado é dar do que receber”. Essas palavras de Cristo são confirmadas nas escrituras quando lemos que Deus ama ao que dá com alegria. Com esta atitude nos tornamos mais parecido com Deus (Malaquias 3:10). 3. Dedique sua vida a ajudar os outros – “Não servindo à vista, como para agradar aos homens, mas como servos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus; servindo de boa vontade como ao Senhor e não como aos homens, sabendo que cada um receberá do Senhor todo o bem que fizer, seja servo, seja livre” (Efésios 6: 6-8). O próprio Cristo nos fala que devemos perder a vida a fim de salvá-la (Marcos 8:35). 4. Falar de Cristo – “Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo ensinando-as a guardar todas as coisas que vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos”. Esta é função do Cristão, ir a todo o mundo e pregar o evangelho a todos, de conformidade com a revelação dada por Cristo no Novo Testamento. Concentrando nossos esforços para alcançar os perdidos, fazendo discípulos, que devem abandonar o presente sistema mundano maligno e separar-se da imoralidade.

Caros irmãos, meu desejo de todo coração é que vocês sejam felizes em qualquer circunstância, mas principalmente que venham a ser salvo. Amém.

Não Esqueca de Comentar, Sua Opnião é Importante para Nós!!!

Um comentário:

  1. ESTOU PREPARANDO UM SERMÃO SOBRE REGOZIJO, E COSTUMO DÁ UMA PESQUISADA NA INTERNET, ALÉM DOS LIVROS QUE COSTUMO PEQUISAR. E ACHEI MUITO BOA ESSA REFLEXÃO.

    ResponderExcluir